Estou fazendo faculdade de Engenharia Mecânica e me formo daqui a 2 anos. Preciso escolher já o meu tema de trabalho de conclusão de curso.
A princípio minha idéia era fazer um sistema de suspensão novo pro Vitara, incluindo a traseira e claro, a dianteira com eixo rígido.
Mas conforme os pensamentos foram evoluindo fui verificando o seguinte:
O jeito mais barato seria usar eixo de Samurai na dianteira, continuaria leve e com uma boa altura do solo, podendo usar pneus 31, até 33 com um reforço nos eixos.
O problema é que não se acha mais relação de diferencial 5,83:1 disponível p/ esses eixos, e mesmo se tivesse, isso só permitiria usar pensu 31".
Mudando a opção, vamos aos Dana 44.
A relação mais curta existente é a 5,89:1. Já é melhor, mas ainda não o suficiente p/ empurrar pneus 33".
Agora me digam: Vocês acham viável pagar uma nota em uma modificação de suspensão e eixos p/ ficarem limitados a usar pneus 31"?
Sendo que com pneus 31" e Dana 44 o carro fica com menos altura do solo que com pneus menores nos eixos originais.
Só se tornaria viável se colocássemos uma t-case de Samurai com o kit do X, e aí a brincadeira já saiu do custo/benefício há tempos...
Preciso de opiniões, vcs não acham que faz um certo sentido?
Abraços, mudando o TCC pro Samuca.