x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 30

Hybrid View

Grandes Duvidas No Cambio Automatico

Sei que ja tem alguns tópicos relacionado a isso , mas gostaria de mais apoio , tenho um vitara mecanico 97 todo equipado , por força maior terei que devolve-lo pra loja e comprar outro , como irei passar todos os acessórios para o outro , procurei , o melhor que eu achei foi um automatico lindo , mais novo que o meu , carro de madame , me interessei muito , mas irei colocar nele , calços de suspenção de 2,5"" , carroceria de 2" , pneus geninho 1001 235/75 , e parachoques de aço ... no meu vitara ficou show , infelizmente não pude testar em uma trilha de verdade ,... agora fiquei com um pouco de medo , o vitara automatico parece mais delicado , é verdade ?? , será que com 4 pessoas no carro , da´pra encarar uma subida facilmente em estrada de terra ??? , não tenho dinheiro para trocar a relação coroa e pinhão , que dizem que o vitara automatico é mais fraca , então tem que ser a do automatico mesmo , eu achei que o pneu maior no meu vitara deixou ele um pouco mais xoxo na saida , mais depois achei ele até mais confortavel para dirigir , a relação das marchas ficou mais compridas , melhor de passar .... bom , posso ficar sossegado em comprar um automatico ??? , poderei fazer algumas trilhas medias e até pesadas com ele ??? , nem que tenho que usar o guincho ?? ..... agradeço todo mundo que possa me ajudar ...

outra pergunta , e se ele for 16valvulas , isso melhora a situação ?? piora ?? , aumenta o consumo ?? as peças basicas do carro como filtros , muda ?? , encarece a manutenção ??? aguardo

Fala amigo!
    Eu posso dar minha opinião de quem tem as duas opções em casa (um 93 manual e um 98 aut ambos 3p). Cara o manual parece que tem mais gás! Anda mais do que o aut. Fiquei puto pq o aut é meu e o manual da minha avó...Aí chamei ela para um tira teima offroad, levei os dois para as dunas do peró e cheguei a uma conclusão: no 4x4H e 4x4L nas mesmas situações se equiparam, pois na areia ao invés de andar no D (drive) andei na 2... Ambos tem suas vantagens...Aut = conforto, porém vc vai ter uma retomada lenta...Manual: o inverso...
    Nas mesma rotação (3500) no manual em estrada faço quase 110km/h, no aut faço quase 100km/h.
    Sobre a manutenção, meu mecânico (Zézuki, cara phoda! Era chefe de oficina da antiga Raion, concessionária suzuki aqui no rio...) falou que com a manutenção preventiva dificilmente terei problemas com meu aut.
    Para finalizar, meu veredito: Automático APROVADÍSSIMO!!!
    Como não sou um cara de varar os 140km/m nas estradas, só mais o meu aut!!!
    Abs
    qq coisa me manda uma mensagem em PV para trocar umas idéias!

muito obrigado demarques , com meu vitara mecanico com pneus 235 e 1,80m de altura , eu não ando nem a 100km/h , pq parece que o carro vai sair voando , então com relação a velocidade nem é meu problema , ja que vc disse quie é ótimo , estou mais sossegado ... se alguem mais tiver alguma opinião , com relação a consumo e o 16valvulas ??? ....

Mais uma vez vou dar minha opinião. Hj se eu estivesse comprando o carro eu teria escolhido o 16v. Acho que o aumento do consumo compensa os 15 cv a mais...
    Segue informações tiradas do site planetaoffroad.com
    3 portas (81cv)
    Consumo:
    estrada: 13,9 km/l
    5 portas (96cv)
    Consumo:
    estrada: 12,3 km/l

Sobre as peças básicas, acredito que não tenha muita diferença de preço entre elas. Já a sobre a manutenção não tenho como opinar. Se quiser entre em contato com o Zé da Zézuki (21-32925104) fale sobre mim (ele é um grande amigo meu) e pergunte sobre a manutenção do 16v, com certeza ele te dará uma resposta sincera (o cara é mt honesto).

Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1
    Demarques,

Estes dados de consumo devem ser do carro manual. O automático "bebe" um pouco mais.

Eu tenho um Vitara 1.6 16V automático, e ele nunca atingiu estes patamares de consumo. Fazia 6,5km/l na cidade e 11km/l na estrada. Depois que coloquei uns pneus 235/75R15 nele, o consumo mudou muuuuiiiiito. Na cidade tá fazendo 5,8km/l e na estrada 8,5km/l (!?). Acho que o arrasto dos pneus maiores, somado à força que o carro tem que fazer pra compensar o aumento do diâmetro fazem com que o motor trabalhe mais carregado, o que aumenta o consumo.

Quanto à manutenção, não vejo grandes diferenças em relação ao 8V. Claro que se precisar abrir o motor, deve gastar mais. Mas quantas vezes o motor é aberto durante a vida útil do carro? As demais peças são muito parecidas com as do Vitara 8V. Pastilhas custam quase a mesma coisa. Os amortecedores custam a mesma coisa. Velas, filtros, são parecidos. Até hoje não gastei nada de absurdo em manutenção com o meu Vitara (Estou com ele desde abril/06). Já rodei 12mkm.

A minha decisão pelo 5 portas foi clara. Tenho 2 filhos e preciso de espaço para carregar umas tranqueiras. E tinha preferência por carros que permitissem acesso mais fácil ao banco traseiro, além de permitir que as janelas abrissem totalmente. A idéia era permitir um contato maior com a natureza durante nossos passeios. Já imaginou duas crianças atrás de um vidro, parecendo que estão engaioladas?

Não me arrependo em nenhum momento da decisão de compra. O automático vai bem em trilhas, mesmo aquelas mais pesadas. O que limita o uso do veículo é o curso de suspensão e a altura em relação ao solo, e não o motor ou tipo de câmbio. Em todas as situações em que fiquei na trilha foi porque o Vitara encostou os diferenciais no chão e não foi possível prosseguir. Já passei por muitos atoleiros em que outros carros ficaram. Como o carro é leve, ele passa tranquilo em lama. Só não pode encostar o fundo...

Respondendo diretamente ao Jmquiroga:

O automático tem uma relação de primeira marcha um pouco mais longa que o manual. Isso realmente faz com que o carro seja um pouco mais lento na saída que o manual. Com pneus maiores, realmente o carro vai ficar meio xoxo na saída. Tenho percebido que em trilhas ele parece mais fraco, mas o motor tá dando conta do recado. E em trechos mais íngremes, mesmo sem precisar aumentar a aderência, eu uso a reduzida. Compensa um pouco a perda de torque. Mas que perde, perde. Meu carro tá com pneus 235/75R15 desenho MUD. Tem aproximadamente o mesmo diâmetro dos seus Geninho 1001. E, apesar de sentir que o carro tá fraco, ele tem dado conta do recado.

O ideal seria trocar a relação de diferenciais ou as engrenagens da T-case. Mas isso custa muitas latinha$... Por enquanto, vou levando do jeito que está...

Novamente, eu gosto do automático. Não trocaria por um manual, mesmo para uso em trilhas.
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem