que tambem estava com as molas fracas.......
me pediram pra colocar as da TOY tambem.....
só que eu estou tentando me convencer de que:
Molas de toy sao muito largas, grossas, e rigídas pois sao pra um veiculo de mais de mais de 2ton.
se colocar apenas 2 ainda assim elas seram muito largas e nao darao torçao suficiente a carroceria do veiculo.....
tentei imaginar uma base(carretinha por exemplo) com 2m quadrados ,e colocando esta base sobre duas pequenas laminas afstadas em 1M de altura(os feixes em seus jumelos).....
IMAGINEI COM SE COMPORTARIA AS LAMINAS SE ELAS TIVESSEM APENAS 0,5CM E DEPOIS 10CM de largura.......
quanto maior as laminas menor seria a torçao da base certo?
quanto maior a espessura menor a torçao da base tambem certo?
quanto mais rigida a composiçao do aço menor a torçao tambem certo?
ou seja nao estou convencido de que feixes de TOY em CJTAS,SAMURAIS,ETC sao opçao viavel pra quem quer fazer trilhas ,pois sao excessivamente fortes.
Se os feixes forem muito longos mas tambem muito rigidos,largos e de composiçao muito firme ,eles estaram distribuindo muito o peso do veiculo ao seu centro e terao ainda mais força pra segurar o que estiver sobre eles....
a menos que conseguissemos colocar feixes com no minimo o triplo do comprimento do carro.

Entao este seria o motivo do qual nao estou pensando em usar tal molas e sim outras de carga mais fraca.....

as do CJ sao mais compridas e cabem embaixo do samuquinha,podem ser usadas em menor quantidade do que no cj....
e tem tambem as molas trazeiras das rural e f 75 do ano de 70> que sao mais largas e compridas tambem.....
Acho que estas molas da F-75 com seus olhais refeitos pra medida dos SAMURAIS e cjs FICARIAM EXCELENTES
deixariam o carro estavel e com excelente torçao sem falar em conforto que tambem seria melhor.

o que acham da ideia?
Ps:Na minha opniao ,hoje nao tem mais como fazer SPOA sem utilizar uma traction bar,a menos que o cara queira voltar pra casa a pé ou ficar se desesperando em qualquer erosaozinha por que vai tombar