Postado originalmente por
Troller-a-vista
nao, blower eh akeles gigantes que a gente ve acima do capo, tipo MAD MAX, compressor eh menor, quase do tomanho de um alternador, pouca coisa maior.
blower eh complicado de achar, embora o sistema seja exatamente o mesmo (uma correia ligado ao motor que gira e aspira o ar pra dentro do motor), a ideia eh diferente e tb mais complicada.
blower cai melhor em motores grandes, cofres imensos, tipo os antigos muscle car mesmo. Mas é raro achar um blower com as mesmas qualidades que um compressor atual (compressor foi melhorando assim como o turbo durante o tempo e o blower parou no tempo, nao que nao tenha no mercado bons blowers, mas é mais dificil, no BR entao ... xiii...)
compressor é algo como isso aqui:
http://www.drtanajura.com.br/wp-cont...9/03/merce.jpg
http://www.geminiimport.com.br/ec/Produtos/m24.jpg (esse é do fiesta)
Note que é bem pequeno mas sua grande vantagem encima do turbo é que desde a menor rotacao do motor ele ja esta soprando ar, portanto nao tem o turbo lag e tb tem uma suavidade muito maior.
PAra pqnas e medias rotacoes, o compressor eh melhor que o turbo, sendo o turbo melhor em altas rotacoes. Mas ha outras vantagens, facilidade de instalacao, menor agressividade pro motor, menor consumo, ar mais frio que o turbo, entre outras tantas, mas principalmente pro mundo das trilhas é a menor manutencao, ou seja, nao tem q ficar com medo de entrar agua, barro, etc, isso é BEEEMMM mais dificil no compressor que no turbo.
nao conheco a pessoa que vende ele no forum, mas é só ir no classificados que vc acha, inclusive ele traz diversos modelos, tamanhos e tipos, otimo pra qm deseja algo mais forte (eu adoraria ter um num carro urbano, pra pqnas e media rotacoes, bem pqno mesmo, nossa delicia! e um outro no meu vectra que soh uso pra viajar, ai eu pensaria num compressor bem maior, pra poder usufruir só na estrada).
Nada como dar um coro na galera sem ter que fazer VVUUUSHHHHHHH VUUUSHHHH e nego ficar perturbado ao abrir o capo e nao ver nenhum turbo hehehe