Primeira troca das correias (alternador e acessórios) com 150k km. Sim, estavam uma lástima mas até então estava tudo Ok. Nenhum problema com o alternador ou super-aquecimento pela bomba d' água não funcionar, carro normal.
Foi para concessionária para outro serviço(troca de retentores e rolamentos das rodas dianteiras) e retornei pelo problema reportado em :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...etropolis.html (Jimny oscilando na lenta [Petrópolis])
Aproveitamos e trocamos as correias. Andei uns 300km e a correia do alternador arrebentou. Escutei alguns chiados por poucas vezes. Faço deslocamentos diários de 220Km. São 110Km cada trecho e uso o carro 2 ou 3 vezes por semana.
De volta na concessionária passou por uma revisão mais apurada. Polia tensora substituída e resíduos de correia foram removidos dos sulcos das polias. Não reportaram desalinhamento, empenamento ou qualquer outro problema com as polias ou rolamentos. Correia substituída e novamente arrebentada.
A correia está desfiada e com uma aparência ressecada. Há uma capa externa, onde há a logo da correia, que está descolada das trilhas. É bem estranho porque as correias que foram substituídas eram novas e deveriam ser obviamente originais pela troca ocorrer em concessionária.
O tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...o-correia.html (Jimny arrebentando correia) infelizmente não tem o retorno do autor mas a última postagem sugere polias afiadas. Bom, se as polias estariam afiadas porque a minha correia velha não arrebentou? Isso não me parece fazer sentido.
Travamento do rolamento da bomba d' água? Bom, se trava o rolamento porque o meu carro não super-aquece? Porque em nenhum momento percebo alta temperatura via mostrador do painel?
Talvez o pessoal possa me ajudar a montar um checklist para ajudar o mecânico como também dar palpites do que possa ser.

Abaixo fotografias da segunda correia desfiada. Correia nova, rodei ~250km e olha o estado:



