x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19

Hybrid View

ABS no Off-road - melhor desligado!!!

Estes dias eu tive uma surpreza quando tentei frear a minha Tracker em uma descida de cascalho. O ABS atuou não deixando as rodas travarem, só que o carro não parava nunca, pois as pedras sempre rolavam sob os pneus não deixando os freios atuarem. Cheguei a conclusão que em terrenos extremamente escorregadios, o ABS, pelo menos deste carro, não atua bem no off-road.

Ouvi dizer que existe uma nova geração de ABS usado pela Mitsubishi que detecta o terreno off-road para atuar diferente sobre o freio. Fiz um teste drive em uma L200 naquelas pistas itinerantes da Mitsubishi e o ABS deles funciona realmente nestas condições.

Para checar esta minha dúvida eu fiz um teste. Fui em uma estrada de terra batida com uma fina camada de saibro, mantive 50Km/h e marquei a distância em 3 situações:
    1º ABS LIGADO - percorri 15 metros para parar;
    2º ABS DESLIGADO (pé fincado no freio/rodas travadas)- 10 metros para parar;
    3º ABS DESLIGADO (tentei controlar o pé para não travar total)- 9 metros para parar.
    Repeti a medição em cada situação pelo menos duas vezes e o resultado se repetiu.

Fiquei assustado com o resultado! De 10 para 15 metros, a diferença é muito grande!

Fiz outras frenagens de emergência em locais mais escorregadios e em velocidades mais altas e o resultado é assustador. A conclusão é simples: Se voce precisar parar o carro em uma situação destas, esquece! O CARRO NÃO PÁRA!!! O máximo que voce pode fazer é tentar contornar o obstáculo, POIS ESTA SERÁ A ÚNICA VANTAGEM DESTE ABS NO OFF-ROAD.

Para andar com o ABS desligado eu tirei o Fusível nº2 do compartimento do motor. Fiz isso com o carro desligado. Quando liguei o carro, a luz "ABS" e a luz de freio ficaram acesas no painel. Alguém saberia dizer se existe alguma outro meio de desativar o ABS sem precisar abrir o capô e sacar o fusível?

Estou pensando seriamente em desativar o ABS sempre que for usar o carro em trechos longos no off-road, em rallys ou trilhas!

Façam este teste! Muitas vezes podemos pensar que voce não vai precisar freiar forte e que voce sempre freia devagar e anda na boa, mas uma situação de emergência nunca é previsível.

Ainda quero fazer um teste destes na lama ...
    ()s
    Daniel
    4X4 Brasil

Citação Postado originalmente por Daniel Castanho Ver Post
    Para andar com o ABS desligado eu tirei o Fusível nº2 do compartimento do motor. Fiz isso com o carro desligado. Quando liguei o carro, a luz "ABS" e a luz de freio ficaram acesas no painel. Alguém saberia dizer se existe alguma outro meio de desativar o ABS sem precisar abrir o capô e sacar o fusível?

Estou pensando seriamente em desativar o ABS sempre que for usar o carro em trechos longos no off-road, em rallys ou trilhas!
    eu pegaria um fio e ligaria no plug original do fusível, com um interruptor no painel, e um novo plug para o fusível... se possível, interligaria o interruptor com a luz do abs para que fosse desligada junto, mas a luz do freio de mão não poderia ser apagada pq tb tem a função de diagnosticar falhas no sistema de freio, o que pode ser interpretado, inclusive, como inoperância do abs...

espero ter ajudado...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos ABS no Off-road - melhor desligado!!!-esquema-de-adaptacao-para-desarmar-o-abs-da-tracker.jpg  

Cripple,
    Agradeço a sua sugestão, mas isso implicaria em perda da garantia.
    Tinha pensado em algo parecido, só que com um rele para ligar a este interruptor, visto que o fusível é de 50A.
    Por enquanto vou sacar o fusível quando precisar.
    Abraço,
    Daniel

Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Agradecimento: 1
    Ola amigos,

So um detalha que vale a pena lembrar. O ABS foi concebido para manter a dirigibilidade em situacoes de frenagem brusca ou em locais de baixa aderencia(neve, areia, cascalho, etc) e nao para diminuir a distancia de frenagem. A diminuição da distancia de frenagem é um fenomeno que ocorre somente em piso seco e em outras situações especificas (areia por exemplo). Tanto que todo carro com ABS vem com uma etiqueta avisando disso.
    Acredito que melhor do que usar os freios nessa hora, seria usar o freio motor junto com o abs atuando e contornar os obstaculos. Agora a ideia de desligar o abs de forma rapida e pratica seria muito bom, uma vez que poderias controlar sua atuação, como alguns carros com ESP que tem a opção de desligar para conseguir arrancar na neve por exemplo.

[]´s
    Rafael

Isso mesmo Rafael! Voce está corretíssimo.

Resolvi fazer este ALERTA quando percebi que se precisasse parar eu não conseguiria. Em uma situação de emergência, se eu tiver como contornar um obstáculo, beleza! O problema começa se eu tiver que parar!!! ... tipo um carro, ou trator ou um animal atravessado na pista de forma que obstrua totalmente a passagem ... ai fudeu!

Quanto a areia, fiz um teste (sem medição) e o ABS não pára mesmo. Quando as rodas travam o pneu afunda na areia fazendo o carro parar rapidamente. Já como o ABS o pneu fica "flutuando" sobre a areia e sem aderência não pára nunca!

Fica o alerta.

Só falta o teste no barro liso.

Abraços,
    Daniel

Usuário Avatar de Chuva
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    Araçoiaba da Serra/SP
    Agradecimentos: 102
    Oi pessoal,

tive uma situação no barro nesse final de semana.. numa ladeira ingrime tentando subir e o parando no topo o carro simplesmente não para!

Sai escorregando e girando as 4 rodas aos poucos para tras, e se atinge uma velocidade perigosa.. eu tento deixar o volante reto, mas vou tirar o fusível do abs da tracker tb pra testar!!

vlw

[ ]s
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2,5", Roadcruza AT 245/60/18
    GVIII 10 2.0 AT 4x4 Lift 2,0", Dunlop ST 225/70/17

Usuário Avatar de João Muraro
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 0
    E no asfalto com muita chuva, como o ABS se comporta com relação a frenagem? Tem o risco de "Falhar" como no barro molhado?

Usuário Avatar de Chuva
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    Araçoiaba da Serra/SP
    Vou testar tudo assim que possível.. kkk acho q o carro vai se comportar como um carro normal, arrastando as 4 rodas ou 2 rodas.. mas no aslfato com MUD não tenho problemas, alias ate na chuva pra arrastar é de rosca.. no barro seco ou molhado é que o sintoma incomoda! Assim que eu tiver uma avaliação, pelo menos no asfalto eu posto aqui!! Vlw [ ]s

Usuário Avatar de Chuva
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    Araçoiaba da Serra/SP
    oi pessoal!! testei a bagaça!

No barro realmente funciona, o carro breca normalmente como carro normal. foi um teste simples, mas o abs não atrapalhou.

No asfalto é q senti uma diferença maior. o carro demorou mais para parar. Na mesma distancia, na mesma aceleração, o carro freio bem mais longo do que o teste inicial com o abs ligado. e canta pneu bem mais fácil.. ou seja, no asfalto a abs nesse carro é muito bem vindo.. pelo menos no seco.. no aslfato molhado deve escorregar longe.

A única coisa que me desanimou de deixar direto desligado é que além do carro parar mais longe, cantar mais facilmente os pneus, o pedal ficou bem mais xoxo, mais fundo e menos atuante, precisando fazer mais força..

Essas foram as impressões, meio lógicas, mas na pratica comprovei. na trilha vou desligar.

[ ]s

Usuário Avatar de JulioTavares
    Entrada
    17/11/2012
    Local
    Recife/PE
    Jimny 4All 2012 - Pneus Kumho Road Venture 215/75

Usuário Avatar de João Muraro
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por JulioTavares Ver Post
    Essa opção me pareceu bem interessante.....fica um sistema integrado ao painel do carro.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem