Citação:
Postado originalmente por Fabil
Olá Freitas..
eu tb já fiz trilhas com trollers, pickups, defenders, pajeros etc...
mas a questao é que p/ quem realmente quer fazer trilhas, nao se pode ficar limitado a originalidade de cada carro.
Caro colega, entendo o que vc quer dizer, mas quando falei em originalidade quiz dar ênfase na parte de que se os carros originais 4x4 com redução se equiparam em muitas coisas, então p/ diferencia-los deixando-os melhores que outros, vai depender do Grau de modificação(quantidade, tamanho e $$$) que pretende fazer. E isso dar p/ fazer em qualquer 4x4. Em uns um pouco mais fáceis que outros... mas em todos dar.
Citação:
eu posso estar completamente errado, mas um jipe apto a encarar trilhas pesadas e a um custo rasoavel, deve atender os seguintes requisitos:
1- chassis independente da carroceria
2- eixo rigido dianteiro
3- caixa de reducao
Por falar nisso, tem uns aqui do forúm que por conta desse custo razoável, fazem tantas adaptações estranhas em seus Suzukis(colocando peças de qualidade duvidosa), como por bomba de combustível de corsa, mola de suprema, amortecedor de Chevy, peças no motor de uno, monza, na suspenção de kombi, etc que de Vitara ou Samuka original só tem a carroceria e chassi(e olhe lá se não é modificado em algumas coisas), e com isso a robustez da viatura vai pro saco.
Citação:
e hoje apenas 3 jipes disponeiveis no mercado atendem, sao Troller, Defender90 e Marrua ( este ultimo em parte, pois nao tem reduzida)
o resto possuem grandes limitacoes em trilhas..
pickups fazem trilhas pesadas ? fazem, mas com certesa sofrem muito mais devido ao seu grande entreeixos ( agarra o chassis no chao), em passagens estreias entre arvores, etc... obvio tem situacoes onde veiculos grandes levam vantegens, como erosoes, valas, etc... atualmente todas as pickups 4x4 sao IFS, ou seja, se vc quiser levantar a suspesao p/ melhorar no off-road o custo e a complexidade é muito maior...
A complexidade não chega a ser tão grande assim... o que eu já vi nesse forúm de carros modificados(da forma correta), verdadeiros monstrengos(no bom sentido da coisa) Picapes, Trollers, Defender, Pajeros, Vitaras, Samukas... tudo aqui mesmo no forúm... As vezes vejo uns dizerem: "cara esse tipo de modificação não dar p/ fazer nesse tipo de viatura"; aí chega outro e põe uma foto da viatura em questão toda modificada parecendo um Big Foot 8)
Citação:
Pajerinho TR4, seu subchassis e IFS sao os grandes limitadores, caso queira prepara-la p/ trilhas... a menos que recorte fora os para-lamas, pode esquecer pneus maiores.
:discordo: Tb não é assim, na minha pus pneus um pouco maiores e mais off-road, eu disse um pouco pois não queria mudar muito a originalidade do carro(1º p/ não ficar muito xoxô na estrada e 2º não gosto de trilhas com GRANDES erosões, prefiro aquelas com travessias de uma boa lama, rios, mata e dunas). Agora se eu quizesse aloprar nos pneus, bastava fazer um body lift, colocar uns pneusãos e por alargador de paralamas como tantos aqui no forúm fazem... mas Rock Crawling não é meu forte.... e a maioria dos body lifts que vejo aqui no forúm não são tão exagerados assim.
O Spider e o Hulk por exemplo são casos a parte; p/ chegar naquele ponto foi gasto muito dinheiro e seus proprietários tem uma concepção de trilhas diferente de que alguns aqui do forúm tem(eles pegam erosões que mais parecem precipícios p/ os demais veículos).
E as modificações que vc efetuou no seu Samurai por exemplo(pelo que se vê nas fotos) da pra fazer na maioria dos outros carros sem problemas :concordo:
Citação:
voltando ao subchassis , fico imaginando daqui a alguns anos, se uma pajerinho depois de muita trilha com muita torcao se as portas dela vao fechar direitinho....
Se fosse assim não se fazia trilhas pesadas com elas... até pq carros(seja ele qual for) que fazem trilhas Extremamente PESADAS têm reforço pra tudo que é lado... e isso serve p/ qualquer carro. Vc mesmo já deve ter visto aqui no forúm reforços até mesmo em carros com chassi independente da carroceria feito por aqueles que botam pra torar nas trilhas.
E se o cara quizer mesmo botar pra quebrar, na bagaceira mesmo, sem pena nem dó, não precisa nem de modificação, basta comprar a TR4R que já vem pronta pra isso, reforçada e tudo mais(e se é fã de picape, pega a L200 RS que a Mit dispõe tb) e a diferença de preço nem é tão grande assim e usada(TR4R e L200 preparada) tem bastante p/ vender por aí; basta ver no mercado livre.
Citação:
nao estou aqui com "achismos" sobre qual é o melhor ou pior jipe, estou apenas expondo meu prós e contras sobre eles baseado no que já VÍ ao vivo e em cores nas trilhas.
1º Vc foi um pouco passional na sua defesa em relação aos Suzukis(isso é natural, afinal sempre puxamos a sardinha p/ o nosso lado) e dizendo que apenas os trollers e defender serviam ao propósito off-road de verdade e pondo os Suzukis(Vitara e Samurai) no mesmo grau de robustez que os Defender e troller, misturou tudo(vc pode não ter tido a intenção, mas do jeito q escreveu pareceu isto)...e não é; ele ta junto com as pajeros, samukas, Galloper, picapes etc. Em questão de robustez(durabilidade), vc tem razão quando se refere ao Defender(mas bota ele pra subir uma duna de areia fofa BEM íngrime por exemplo pra vê se vai)... aqui já entra aquela história de o carro ser bom em uma coisa e nem tanto em outra.. o Troller é robusto tb, mas nem tanto quanto o Defender, porém tem outras características melhores... como disse anteriormente, não existe um 100%...
2º não pense que com estas minhas declarações eu não gosto de vitaras, pelo contrário(tanto que acompanho o forúm dos Suzukis), já pensei até em comprar um, ou melhor em trocar minha TR4 por um G. Vitara(por ser a diesel "economia e aquele barulhinho q só motor a diesel tem.. acho legal" ter bancos + confortáveis) por 50 mil(receberia 20 mil pela troca da minha TR4 e usaria p/ ajeita-lo como um lift , troca de pneus e manutenção); depois desistir por saber que ele não tinha diferencial central blocante como as TR4 e por descobrir alguns pontos de ferrugem no motor. Trocar um usado por um novo ainda na garantia... pensei melhor e decidi não trocar e gastar mais um pouco de $$ na minha pajero e deixa-la mais a meu gosto.
Porém acho um excelente carro e se tivesse dinheiro p/ comprar e manter 2 carros, compraria um.
Caso fui rude em alguma afirmação minha, desculpe-me, não foi a minha intenção, só quiz esclarecer alguns pontos em que discordo de vc e de algumas postagens não muito condizentes com a realidade dos fatos(de outras pessoas) aqui do forúm. Não pretendo me estender mais em mensagens desse teor aqui neste tópico, p/ não fugir do assunto abordado "Suzuki no Brasil - Mobilização".
Aliais por falar nisso, acho que o que fez a Suzuki sair do Brasil não foi uma única causa e sim a união de várias(altos impostos, estratégia de mercado da GM e concorrência), aliais não entendi o pq da TR4 da mitsubishi emplacou e o Tracker não(uma vez que estão na mesma faixa de preço) e possuem características off-road semelhantes...
Será que seria pelo fato de não ter marketing ? A suzuki e ou a GM nunca puseram seus carros p/ competição como fazem a mitsubishi com as L200 e TR4(rally dos sertões Mitsubishi motorsports e outros). O Troller é outro que estar na mesma faixa de preço e emplacou... Talvez se a GM tivesse tb alem do Traker vendido o Jimy e o Vitara(p/ ajudar nas vendas) e feito um marketing legal, não necessitaria a retirada dos Suzukis do Brasil.
[]s cordialmente, Francisco de Freitas...