x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 34 de 34
    Usuário Avatar de MBrau
    Entrada
    17/10/2006
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0

Magao

Posta as fotos, se possível com zoom de boa qualidade, inclusive da outra parte do eixo.
    A parte onde quebrou, onde diâmetros diferentes se encontram, é uma das regiões mais críticas deste tipo de peça! A continuidade da superfície (rugosidade superficial) é essencial para evitar o surgimento de trincas e/ou micro-trincas, que com o esforço acaba evoluindo até quebrar.

Ainda aposto em uma "entrada" de lixadeira em alguma troca de rolamento. Ou também um semi-eixo "pirata" com matéria-prima abaixo da especificação japonesa.

[]s curiosos

Citação Postado originalmente por MaGao Ver Post
    Seguem as fotos!
    Maurício
    Samurai 97 MT

Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    Segue mais fotos..

meu irmão jogou fora a outra ponta.. e não achou heauhueahu

mais segue fotos em melhor qualidade..
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Roda do samurai literalmente VUOU!-dsc02133.jpg   Roda do samurai literalmente VUOU!-dsc02134.jpg   Roda do samurai literalmente VUOU!-dsc02135.jpg   Roda do samurai literalmente VUOU!-dsc02136.jpg   Roda do samurai literalmente VUOU!-dsc02137.jpg  

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Se esse semi eixo tivesse sido submetido a um esforço muito grande que fosse responsável pela quebra (inclusive pelo fato do diferencial ser bloqueado) muito provavelmente as estrias apresentariam algum sinal de torção, o que pela foto não aparenta ter acontecido.

Na minha opinião essa quebra foi resultado da forma como foi trocado o rolamento da roda. Com certeza o mecanico bateu, esquentou e sabe-se lá mais o que ele fez prá tirar algum rolamento velho que tava aí e colocar um novo. Isso dever ter gerado trincas que agora resultaram na quebra, e se foi isso é bom dar uma verificada no outro semi eixo porque há uma grande probabilidade de acontecer o mesmo.

[]´s

Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    Citação Postado originalmente por Ronaldo B. Ver Post
    Se esse semi eixo tivesse sido submetido a um esforço muito grande que fosse responsável pela quebra (inclusive pelo fato do diferencial ser bloqueado) muito provavelmente as estrias apresentariam algum sinal de torção, o que pela foto não aparenta ter acontecido.

Na minha opinião essa quebra foi resultado da forma como foi trocado o rolamento da roda. Com certeza o mecanico bateu, esquentou e sabe-se lá mais o que ele fez prá tirar algum rolamento velho que tava aí e colocar um novo. Isso dever ter gerado trincas que agora resultaram na quebra, e se foi isso é bom dar uma verificada no outro semi eixo porque há uma grande probabilidade de acontecer o mesmo.

[]´s
    é.. vo da uma checada!

Abraços,

Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 2
    Fadiga sem dúvida. A parte lisa corresponde à propagação da trinca; perceba que ela apresenta umas ´marcas de praia´ (similar à marca das ondas na areia da praia). A parte que não está lisa foi o que sobrou sem trinca e não resistiu a esforço.

O fato de ter quebrado perto daquele mancal (primeira e segunda foto) indica que ali existia um ponto de concentração de tensão, o qual pode ser iniciado, como os colegas já afirmaram, no momento da troca do rolamento. Esse ponto pode aparecer em decorrência de modificações na superfície do corpo, como pequenas perfurações, pontos de corrosão ou modificação no tratamento térmico.

A fadiga ocorre em função de um esforço cíclico, normalmente em cargas bem menores que aquelas que levaria a deformações ou mesmo ruptura do corpo. Estas cargas, neste caso, ficaram concentradas exatamente no ponto onde o eixo estava apoiado (mancal / rolamento).

====================================

No material abaixo tem umas fotos legais. No da petrobrás tem um navio que partiu ao meio por fadiga.
    4X4 Brasil
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Fadiga dos metais

1Fadiga

Fadiga mecânica é a degradação das propriedades mecânicas levando à falha do material ou de um componente sob carregamento cíclico.
    No geral, fadiga é um problema que afeta qualquer componente estrutural ou parte que move. Exemplos: automóveis nas ruas, aviões (principalmente nas asas) no ar, navios em alto mar, constantemente em choque com as ondas, reatores nucleares etc....(perceba então a importância do fenômeno de fadiga). Pode-se afirmar que 90% das falhas em serviço de componentes metálicos que experimentam movimento de um jeito ou de outro é devido à fadiga. Freqüentemente, a superfície de fratura por fadiga irá mostrar algumas características macroscópicas de fácil identificação e associação ao fenômeno da fadiga, tais como as marcas de praia (ver Figura 1).

Figura 1 – Representação esquemática da superfície de fratura em um aço.

A Figura 1 mostra um esquema da superfície de fratura de um aço que falhou por fadiga. As principais características a serem observadas neste tipo de falha são um ponto ou sítio de iniciação da trinca (geralmente na superfície); uma região de propagação de trinca mostrando as marcas de praia e uma região de fratura rápida, onde o comprimento de trinca excede um valor crítico. Tipicamente, a falha sob carregamento cíclico ocorre a níveis de tensões muito mais baixos do que sobre carregamento monotônico (ensaio de tração).
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Roda do samurai literalmente VUOU!-figura1-fadiga.jpg  
    Roda do samurai literalmente VUOU! Arquivos Anexos
    4X4 Brasil
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    Hmm bom saber disso.. vo verificar o outro lado pra ver se ta legal.. foda.. hehe

mais é bom saber.. pq 01 mechanico pode foder tudo so trocando rolamento..

VLWWW

ABraços,

Usuário
    Entrada
    13/05/2007

Thumbs up Vale a pena usar as ferramentas adequadas!

Citação Postado originalmente por MaGao Ver Post
    Hmm bom saber disso.. vo verificar o outro lado pra ver se ta legal.. foda.. hehe

mais é bom saber.. pq 01 mechanico pode foder tudo so trocando rolamento..

VLWWW

ABraços,
    poisé cara, eu to trocando os rolamentos do meu carro essa semana( ta na oficina) e os caras me cobraram um grana pra levar num torneiro especializado nisso pra retirar o rolamento da bengalae e eu tava achando que era frescura do mecanico... po me cobrar serviço de torneiro!? e ai li aqui alguns relatos que o mecanico retira fazendo sei lá o que. inclusive você disse uma maneira de tirar esse srolamentos. já to achando que vale pegar um pouco a mais pra retirar com ferrament adequada.... por sinal o torneiro ainda me disse que o anel trava nem precisa comprar! so o retentor e o rolamento....
    gastei mais uma caixa de cerveja e compreri os aneis trava novos... se com qualquer barulho eu já tenho medo de quebra alguma coisa, imagina se vou economizar com mixaria!

vivendo e aprendendo.

Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    Citação Postado originalmente por Alfredo Stavale Ver Post
    poisé cara, eu to trocando os rolamentos do meu carro essa semana( ta na oficina) e os caras me cobraram um grana pra levar num torneiro especializado nisso pra retirar o rolamento da bengalae e eu tava achando que era frescura do mecanico... po me cobrar serviço de torneiro!? e ai li aqui alguns relatos que o mecanico retira fazendo sei lá o que. inclusive você disse uma maneira de tirar esse srolamentos. já to achando que vale pegar um pouco a mais pra retirar com ferrament adequada.... por sinal o torneiro ainda me disse que o anel trava nem precisa comprar! so o retentor e o rolamento....
    gastei mais uma caixa de cerveja e compreri os aneis trava novos... se com qualquer barulho eu já tenho medo de quebra alguma coisa, imagina se vou economizar com mixaria!

vivendo e aprendendo.

o me ta na oficina agora.. trocando 04 rolamentos =)
    tavam começando a abrir folga.. ja vo trocar hehe

Abraços,

Usuário Avatar de mir000
    Entrada
    10/02/2005
    Local
    BH/MG
    Alfredo...

Não sou expert no assunto, mas segundo relatos na Suzuki-net, não se pode nem se deve reaproveitar o anel trava...

O certo é comprá-lo também...

[s]

Citação Postado originalmente por Alfredo Stavale Ver Post

vivendo e aprendendo.
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem