Não esquece de dar uma checada nele de vez em quando, para se certificar de que não estah encostando em nenhuma polia, ou que ficou dobrado, perdi um cabo novo num vacilo desses... :roll:
Versão Imprimível
Não esquece de dar uma checada nele de vez em quando, para se certificar de que não estah encostando em nenhuma polia, ou que ficou dobrado, perdi um cabo novo num vacilo desses... :roll:
Tive a mesma situação com o meu samurai.
O problema é o seguinte:
- O conduíte original do cabo de embreagem do Samurai é de plástico.
- Com o tempo e com a pressão exercida pelo cabo de aço na parede interna do conduíte causa a dilatação da parede deste último (exatamente na curva que o conduíte faz ao passar próximo ao carter do motor).
- Olhando rapidamente o problema não é notado. Mas ao pressionar o pedal de embreagem nota-se a tensão nessa curva.
- Não adianta apertar a porca do terminal do cabo. O problema vai continuar. A parede do conduíte dilatará mais ainda (daí o motivo do Samurai sair bom da oficina e o problema reaparecer no dia seguinte)
SOLUÇÃO
- Trocar o cabo. Preço aproximado do cabo original do Samurai: R$ 180,00
DICA PARA ECONOMIZAR E EVITAR PROBLEMAS FUTUROS
- Usar o cabo de embregem da Towner, cujo original de fábrica custa Aprox R$ 50,00 e possui melhor qualidade que o original do Samurai (o conduíte do cabo da Towner é de aço em espiral).
- Para usar o cabo da Towner é necessário fazer uma pequena adaptação.
ADAPTAÇÃO DO CABO DA TOWNER PARA O SAMUCA
1-Aproveitar o terminal do conduíte do cabo de embregem do Samurai (aquele que fica fixado na parede corta-fogo). Use uma serra de arco para fazer um canal (longitudinal) na parte inferior desse terminal (o suficiente para permitir a retirada do cabo de aço velho e passar o cabo novo da Towner).
2- No cabo da Towner, como auxílio do arco de serra, retire o terminal equivalente (o que fixaria o cabo na parede corta fogo da Towner). Após isto, corte 8 Cm do conduíte (de aço em espiral) com o cuidado de não cortar o cabo interno.
3- Colocar o terminal (do corta-fogo) antigo do Samurai no conduíte da Towner.
4- Colocar o cabo novo no Samuca.
5- Detalhe importante: a outra ponta do conduíte, próximo à caixa de mudança (que passa por dentro do olhal) deverá ser fixada com uma presilha de plástico ou arame (no olhal do Samurai existe um corte por onde, acidentamente, poderá o cabo da Towner sair do lugar).
6- Se o conduíte da Towner ficar curto demais, utilize arruelas, tipo lanterneiro, para compensar a diferença. Estas arruelas tipo lanterneiro deverá ter o furo interno no mesmo diâmetro da ponta do terminal do conduíte da Towner (leve o cabo da Towner quando for em qualquer loja de parafusos comprar as arruelas).
7-Regule a altura do pedal apertando a porca da ponta do cabo e PRONTO.
Bom, pode me mandar sua embreagem antiga??? pago o sedex...
Provavelmente isso aí não é embreagem... deve ser câmbio... Tive algo semelhante quando troquei óleo do câmbio apenas na primeira marcha...
Então pesquisei mais afundo e vi que tinha colocado o lubrificante errado. Não usei nem uma semana aquele óleo e coloquei o correto...
Isso acontece geralmente depois que o carro esquenta ou quando ele está frio??? No meu só aconteceu do meio pro final da trilha, quando o óleo tava bem quente... Achei estranho e só troquei o óleo... Voltou ao normal...
O link do tópico é este:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...cambio+samurai
Então, coloca no seu câmbio o API-GL4 75w90
Qual a diferença do GL-4 para o GL-5?
completei o óleo do diferencial dianteiro do samurai e exigi o GL-5, pois é o que consta no manual. Consultei alguns mecânicos e nenhum soube falar a diferença. Acho que muitos acabam utilizando um pelo outro. O pior é que nem sei qual está sendo utilizado na caixa.
Tem esse tópico sobre o assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6115