x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
    Usuário Avatar de cosme
    Entrada
    28/08/2012
    Local
    Petrópolis/RJ
    Agradecimentos: 0

Jimny oscilando na lenta [Petrópolis]

Boa noite pessoal,

Tenho um Jimny 2011/2012 que até então nunca me trouxe um problema. São quase 7 anos com o carro e 150K Km rodados e agora me deparo com um comportamento que me preocupa: luz amarela do motor acesa após a partida e marcha lenta oscilando.

É o meu único carro e eu o uso para trabalhar fazendo o trajeto Petrópolis-Rio. Eu moro em uma área rural e deixar o carro em uma oficina é um transtorno. De modo que eu tentaria priorizar um atendimento ágil se fosse possível.

Alguém indica um mecânico capacitado em Petrópolis? (Preferencialmente Itaipava)

Detalhes:
    0) Ao dar partida o carro chega a 2600 RPM e lentamente vai descendo até uns 900 RPM;
    1) Pisar no acelerador e soltar faz o motor oscilar entre uns 1500 RPM a 2000 RPM, indo e voltando até estabilizar;
    2) Se eu ligar ou desligar o ar, em quase todos os casos a rotação sobre rapidamente até ~2600 RPM.

Obrigado pela atenção gente,
    Cosme
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 186
    Citação Postado originalmente por cosme Ver Post
    Boa noite pessoal,

Tenho um Jimny 2011/2012 que até então nunca me trouxe um problema. São quase 7 anos com o carro e 150K Km rodados e agora me deparo com um comportamento que me preocupa: luz amarela do motor acesa após a partida e marcha lenta oscilando.

É o meu único carro e eu o uso para trabalhar fazendo o trajeto Petrópolis-Rio. Eu moro em uma área rural e deixar o carro em uma oficina é um transtorno. De modo que eu tentaria priorizar um atendimento ágil se fosse possível.

Alguém indica um mecânico capacitado em Petrópolis? (Preferencialmente Itaipava)

Detalhes:
    0) Ao dar partida o carro chega a 2600 RPM e lentamente vai descendo até uns 900 RPM;
    1) Pisar no acelerador e soltar faz o motor oscilar entre uns 1500 RPM a 2000 RPM, indo e voltando até estabilizar;
    2) Se eu ligar ou desligar o ar, em quase todos os casos a rotação sobre rapidamente até ~2600 RPM.

Obrigado pela atenção gente,
    Cosme
    Deve ter alguma relação com leitura de entrada de ar, tipo problema no sensor MAF.
    Essa peça fica depois da entrada do filtro de ar.
    A leitura por scanner indicará isso e é rápido de se fazer, não atrapalhando seus afazeres.
    Dá uma olhada no vídeo abaixo.
    Também poderia ser sujeira na TBI, mas creio que isto não seria indicado no painel com luz de advertência.
    Pesquise bem.
    Depois de resolvido, sendo este ou outro o problema encontrado, coloque aqui a solução.

4X4 Brasil

Usuário Avatar de cosme
    Entrada
    28/08/2012
    Local
    Petrópolis/RJ
    Obrigado Glaicon.
    Hoje ao ligar o carro para procurar mecânico percebi que a luz havia apagado porém o comportamento do carro é o mesmo.
    Ainda sem contatos pedi ajuda para o profissional que troca o meu oleo de motor. Pensamos também em gasolina adulterada, mas ao retirar um pouco através da mangueira de retorno não conseguimos perceber nada de anormal. Não consegui tirar um dos dois parafusos que fixam o MAF mas ao remover a caixa é possível ver parte do filamento e o mesmo estava bem cromado, ou seja, ao menos não parece ser problema de sujeira.

A ideia era ir para a cidade para gastar gasolina e abastecer com v-power para eliminar a questão combustível.
    Não está parecendo ser isso.

Amanhá vou levar em uma concessionária para passar o scanner e ver se o pessoal consegue desvendar algo enquanto eu estiver por lá.

Pelo o que pesquisei, fiquei com a impressão que pode ser N fatores.

Com 150K nunca troquei nada além de filtro de óleo, ar, oleo do motor, pneus, paletas do para-brisas, e, agora retentores e rolamentos das rodas dianteiras pois tive vazamento do óleo diferencial por desgaste natural e intensificado por uma pedra que atropelei.

Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Como eu disse, problema de sujeira na TBI não deve indicar falha no painel.
    Para não aumentar as dúvidas, comece passando o scanner.
    É mais seguro e menos empírico.

Usuário Avatar de cosme
    Entrada
    28/08/2012
    Local
    Petrópolis/RJ
    Solucionado. A válvula borboleta nunca foi limpa. Fui atendido pelo mecânico chefe da oficina da concessionária Millenium-RJ e ele dispensou o scanner e cravou a suspeita referente ao corpo da borboleta. Aproveitei para trocar as velas e as duas correias que estavam em estado precário. O carro ficou melhor do que antes. Ficou nítido que antes do problema se manifestar eu já tinha uma certa aceleração elevada em marcha lenta, pois a minha referência era 850-900 RPM, mas caiu um pouco mais.

Recomendação é limpar o corpo da borboleta por inteiro a cada 40K km.

Valeu Glaicon pela força.

O carro está fino, o motor silencioso e sem vibrações, realmente é a melhor experiência até hoje de durabilidade que já tive em um carro adquirido com 0Km.
    4X4 Brasil

Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Citação Postado originalmente por cosme Ver Post
    Solucionado. A válvula borboleta nunca foi limpa. Fui atendido pelo mecânico chefe da oficina da concessionária Millenium-RJ e ele dispensou o scanner e cravou a suspeita referente ao corpo da borboleta. Aproveitei para trocar as velas e as duas correias que estavam em estado precário. O carro ficou melhor do que antes. Ficou nítido que antes do problema se manifestar eu já tinha uma certa aceleração elevada em marcha lenta, pois a minha referência era 850-900 RPM, mas caiu um pouco mais.

Recomendação é limpar o corpo da borboleta por inteiro a cada 40K km.

Valeu Glaicon pela força.

O carro está fino, o motor silencioso e sem vibrações, realmente é a melhor experiência até hoje de durabilidade que já tive em um carro adquirido com 0Km.
    Errei que sujeira não aparece indicativo no painel.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Marcha lenta oscilando ....O que pode ser ?
      Por Angelo RJ no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 13/06/2014, 11:16
    2. Dodge Dakota - Lenta oscilando
      Por ismaelpastori no fórum Picapes
      Respostas: 6
      Última resposta: 19/02/2014, 21:46
    3. sidekick gnv oscilando a lenta
      Por orlando camargo carvalho no fórum Suzuki
      Respostas: 0
      Última resposta: 28/05/2011, 07:33
    4. JIMNY fumando e oscilando a lenta