x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 81
  • #1

    Thumbs up jimny - dia a dia e expedições




    pessoal tudo bem,

    tô querendo comprar um jimny pro dia a dia e expedições. tenho algumas dúvidas:

    1. precisarei colocar uma redução (pinhão e coroa?) no meu carro para expedições?
    2. se for necessário, qual delas?
    3. que pneu usar no caso de redução / dia a dia / expedições?
    4. como ficará tudo mais reduzido, para expedições ele vai "gritar" o tempo todo. aqui no fórum já falaram que a "boa" velocidade de cruzeiro" fica em torno de 90 a 100 km/h e daí surge mais uma questão.
    5. não seria o caso de usar uma 5ª marcha OD (overdrive)? melhorando consumo e ruído. alguém já usou ou sabe existe pelo mundo?
    6. e chipar o carro não ajudaria? alguém já chipou?
    7. o grupo SR tem vendido somente o hr. se não me engano é um lift de 2'' e colocaram uns pneus maiores (acho que é 215 75 16, não tenho certeza). isso não causa um desalinhamento e um desgaste nas bordas dos pneus? como realinhar, porque duvido que o SR tenha feito? vale a pena subir mais de 2'' para expedição?
    8. pela experiência de alguns aqui, vale a pena trocar os pneus que vem no carro? claro que pensando nos pontos que levantei? por quais?

    por enquanto é isso... ufah... desculpem a quantidade de questões.

    obrigado à todos.

    abras

    d_fismann

  • #2
    Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    41
    Posts
    2,780
    Agradecimentos: 0
    Se for 0km.. precisa não.. compra e curta ocarro..

    esquece o resto todo =)

    Abraços,

  • #3
    MaGao,

    obrigado (mas ainda estou curioso / ansioso) pelas respostas! hehehee

    sabe que que é, preocupação com o grupo SR... o jimny 0km vem mais alto e com pneus maiores e pra isso seria necessário balancear o cardã, não? e cáster, como fica? precisa acertar mais alguma coisa?

    corrigindo uma info que postei: pneus 215 75 15 e não 16 no modelo HR. falando neles, scorpion atr, vale a pena trocar por outra marca / modelo? por exemplo, grabber, dueler, bf etc?

    abras,

    d_fismann

  • #4
    Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    41
    Posts
    2,780
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por d_fismann Ver Post
    MaGao,

    obrigado (mas ainda estou curioso / ansioso) pelas respostas! hehehee

    sabe que que é, preocupação com o grupo SR... o jimny 0km vem mais alto e com pneus maiores e pra isso seria necessário balancear o cardã, não? e cáster, como fica? precisa acertar mais alguma coisa?

    corrigindo uma info que postei: pneus 215 75 15 e não 16 no modelo HR. falando neles, scorpion atr, vale a pena trocar por outra marca / modelo? por exemplo, grabber, dueler, bf etc?

    abras,

    d_fismann
    Não precisa fazer exatamente NADA!
    unica coisa que fizeram está dentro dos padrões da fabrica.. não precisa fazer isso..vc ta comprando um carro 0km.. e não um mechido por qualquer um.. claro que a SR faz cagada.. mais nem se preocupa =)

    tudo depende do teu uso.. eu trocaria por uns mud.. pq meu uso se da mais na lama e areia.. ai vai de cada um..

  • #5
    Usuário
    Entrada
    13/05/2007
    Idade
    40
    Posts
    1,224
    Agradecimentos: 0
    é bem isso que o pessoal está falando. curta o carro.
    só o tempo vai fazer você saber o que realmente precisa mudar.

    já atolou com o carro?
    se não, saiba que é muito bom! tanto quanto passar pelo obstaculo. é diversão garantida!

  • #6
    alfredo e MaGao,

    alguém aqui no fórum falou muito bem da rakki (concessionária suzuki em sp) quanto ao atendimento numa questão delicada e que a suzuki brasil tirou o corpo, MAS a rakki resolveu.

    digo isso porque liguei na rakki e conversei com o vendedor luís (indicado pelos amigos aqui) e comentei sobre a mesma dúvida postada: cáster e balanceamento de cardã. ele não soube me responder mas disse que encontrará a resposta para as questões e ficamos de nos falar.

    alfredo sobre a lama, eu tive uma hilux japonesa (eixo rígido na frente) e lama ela não viu, acredite se quiser! algumas dunas sim! com os 33'', levantada, TD, console especial, linda mesmo! fui um dos últimos a comprar mangels direto da fábrica - eu acho - e preta ainda por cima, linda, linda... mas o mundo dá voltas e precisei vendê-la. e tá chegando a hora de voltar pros 4x4. procurei muito e acho o jimny pequeno e, apesar de ter tido vários carros grandes (mania de grandeza de brasileiro que acha que carro pequeno é simples / ruim / barato) encontrei no jimny um carro justo. faltam equipos? sim. são essenciais? alguns sim, outros nem tanto...

    meu uso será urbano, expedições e quem sabe a namo, que já fez várias trilhas com o pai e com o irmão (com dois nivas), me incentiva a iniciar na lama! nesse caso eu teria dois jogos. um pra lama e outro pra urbano / expedições. minha dúvida fica nas expedições também... esse scorpion atr dá conta ou pulo pra um bf at ou semelhante, que além de mais bonitos podem ser mais úteis em expedições?

    no mais grande abras de um ex-toyoteiro que deverá virar jimneyro (parace mineiro... hummm... hahahahha)

    d_fismann

  • #7
    Usuário Avatar de Elisson
    Entrada
    08/01/2008
    Local
    Arapiraca/AL
    Idade
    42
    Posts
    1,049
    Agradecimentos: 5

    Veja você mesmo!!!

    Companheiro, quanto à disposição do jimny é só você dar uma olhada neste tópico e link e ver como a Fabi fez a condução do seu "bichinho" em uma tão sonhada expedição por todos os "jipeiros!!!"

    http://www.transamazonicachallenge.com.br/

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=69007&page=4

  • #8
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    1,730
    Agradecimentos: 6
    Fismann,

    tenho um Jimny HR 2010. Hoje todos são HR. A Souza Ramos traz para o Brasil e em Catalão, remove os pneus originais, coloca os Pirelli ATR 215/75 R15 e instala pequenos e moderados calços entre o chassi e a carroceria. Trabalho bem feito.

    Como já disseram, o carro é perfeito. Na estrada chega facilmente aos 140km/h e se forçar um pouco atinge os 160km/h, algo extremamente perigosos para a proposta do carro. Porém a velocidade de cruzeiro é de 110-120km/h. Se andar a 130km/h o consumo ficará seriamente comprometido. Andando a ± 100km/h ele faz 13km/l. A 130km/h fará ± 9km/l. O motor com variador de faze no comando de admissão (VVT) é bem honesto, porém só entrega sua verdadeira força a partir de 4.200 RPM. Porém em baixo giro ele tem bastante torque.

    A primeira é curta, tornando o uso da reduzida muitas vezes desnecessário. Em primeira reduzida é mais reduzido que o Defender, que já é extremamente desmultiplicado. Fica um verdadeiro trator.

    Em razão dos pneus de maior diâmetro, o velocímetro ficou 100% correto, ao invés da usual margem de -10% dos outros veículos. Logo as médias de consumo você pode até adicionar 10% tornando-as mais otimistas ainda.

    Na cidade ele faz ± 10.5 a 11km/l. Mas com AC ligado e pé pesado pode ficar na casa dos 9km/l.

    Comprei o meu com o Rafael, da Kasama na barra funda. Um cara BEM gente boa.

    Prefira os modelos com pára-choques na caro do veículo, pois estes são pintados no Japão, diferente dos modelos de duas cores, que costumam não agüentar a gasolina que pode escorrer ao se abastecer.

    Hoje o meu Jimny está com 3mil Km. Impecável como é para se esperar de um carro fabricado no Japão.

    Carro para vida inteira.. Comando com corrente, que nunca precisa ser trocada, ventoinha acionada diretamente pelo motor, como no Fordeco 29, embreagem por cabo, sem cilindros para vazer e fluidos para serem trocados, etc...

    Melhor jipe do mercado Brasileiro em termos de confiabilidade.

    Abraços

    Clemente

  • #9

    tac 2010

    elisson ótima resposta, realmente me agregou!

    uma palavra pra descrever: S E N S A C I O N A L !!!!

    isso sim é expedição! e é por isso que criei esse tópico, com o intuito de realizar as alterações necessárias para uma expedição com o jimny. percebi pelas fotos algumas delas feitas pela fabiana / andré, são elas: pneus mud (medidas?modelo?), rodas (modelo, off set, etc?), snorkel (modelo?), bagageiro de teto (modelo? o teto suporta quantos kg?), párachoque dianteiro (modelo? peso do pc original e do novo?), faróis (modelo? claro que pode ser hella, piaa, etc...), guincho (modelo?) BL (de quanto? PU?). alguém sabe o ano do jimny deles?

    são essas as questões... olha só elisson e pessoal o tópico de um amigo meu:

    - http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=68448

    vendo o tópico dele gostaria de saber, por exemplo, se essa barraca pode ser usada em jimny. vocês viram que ele chipou o carro? seria bem vindo também no jimny (melhorando consumo e aumentando, se possível, os cvs).


    clemente,

    obrigado por se pronunciar e expor seu carro.

    o pirelli atr que vem é bom pra expedição sem lama ou precisarei de outro? bf, ...

    me lembro de alguém ter postado a velocidade x rpm, mas não me lembro aonde está e como seu carro é 2010, quando vc puder meça por favor o seguinte: rotações em 5ª marcha
    60 km/h já segura? quantos rpm?
    70 km/h
    80 km/h
    90
    100
    110
    120
    daí em diante se vc quiser postar blz, mas certamente não será nossa velocidade de cruzeiro (100, 110)

    mas os comentários sobre consumo são muito importantes e te agradeço! normalmente priorizo o consumo. pra vc ter idéia atualmente o pouco que tenho rodado tem sido com fit ex cvt e omega 2.0 gas 93 (com a famélia desde os 6mkm e inteiraço). fit na cidade com a/c faço 11, 12, na estrada 14, 15. omega na cidade com a/c 9 e estrada (na única vez que foi em 2009 / 2010) fez 12,5. ambos rodando a 90 / 100 km/h a/c. já li (aqui no fórm) alguém que faz 14 km/L na estrada, portanto espero que o consumo seja um dos pontos altos do carro.

    boas observações sobre a reduzida.

    o grupo sr não "acertou" o velocímetro... tudo bem porque agora ele está "certo". minha preocupação é com o cardã e cáster!

    o luís da rakki me disse que foi bastante melhorado o processo de pintura quando em "duas cores". sabe decor as cores que tem e as que não tem pc na cor do veículo?

    bom saber sobre o rafael.

    não entendi isso aqui que vc falou, desculpe minha ignorância:

    - "..., sem cilindros para vazer e fluidos para serem trocados, etc..."

    essa daqui eu não tenho capacidade técnica pra te afirmar ou contradizer:

    - "Melhor jipe do mercado Brasileiro em termos de confiabilidade."

  • #10
    Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Idade
    38
    Posts
    6,950
    Agradecimentos: 8
    Bem....
    Já tive o meu Verde (Jimny Wide 01) 215.75.15r calço de mola 2".....Pois nunca me deu nenhum problema... Era extremo robusto... Fiquei com ele durante 3 anos... Viajava por perto... Pois era limitado na estrada... Já cheguei fazer 13km-l andando de 70 a 80km-h... Aproveitei muito até espatifei com ele...
    Hoje em dia utilizo GVTD 01... Que é bem melhor para viajar... Dia dia é pouco pior... Pesado.... E pouco lento... Mas o carro é esperto na estrada... Tem força em baixa (22kg a 2000rpm) e bebe nem 1.0!
    Hoje em dia é muito dificil de eu voltar a gasolina... Diesel é bem melhor!
    Já fui a MG... Buzios... Foi e voltou sem dar pau!
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • #11
    joão tudo bem,

    já li muuitos posts seus... obrigado por aparecer por aqui.

    o que que te incomodava no "verde" em relação à estrada? limitado = fraco? grita muito acima de 120km/h? já tive diesel (hilux 95 TD 33'' alongada etc) mas não me incomodo em ir e vir (gas. - diesel, diesel - gas). por isso que comentei em chipar o jimny, quem sabe alongar a 5ª (OD - overdrive) se possível (sapinho deve saber) pra rodar com a rotação mais baixa em 5ª e melhorar o consumo.

    que tipo de calço vc usou? aonde colocou no carro (mola?)? e cáster e cardã, normais?

    também curto diesel, mas carro 4x4 legítimo 0km nesse valor movido à diesel não tem, como não tem à gasolina também!

    por qual carro vc trocaria sua GVTD hoje? usado ou novo...

    abras,

    d_fismann

  • #12
    Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Idade
    38
    Posts
    6,950
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por d_fismann Ver Post
    joão tudo bem,

    já li muuitos posts seus... obrigado por aparecer por aqui.

    o que que te incomodava no "verde" em relação à estrada? limitado = fraco? grita muito acima de 120km/h? já tive diesel (hilux 95 TD 33'' alongada etc) mas não me incomodo em ir e vir (gas. - diesel, diesel - gas). por isso que comentei em chipar o jimny, quem sabe alongar a 5ª (OD - overdrive) se possível (sapinho deve saber) pra rodar com a rotação mais baixa em 5ª e melhorar o consumo.

    que tipo de calço vc usou? aonde colocou no carro (mola?)? e cáster e cardã, normais?

    também curto diesel, mas carro 4x4 legítimo 0km nesse valor movido à diesel não tem, como não tem à gasolina também!

    por qual carro vc trocaria sua GVTD hoje? usado ou novo...

    abras,

    d_fismann
    Bem....
    No meu Verde... Já veio com calço de mola 2"...
    Na estrada.... Limitado pois o motor grita a partir de 100km-k a 4100rpm... Já o VVT grita menos... 100km-h a 3200rpm!
    Nem mexi nada disso sobre cardã...Caster.... Nao me lembro!
    Sobre "alongar".... Tem que mexer no diferencial... Melhor nao mexer!
    Qual trocaria o meu GVTD.... Só o GV3TD 1.9 de 130 cv... Nao tem no mercado essa categoria diesel pequeno... Por isso vou continuar no meu GVTD por bastante tempo! Motor é pouco fraco para o carro... 2.0 TD de 87cv.... Mas na viagem é bom... Acredito que viagem a 100 a 120km-h deve rodar uns 800 a 900km com 1 tanque.....Nunca fiz viagem tão longa.... Quando rodo aqui... 1/2 fica em 420km...... Imagine isso na estrada...!
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Peças E Adaptações Para Jimny
      Por TMorais no fórum Suzuki
      Respostas: 2829
      Última resposta: 26/04/2023, 12:52

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade