comprei um vitara a um mês! E uz do check engine está acesa,
entrei aqui no forum, procurei procurei procurei , e li tudo sobre o
test do check engine.
quando fui fazer o teste, quem disse que eu achei a caixinha debaixo do painel , procurei a que fica na frente perto da bateria e também não achei...
tem alguma possibilidade de terem tirado esses dispositidos do carro,
e se tiraram a luz do chech engine acenderia????
Estou com o mesmo problema. Na caixa de fusiveis não tem o opção de colocar um fusivel para dignóstico. E perto da bateria tem dois contectores de 4 pinos, não sei onde ligar.
No Vitara 92/93, ao lado da bateria há um concetor de 4 pinos que está normalmente coberto com uma tampa de plástico (preta, no caso do meu carro). É só remover a tampa e fazer um "jump" com um pedaço de fio entre 2 dos conectores na diagonal (ver esquema anexo). Ao fazer isso, gire a chave de ignição até acender as luzes do painel. O indicador "check engine" irá piscar algumas vezes (indicando o 1o dígito do código do problema), faz uma pausa e pisca um pouco mais (indicando agora o 2o dígito). Depois ele reinicia a contagem até parar.
Anexei um esquema típico, incluindo códigos de erro.
Pois é, tô com o mesmo "pobrema", no meu vitarinha, na caixa de fusíveis também não há o espaço para o fusível de teste, conforme no tutorial disponível aí, e nem há perto da bateria o tal soquete (talvez fique em outro local). Amanhã vou fazer mais uma busca e tiro uma foto da caixa de fusíveis (que aparentemente é a original) e posto aqui.
Obs. Trata-se de um Vitara 94 1.6 8V
Postado originalmente por whirt
comprei um vitara a um mês! E uz do check engine está acesa,
entrei aqui no forum, procurei procurei procurei , e li tudo sobre o
test do check engine.
quando fui fazer o teste, quem disse que eu achei a caixinha debaixo do painel , procurei a que fica na frente perto da bateria e também não achei...
tem alguma possibilidade de terem tirado esses dispositidos do carro,
e se tiraram a luz do chech engine acenderia????
Entonces,
O borne de diagnosticos do meu Vitara fica junto com uns fusíveis grandes perto da bateria, como fica camuflado por uma capinha de borracha, dava a impressão que era um relé, mas tava lá o bicho
Agora tenho que caçar o defeito, fazendo a verificação deu 3 códigos: 21, 24 e 44
a luz do check engine tambem pode ficar acesa sozinha, pois os vitaras e sidekicks antigos possuem um dispositivo no velocimetro que faz a luz acender depois de alguns milhares de kilometros para obrigarem o usuario a fazer um check up , este dispositivo pode ser resetado atraves de uma chavinha de 2 posiçoes que fica na tampa de acesso ao volante ao lado do alto falante da esquerda, mas note que a cada 80.000km (eu acho) ela inverte a sua polaridade, portanto se o seu veiculo estiver com a mesma acesa devido a milhagem ao mudar a posiçao da chave ela irá se apagar, caso seja devido a falhas na injeçao não irá se apagar e tambem deixará a luz permanentemente acesa o que irá impedir a leitura dos codigos de falha, teste mudando sua posiçao, caso não funcione volte p/ a posiçao original e verifique os codigos de falha através do conector entre a bateria e o amortecedor direito, boa sorte!
a luz do check engine tambem pode ficar acesa sozinha, pois os vitaras e sidekicks antigos possuem um dispositivo no velocimetro que faz a luz acender depois de alguns milhares de kilometros para obrigarem o usuario a fazer um check up , este dispositivo pode ser resetado atraves de uma chavinha de 2 posiçoes que fica na tampa de acesso ao volante ao lado do alto falante da esquerda, mas note que a cada 80.000km (eu acho) ela inverte a sua polaridade, portanto se o seu veiculo estiver com a mesma acesa devido a milhagem ao mudar a posiçao da chave ela irá se apagar, caso seja devido a falhas na injeçao não irá se apagar e tambem deixará a luz permanentemente acesa o que irá impedir a leitura dos codigos de falha, teste mudando sua posiçao, caso não funcione volte p/ a posiçao original e verifique os codigos de falha através do conector entre a bateria e o amortecedor direito, boa sorte!
Olá Wainer.
Obrigado pelas informações
A luz não está acesa de forma constante, ela só acesde quando viro a chave para ligar o carro e depois apaga sozinha.
Eu estou procurando onde fazer este check engine porque o danado está fazendo 3,6KM/L na cidade, já troquei velas, cabos de velas, tampa do distribuidor, rotor do distribuidor, sonda lambda, filtro de ar, sensor MAF, filtro de combustivel e até o momento nada do consumo melhorar...
Além do consumo alto, o carro estava engasgando muito, e pelo menos estes engasgos acabou, agora só quero saber o motivo desse alto consumo.
Deixei num mecânico hoje pela manhã para ele verificar a injeção eletronica, mas estou checando tudo quando poderia ter ido direto ao ponto se o check engine me mostrasse o que esta ocorrendo.
Continuo na procura do tal conector para poder realizar o teste, só espero que o dono anterior não tenha retirado tal conector do carro.
Não consegui achar o tal conector de 4 pinos, e nem tem espaço na caixa de fusiveis do meu sidekick.
Sidekick 94 1.6 16v
Tem um conector mas de 6 pinos solto perto da bateria, vi que nele estão ligados apenas 5 fios, nem testei porque pelo que vi não é esse conector.
Será que pode estar em outro canto, ou retiraram o do meu carro?
Pode ser esse conector ai sim, conecta-se o fio preto com o fio azul.
No meu vitara e no do meu pai, ambos 1.6 8v, esse conector está atrás do farol direito.
Seu Wanier, meu nome é Enio Luiz Braga, sou amigo do Cel. Pinheiro (Pedro). Eu comprei a caminhonete Dakota 94 que está ainda no seu nome. O coronel perdeu o recibo dela. Preciso entrar em contato com o senhor para providenciar a transferência para o meu nome. Meu e-mail é (enioluizbraga@hotmail.com), meu claro é (62) 9215-5130. Estou morando em Goiânia mas em duas semanas estarei no Rio. O número de minha esposa (Ana) é (21) 9347-5835. Vou levar minha família de mudança pra Goiânia e vou na caminhonete. Eu só terei duas semanas pra resolver tudo. É urgente. Por favor entre logo em contato... Estou com muita pressa...