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Problemas com a embreagem do Samurai

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  • 16/09/2004, 20:57
    Samurai_MOA
    Não esquece de dar uma checada nele de vez em quando, para se certificar de que não estah encostando em nenhuma polia, ou que ficou dobrado, perdi um cabo novo num vacilo desses... :roll:
  • 29/01/2009, 10:14
    Fsraulino
    Cabo de embreagem do Samurai - causador de problema
    Tive a mesma situação com o meu samurai.
    O problema é o seguinte:
    - O conduíte original do cabo de embreagem do Samurai é de plástico.
    - Com o tempo e com a pressão exercida pelo cabo de aço na parede interna do conduíte causa a dilatação da parede deste último (exatamente na curva que o conduíte faz ao passar próximo ao carter do motor).
    - Olhando rapidamente o problema não é notado. Mas ao pressionar o pedal de embreagem nota-se a tensão nessa curva.
    - Não adianta apertar a porca do terminal do cabo. O problema vai continuar. A parede do conduíte dilatará mais ainda (daí o motivo do Samurai sair bom da oficina e o problema reaparecer no dia seguinte)
    SOLUÇÃO
    - Trocar o cabo. Preço aproximado do cabo original do Samurai: R$ 180,00
    DICA PARA ECONOMIZAR E EVITAR PROBLEMAS FUTUROS
    - Usar o cabo de embregem da Towner, cujo original de fábrica custa Aprox R$ 50,00 e possui melhor qualidade que o original do Samurai (o conduíte do cabo da Towner é de aço em espiral).
    - Para usar o cabo da Towner é necessário fazer uma pequena adaptação.
    ADAPTAÇÃO DO CABO DA TOWNER PARA O SAMUCA
    1-Aproveitar o terminal do conduíte do cabo de embregem do Samurai (aquele que fica fixado na parede corta-fogo). Use uma serra de arco para fazer um canal (longitudinal) na parte inferior desse terminal (o suficiente para permitir a retirada do cabo de aço velho e passar o cabo novo da Towner).
    2- No cabo da Towner, como auxílio do arco de serra, retire o terminal equivalente (o que fixaria o cabo na parede corta fogo da Towner). Após isto, corte 8 Cm do conduíte (de aço em espiral) com o cuidado de não cortar o cabo interno.
    3- Colocar o terminal (do corta-fogo) antigo do Samurai no conduíte da Towner.
    4- Colocar o cabo novo no Samuca.
    5- Detalhe importante: a outra ponta do conduíte, próximo à caixa de mudança (que passa por dentro do olhal) deverá ser fixada com uma presilha de plástico ou arame (no olhal do Samurai existe um corte por onde, acidentamente, poderá o cabo da Towner sair do lugar).
    6- Se o conduíte da Towner ficar curto demais, utilize arruelas, tipo lanterneiro, para compensar a diferença. Estas arruelas tipo lanterneiro deverá ter o furo interno no mesmo diâmetro da ponta do terminal do conduíte da Towner (leve o cabo da Towner quando for em qualquer loja de parafusos comprar as arruelas).
    7-Regule a altura do pedal apertando a porca da ponta do cabo e PRONTO.
  • 29/01/2009, 10:43
    cacanakagi
    Citação:

    Postado originalmente por West Ver Post
    Srs., será que alguém pode me ajudar? Tenho um Samurai 98/99, com 70.000 km, e venho enfrentando problemas com a embreagem e/ou câmbio. Ocasionalmente, ao engatar as marchas, principalmente a primeira e a ré, o câmbio fica pesado, e se forçar o engate, arranha. Este problema não é intermitente, pois por várias vezes levei o carro ao mecânico, e no percurso até a oficina, o câmbio ficou normal (dificultando o diagnóstico). Por sugestão do mecânico, troquei o kit completo da embreagem (original), mas o problema continuou. Quando volto ao mecânico para mostrar que o problema persiste, ele regula a embreagem e, apesar do pedal ficar pesado, as marchas entram normalmente por alguns dias. Entretanto, o problema sempre volta a acontecer...

    Alguém poderia me dar alguma dica?

    Muito obrigado,

    Bernardo.

    Bom, pode me mandar sua embreagem antiga??? pago o sedex...
    Provavelmente isso aí não é embreagem... deve ser câmbio... Tive algo semelhante quando troquei óleo do câmbio apenas na primeira marcha...
    Então pesquisei mais afundo e vi que tinha colocado o lubrificante errado. Não usei nem uma semana aquele óleo e coloquei o correto...
    Isso acontece geralmente depois que o carro esquenta ou quando ele está frio??? No meu só aconteceu do meio pro final da trilha, quando o óleo tava bem quente... Achei estranho e só troquei o óleo... Voltou ao normal...
    O link do tópico é este:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...cambio+samurai

    Então, coloca no seu câmbio o API-GL4 75w90
  • 29/01/2009, 17:43
    rogeriomasih
    Qual a diferença do GL-4 para o GL-5?

    completei o óleo do diferencial dianteiro do samurai e exigi o GL-5, pois é o que consta no manual. Consultei alguns mecânicos e nenhum soube falar a diferença. Acho que muitos acabam utilizando um pelo outro. O pior é que nem sei qual está sendo utilizado na caixa.

    Tem esse tópico sobre o assunto:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6115
  • 29/01/2009, 21:10
    cacanakagi
    Citação:

    Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    Qual a diferença do GL-4 para o GL-5?

    completei o óleo do diferencial dianteiro do samurai e exigi o GL-5, pois é o que consta no manual. Consultei alguns mecânicos e nenhum soube falar a diferença. Acho que muitos acabam utilizando um pelo outro. O pior é que nem sei qual está sendo utilizado na caixa.

    Tem esse tópico sobre o assunto:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6115

    Olha... no diferencial tá certinho... é o GL5 mesmo...
    Só tome mais cuidado no Câmbio e Tcase... que o preço do óleo delas gira em torno de 25 latinhas por litro...
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