Meu Samurai/97 vem apresentando um comportamento estranho. Quando pego algum buraco a direção e o carro começam a vibrar e a frequencia aumenta rapidamente, chega a parecer que tudo vai desmontar. Só consigo estabilizar quando piso no freio até o carro atingir por volta de 30Km/h. Todas as vezes que isso aconteceu eu estava a uma velocidade de aproximadamente 80km/h. Há alguns meses coloquei calços de suspensão de 1,5 pol e de lá pra cá este problema já aconteceu umas 6 vezes. Alguem sabe o que pode ser isso ou já viu algo assim?
pelo descrito (a direção vibra e colocou calço na susp.) eu diria que é shimming , leva em uma loja de alinhamento de confiança e confere a convergencia e princpalmente o caster , isso deve resolver (se for caster vc vai ter que girar o eixo para corrigir , se for convergencia o cara ja resolve na hora)
[]'s
Deve estar com shimmy. Dá uma checada nos apertos dos terminais e estado das buchas de suspensão, revisa ela inteira. Checa os ângulos de trabalho.
Eventualmente, pode ser bumpsteer isso... como está a angulação da barra de direção? Ela tem que estar o mais horizontal possível. Quanto mais inclinada, maior a chance de acontecer. Bumpsteer é quando você passa num buraco, a direção é jogada de um lado para o outro pela própria flexão da suspensão.
Por quê você colocou calços na suspensão, pra caber pneus maiores? Se for só pra isso, acho melhor colocar calços na carroceria... pelo menos não altera os ângulos da suspensão...
[]s,
De uma olhada nos tópicos anteriores já esta bem explicado e vai te ajudar provavelmente é shimmy
De uma olhada nesta ordem
- Alinhamento e balanceamento (90% de chance)
- calibração dos pneus
- verificar se alguma mola esta quebrada inclusive as trazeiras
- folga nas buchas do jumelos (se for menor que 94, feixe)
- Folga o rolamento dos munhões estourados
- amortecedor da direção
- amortecedor da suspenção
Olá Amigo,
algumas semanas atras meu Samurai 1997 apresentou exatamente os mesmos sintomas: o carro parecia um boi doido e o volante ia de uma lado para o outro até diminuir a velocidade (um perigo!!), mas ocorria quando eu passava por imperfeições no asfalto. Fui até uma especializada em direção e suspensão onde foi constatado que não havia problema com os amortecedores ou suspensão, mas foi ajustada a caixa de direção. O problema não ocorreu mais, mas sinto alguns "trancos" no volante quando passo em imperfeições e às vezes até um pequeno estalo, o que não me deixa muito confiante.
Alguém sabe o que se deve fazer para "zerar" tudo isso? É o caso do amortecedor de direção ou o problema está na caixa?
Agradeço se alguém já passou por isso e puder ajudar!!
Abraços,
Pinazza
Tem que vercomofoi feito este ajuste, pois não é para dar tranco nenhum. Bem o meu dava estralos mais era os feixes de molas que não estavam acentados que não é o seu caso
Abraço
Esta trepidação tem tudo a ver com amortecedor de direção, ou qualquer das alternativas já mencionadas.
Como o amortecedor de direção acho que é a parte mais barata do problema, acho que convem começar olhando por ai.
em 90% dos casos de shimmy em samurai HELICOIDAL NAO é por causa de amortecedor de direcao, setor, etc.... sao as buchas das barras panhard estouradas ( até mesmo as traseiras). ou rodas desbalanceadas. isso ocorre SOMENTE com velocidade entre 70-80km/h, quando se passa em pisos irregulares ( asfalto com costeletas ou secao de pequenos buracos) em em geral quando nao se está acelerando o veiculo...
mande chegar TODAS as buchas das barras panhard inclusive as traseiras. e manda balancear as rodas ( obivo que estou supondo que os pivos, barras e rolamentos de cubo e munhao estejam sem nenhuma folga)
T+
Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
Renegade Sport 2.0TD
Pessoal, valeram as dicas!!
Alguém têm algum esquema que indique como instalar (onde fixar, etc) o amortecedor de direção?
Também gostaria de saber quais são os amortecedores nacionais compatíveis para o Samurai 1997, tanto dianteiros quanto traseiros.
Abraço à todos!
Pinazza
seu samurai 97 é todo original ? se for
amortecedor traseiro = traseiro de fusca
amortecedor dianteiro = NAO tem nenhum nacional que sirva SEM adaptacao. o que dá pra fazer é colocar pegar o amortecedor TRASEIRO de Chevy500/Marajó, fixar o prato de mola ( igualzinho como é no amortecedor original) e pronto fica 100%..
quanto ao amortecedor de direcao, coloca o de direcao da kombi.. já tem o luga no chassis p/ fixar o amortecedor, daí só precisa soldar um suporte na barra de direcao p/ fixar a outra ponta.
T+
Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
Renegade Sport 2.0TD
rapaz, uma vez meu vitara apresentou o mesmo defeito assim que eu o comprei. Quando fui olhar, a caixa de direção estava segura apenas por 1 parafuso (o certo são 3). Apertei os parafusos e ficou normal...