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Convex Datacenter
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  • #13



    Citação Postado originalmente por Periquitooffroad
    Citação Postado originalmente por nepomuk
    Fala Pessoal!

    Após quase 3 dias na oficina, os mecânicos tanto fuçaram que não acharam o problema. Ainda alertei eles sobre a tal mangueira, e eles falaram que trocaram tudo quanto é mangueira do sistema que aparentasse estar ressecada. E o problema continua.
    Paulo
    O entupimento não é na mangueira, veja bem o que escrevi. O entupimento geralmente é do tubo implantado no coletor, onde a manguiera encaixa. Se o carro é automático a aceleração realmente piora a situação.

    Verificou o funcionamento da borboleta como indiquei? se vc não for lá fazer vc tá fodido.
    O periquito está certo...por acaso vi um carro chegando em uma oficina em BH com o mesmo problema...o mecânico resolveu em 5 minutos desentupindo o tubo...

  • #14
    Fala Galera!

    Pois é, pode parecer coicidência, mas eu estou desconfiado que esse problema seja ocasionado (ou intensificado) pela péssima qualidade de nossos combustíveis.
    Fui nesse fim de ano para a Saudosa Argentina e por incrível que pareça, após algumas centenas de Km rodados com gasolina DE VERDADE, o problema da aceleração simplesmente sumiu!!!!

    Se não me engano o Vitara (suzuki’s) não foram “tropicalizados” (ou seja, não sofreram adaptações para as características brasileiras) e isso significa que o motor foi projetado para gasolina pura e não os 25% ou mais de álcool diluído que encontramos por aí.

    Agora eu pergunto a todos os proprietários de Suzuki’s. Alguém já foi a outro país e sentiu a enorme diferença que dá ao se utilizar gasolina de verdade no motor conhecido como “mais fraco que os nacionais”?

    O meu Vitara ficou um foguete e parou de variar a potência e a aceleração.

    Após adentrar novamente o território brasileiro, logo na primeira enchida, senti que o carro já ficou meio “xoxo” e quando enchi novamente aqui em Sorocaba o motor voltou a ficar acelerado.

    A minha teoria está certa ou foi apenas uma mera impressão?

    Grato pela atenção pessoal,
    ()´s contra o álcool (na gasolina).

  • #15
    Usuário Avatar de Periquitooffroad
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    Citação Postado originalmente por nepomuk
    Fala Galera!

    Pois é, pode parecer coicidência, mas eu estou desconfiado que esse problema seja ocasionado (ou intensificado) pela péssima qualidade de nossos combustíveis.
    Fui nesse fim de ano para a Saudosa Argentina e por incrível que pareça, após algumas centenas de Km rodados com gasolina DE VERDADE, o problema da aceleração simplesmente sumiu!!!!

    Se não me engano o Vitara (suzuki’s) não foram “tropicalizados” (ou seja, não sofreram adaptações para as características brasileiras) e isso significa que o motor foi projetado para gasolina pura e não os 25% ou mais de álcool diluído que encontramos por aí.

    ()´s contra o álcool (na gasolina).

    Já ouviu falar em conector de octanagem? será que o do motor da sua viatura está posicionado correto?

    Veja o texto abaixo

    No desenvolvimento do motor, a octanagem do combustível que será utilizado é um dos principais parâmetros para a determinação de sua taxa de compressão, curvas de avanço de ignição e tempo de injeção. A octanagem da gasolina pode ser classificada pelos métodos RON, MON e AKI.

    RON é avaliado o quanto o combustível resiste à detonação quando o motor está em regime de plena carga, em baixas rotações.

    MON é avaliado o quanto o combustível resiste à detonação quando o motor está em regime de plena carga, em altas rotações.

    AKI ou índice de octanagem é a média entre o RON e o MON (RON MON/2).

    Gasolina comum nacional possui octanagem RON mínima de 92 unidades. A similar argentina possui RON de 86 unidades. Isso significa, nesse caso, que a gasolina brasileira resiste mais à detonação,em baixas rotações, que a argentina. Se um motor projetado para as condições nacionais fosse alimentado com a referida gasolina argentina, teríamos um baixo rendimento devido às excessivas detonações "grilagem") que surgiriam.

    O conector de octanagem tem a função de adequar as curvas de avanço de ignição à octanagem do combustível utilizado. Esse componente, pode ser encontrado na forma de um conector elétrico (jumper). Numa posição ele abranda a curva de ignição, na outra posição ele adianta. Dessa forma torna-se possível alimentar o motor com um combustível de octanagem menor ou maior. Portanto, a utilização do conector de octanas possibilita a exportação dos veículos sem a necessidade de se efetuar mudanças significativas no motor e no sistema de injeção eletrônica.

    O incorreto posicionamento do conector de octanas pode provocar sensíveis perdas de rendimento no motor. Por isso, verifique o seu correto posicionamento.

  • #16
    Fala Periquito,

    Interessante essa sua colocação.

    Aonde fica o tal conector no vitara?

    Na Argentina eu só usava gasolina de baixa octanagem (85) e no posto que eu abasteço eles "dizem" que é 85 também. Partindo do pressuposto que a gasolina nacional tenha realmente 85 octanas não era pra apresentar diferença certo?

    O grande problema eu acredito ser a mistura com o Àlcool.
    90% dos carros importados não recebem uma regulagem especial para que tenham um rendimento ótimo com a gasolálcool do Brasil.

    Mas se realmente há um "switch" para se alterar a configuração do motor quanto ao combustível, isso seria bem interessante.

    Valeu!

  • #17
    Agora fiquei curiosos também....

    Onde fica esse conector no Vitara 1995?

    Abraços

  • #18
    Usuário Avatar de Bonovox
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    Já passei por isso.

    Cara,

    Meu Vitara teve um problema identico, identico ...

    Levei na Japan Autoparts e o sr. Jaulo identificou na hora. Ele tirou uma mangueirinha ridícula que fica logo abaixo do regulador de pressão, catou um clips aberto e desobstruiu a passagem onde a tal mangueira se conecta. Esta mangueira é conectada à uma peça de alumínio que não sei o nome e que fica abaixo do regulador de pressão.

    PROPOSTA:

    Seria legal se nós usuários do forum fizessemos algumas fotos dos motores pra indicar as posições dos elementos pra quem não conhece pelo nome.

    Vou fazer do meu, se alguém tiver onde hospedar as imagens ...

  • #19
    Legal a idéia Bono,

    O Rafael Reis (Cabrito) tem uma página bem interessante que tem bastantes fotos de manutenção diversa, mas infelizmente não fala nada sobre esse assunto.
    Mas pode postar a sua nesse fórum mesmo.

    Eu dei uma olhada ontem e no meu há várias mangueiras nessa região do "throttle Opener", que por sinal está num lugar de difícil acesso.
    Ainda não tomei coragem, mas assim que conseguir conciliar melhor as informações vou eu mesmo tirar essa mangueira e desobstruir a entrada do "cano" que entra no motor (ou na solenóide).

    De qualquer forma todos ajudaram muito.
    Obrigado,
    Paulo

  • #20
    Usuário Avatar de Periquitooffroad
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    Citação Postado originalmente por MarcosAguiar
    Agora fiquei curiosos também....

    Onde fica esse conector no Vitara 1995?

    Abraços
    O conector de octanas fica no centro do painel cortachamas, ligado a fiação elétrica do motor. É uma peça escura parecido com um relé. Isso para o Samurai é o Vitara.

    Lembro que o efeito da gasolina argentina no motor pode ter sido causado por uma questão de ponto do motor atrasado.

  • #21
    Fala Pessoal!

    Finalmente tomei coragem e fui fazer o servico no motor. Ficou JÓIA!! Era exatamente esse o problema, além do que a mangueira já estava um pouco frouxa e escapava ar.

    Muito obrigado a todos que me ajudaram nesse tópico. São por esses e outros detalhes que cada vez mais esse site faz tanto sucesso.

    Abração,

    ()’s solucionados!

  • #22
    reativando o tópico ....

    Valeu galera suzukeira.... meu vitara tava com esse problema... li no forum ...
    desentupi .... e ficou tudo normal, mas a mangueira ainda tá meio frouxa, vou troca-la ....

  • #23
    Usuário Avatar de AlemãoRS
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    Citação Postado originalmente por fabiosm Ver Post
    reativando o tópico ....

    Valeu galera suzukeira.... meu vitara tava com esse problema... li no forum ...
    desentupi .... e ficou tudo normal, mas a mangueira ainda tá meio frouxa, vou troca-la ....
    Só corta ela um pouco, tipo 0,5cm que ela já deve ficar firme...
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

  • #24
    Usuário Avatar de Dadolimas
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    Amigos,

    Deculpe a ignorancia, não acho esta mangueira e também estou enviando esta mensagem para ver se alguem pode ajudar sobreo cabo do velocímetro, são dois cabos um aparentemente o do acelerador e está com um pouco de folga e o outro com bastante folga como vcs podem ver na imagem.
    Quando ligo o vitara ele vai para 2000 rpm e fica um tempo, as x fica no normal tá meio louco. Ah ele é automático.
    Agradeço a ajuda.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dc080521002.jpg   -dc080521003.jpg  
    Eduardo Rigitano de Limas
    1993 Vitara Canvas AT 3"+2"LockRightMamuteTank GuinchosAdoJansen
    2010 Pajero Dakar

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