Preciso de opiniões!
Pelo que observei até o momento (corrijam-me se estiver enganado):
Para passeios em areia e dunas e uso do jipe na cidade e na estrada, o pneu com dimensões originais, do tipo AT seria ideal, não sendo necessários calços de suspensão ou de carroceria no veículo.
Para enfrentar trilhas com erosões e lama (sem exageros que exijam a preparação de um monstro), deve-se ter um pneu MUD e com dimensões maiores que as originais. Mas nesse caso, deve-se instalar calços na suspensão e/ou na carroceria, trocar o link para corrigir o caster, mudar a fixação das ponteiras de direção, subir proporcionalmente a fixação da barra panhard e molas e instalar amortecedores maiores (dica cortesia de Stavale...).
Em ambos os casos, um kit de redução e bloqueio poderiam ser instalados para melhorar o desempenho em trechos em que se necessite maior torque da viatura.
E aí, como fazer para não ter que possuir dois jipes, cada um preparado para uma finalidade? Como preparar a viatura para andar bem em todos os casos?
Logicamente, as mudanças feitas na viatura para enfrentar trilhas erodidas são significativas, e seria impraticável fazê-las e desfazê-las de acordo com o uso do jipe.
Portanto, assumo que a solução seja ter o jipe preparado para o pior tipo de trilha. Mas nesse caso, o desempenho em dunas ficaria comprometido? Pneu MUD é ruim de duna? O maior peso do pneu prejudicaria o desempenho nas subidas das dunas mais íngremes?
Ou uma solução intermediária seria o caso? Suponho que ter dois conjuntos de pneus, sendo o dos pneus MUD com rodas de ferro seria uma solução fácil. Mas teria a questão dos amortecedores e suspensão que ficariam inadequadas ao pneu original AT.
E aí? Não sei como resolver esse problema.
Se a solução dos dois jogos de pneus for escolhida, e o cara quiser ter o mesmo jogo de rodas para os dois conjuntos de pneus, o tira-e-bota de pneus nas rodas pode danificar os pneus?
Com dois jogos de pneus, os pneus MUD durariam tanto que sua troca se daria ou devido a algum dano na trilha ou por ter atingido a data de validade do mesmo.
Abraço!
Sandro