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Tópico: TPS

  • #1

    TPS




    Pessoal boa tarde.

    Meu carro está apresentando uns engasgos da seguinte maneira...
    Acelerando o carro uniformemente ou de repente ele começa a perder potência (como se estivesse tirando o pé do acelerador) e de repente "dá um pulo e volta a acelerar"...

    Diagnóstico: TPS...(ou algo parecido :P)

    Alguma opção? Alguém já teve este problema?

    Abraços

    Marcos Aguiar
    Vitara 95
    ...da sem nome...

  • #2
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    Olá Marcos,

    Meu Vitara tinha o mesmo sintoma e era a sonda lambda detonada...

    Abraços,

    Waldir Varela

  • #3
    Citação Postado originalmente por wavarela
    Olá Marcos,

    Meu Vitara tinha o mesmo sintoma e era a sonda lambda detonada...

    Abraços,

    Waldir Varela
    É amigo...todos os sintomas recaem sobre ela....

    No check engine acusa problemas nela..., mas porque não tenho problemas quando funciono no GNV??

    O que você fez? Trocou? É fácil encontrar?

    Grato

  • #4
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    Não sei explicar tecnicamente... mas a sonda lambda detecta a queima dos gases no coletor do escapamento, e pode ser que o GNV de uma leitura diferente na sonda... sei lá !!!

    No meu caso utilizei a sonda lambda do Gol Mi(4 fios), sendo que tem que trocar o conector. Segue esquema de ligação:

    Vitara.: 2Fios pretos são de alimentação da resistência
    Fio Azul é o sinal de tensão para o módulo
    Fio branco é o terra da sonda

    Gol.: 2Fios brancos são de alimentação da resistência
    Fio preto é o sinal de tensão para o módulo
    Fio cinza é o terra da sonda

    Sonda de Gol, bosch 0 258 003 813 vai em todos do 1.0 ao 2.0

    Abraços,


    Waldir Varela

  • #5
    No check engine acusa problemas nela..., mas porque não tenho problemas quando funciono no GNV??
    Porque o GNV, Marcos, é autônomo em termos de carburação e não faz uso do sistema de injeção.

    Abraços,

  • #6
    Usuário Avatar de Fabil
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    Waldir...

    a sonda lambda NAO detecta queima de gases.. ela apenas detecta a temperatura dos gases provinentes da combustao.. e a ECU a partir da leitura desta, ajusta os parametros de injecao da quantidade de combustivel a injetar ( a quantidade de combustivel e a proporcao de ar p/ a queima resulta de temperaturas diferente de combustao)
    mistura pobre= queima em maior temperatura
    mistura rica = queima em menor temperatura

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #7
    Usuário Avatar de Periquitooffroad
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    Citação Postado originalmente por Fabil
    Waldir...

    a sonda lambda NAO detecta queima de gases.. ela apenas detecta a temperatura dos gases provinentes da combustao.. e a ECU a partir da leitura desta, ajusta os parametros de injecao da quantidade de combustivel a injetar ( a quantidade de combustivel e a proporcao de ar p/ a queima resulta de temperaturas diferente de combustao)
    mistura pobre= queima em maior temperatura
    mistura rica = queima em menor temperatura

    T+
    Fabil, sinto discordar mas a sonda lambada detecta quantidade de oxigênio presente nos gases resultantes da combustão.
    mistura rica = pouco oxigênio
    mistura pobre = muito oxigênio

    Com esse parâmetro associado a outros a ECU indica o tempo de injeção.
    Lembrando que o outro nome da sonda é sensor de oxigênio.

  • #8
    Usuário Avatar de Fabil
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    entao porque a distancia da sonda em relacao ao coletor de escape afeta a leitura ?
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #9
    Porque para funcionar adequadamente este tipo de sonda tem que trabalhar muito quente (geralmente acima de 300°C). Alguma sondas contam inclusive com uma resistência para abreviar o tempo de aquecimento proporcionado pelos gases de escape.

    Abraços,

  • #10
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    Marcos,

    ja resolveu o problema da lambda?

    como?


    valeu

  • #11
    Usuário Avatar de Periquitooffroad
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    Citação Postado originalmente por Sukys
    Porque para funcionar adequadamente este tipo de sonda tem que trabalhar muito quente (geralmente acima de 300°C). Alguma sondas contam inclusive com uma resistência para abreviar o tempo de aquecimento proporcionado pelos gases de escape.

    Abraços,
    Correto se para sonda de um fio só.
    Sondas com 3 ou 4 fois tem resistência interna para aquecer o zircônia da Sonda. Somente a temperatura de 300°C é que o elemento cerâmico consegue mandar a voltagem, em outras temperaturas a resistência é muito alta.

    A posição da sonda é geralmente exatamente ou logo após a união entre os dutos dos 4 cilindros. Assim conseguer ler a queima dos 4L. Veículos V6 possuem duas sondas, uma para cada coletor. Alguns países tem controle fígido de emissões veículares e assim, obrigatório sonda antes do catalizador e sonda depois do catalizador.

  • #12
    Citação Postado originalmente por Periquitooffroad
    Citação Postado originalmente por Sukys
    Porque para funcionar adequadamente este tipo de sonda tem que trabalhar muito quente (geralmente acima de 300°C). Algumas sondas contam inclusive com uma resistência para abreviar o tempo de aquecimento proporcionado pelos gases de escape.

    Abraços,
    Correto se para sonda de um fio só.
    Sondas com 3 ou 4 fois tem resistência interna para aquecer o zircônia da Sonda. Somente a temperatura de 300°C é que o elemento cerâmico consegue mandar a voltagem, em outras temperaturas a resistência é muito alta.
    Não entendi porque você achou meu texto válido sómente para sondas de um fio se justamente faço menção sobre sondas com resistência.

    Alguns países tem controle fígido de emissões veículares e assim, obrigatório sonda antes do catalizador e sonda depois do catalizador.
    O uso da primeira ou segunda sonda Lambda não é feito em função de obrigação, de lei. As normas anti-poluição determinam valores e os fabricantes vão atrás de uma solução, com total liberdade de usar o que bem entender, desde que as normas sejam cumpridas.

    A primeira (ou única) sonda realmente serve - em grande parte - para controle de emissão, só que a segunda (quando existir) serve para monitorar o estado de conservação do catalisador (e de quebra, do sistema de escape entre as duas sondas).
    Alguns gases são reduzidos (oxidados) pelo catalisador, e isso consome oxigênio. Se a segunda sonda indicar um valor residual de oxigênio que seja igual ou maior do que o indicado pela primeira sonda será indicativo de duas coisas: ou o catalisador não está mais atuando ou existe entrada de ar no sistema, o que pode ser altamente prejudicial para a vida útil do catalisador.
    Que eu saiba, isto só existe em poucos veículos (caros ou sofisticados) e embora tenha lá sua utilidade para a qualidade do ar serve mais para alertar o dono do carro que está na hora de se fazer manutenção.

    Abraços,

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