Qual é o motivo, razão, causa ou circunstância do Shimmy??? (seria o desalinhamento da panhard e da barra de direção??? ou rolamentos??? ou não sei o q????)
Outra questão... O aumento da altura exige essa correção do ângulo do cáster???
Versão Imprimível
Cacanakagi
Dá uma olhada neste tópico, acho que isso já foi discutido lá
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=47171&page=10
Isso, o shimmy é causado por problemas na suspenção (buchas gastas etc) mas tambem por caster errado, poiso que acontece é que anto mais se aumenta a altura sem mecher nos links da suspenção, mais inclinado ficará o diferencial, ou seja, os minhoes tambem ficarão fora de posição e por ai vai
Entendi Diogo... Realmente é complexo esse conjunto de fatores a serem analisados para se chegar ao SHIMMY.... Aliás, o meu recebeu o lift de carroceria e de suspensão totalizando quase 4"... O que deve estar causando o Shimmy (55 - 60km/h) pois nada mais foi modificado. Vou mexer apenas no ano q vem e quero me informar para não fazer cagadas... Pelo que vi no fórum, o Fabil dizia que não é bom colocar um suporte alto da barra Panhard ou Penhard no eixo pois de um lado vai funcionar bem, mas do outro vai forçar o chassis de lado. Então entendo que tal suporte deve ficar apenas no chassis.
Mas voltando ao assunto da suspensão, o que acha se:
- Manter os links originais;
- Usar molas maiores (mesmo diametro) ;
- soldar suporte das molas nos eixos (Aqueles com "pino" por dentro das molas);
- Colocar amortecedores de maior curso adequando-os à articulação do samurai (Encontrar o ponto médio dos amortecedores);
- Adequar a barra penhard à nova altura (SUPORTE);
- Dúvida (Como fazer a correção ou encontrar o ângulo de cáster correto???)
Falta alguma coisa Diogo???
Tenho samurai há 5 meses e recem agora con$$egui acabar de revisá-lo então pretendo finalmente partir para a suspenção. Hoje veio do mecanico onde troquei os rolamentos do munhão que segundo o mecanico estavam destruidos. Deve ser por causa das molas maiores que as originais pois o munhão funciona torcido ( Fabil, favor me corrigir se estiver errado). E o meu muda de direção quanto passa por uma irregularidade no asfalto, não sei se isto é o dito shimmy mas não é so o shimmy o problema, isto eu suporto. O problema é que trabalha tudo errado links, munhões etc..
Eu não vejo outra saida que não seja arrumar $$$ e fazer logo tudo de uma vez
Não tem jeito, como disse o fabil, só corrigindo os braços, ou reposicionando o suporte do eixo mas ae é trampo $$erio e nada barato
Isso é bumpsteer
---------------------------------------------------------------------------------------
18-03-2003, 19:07 por billj
Bom, foi solicitado que eu elaborasse mais um tópico de suspensões. Embora não ser nenhum "expert" no assunto, já me apanhei muito com meus erros de projeto e execução, suficiente para pelo menos passar algumas dicas em o que NÃO fazer...... :P Esta vez falarei um pouco sobre o "bumpsteer", o quê que é, suas sintomas e como diminuí-lo ou até eliminá-lo....
O bumpsteer resulta quando a barra link (tie rod) e a barra de direção (drag link) não funcionam em sincronismo com o sistema de suspensão. Dependendo do sistemas de direção e suspensão incorporados, os detalhes do problema e as soluções poderiam ser diferentes.
O movimento de um suspensão é controlado pelas barras do sistema. No caso de um sistema com molas helicoidais, são muitas as configurações, mas são geralmente dois tipos, um sendo 02 braços longitudinais em combinação com uma barra panhard, o outro sendo 03 ou 04 braços sem panhard. Num sistema com feixes de mola, são os próprios feixes que fazem o serviço dos braços de mater o eixo posicionado. Pois bem, agora temos que considerar o que acontece quando a suspensão mexe. Vamos começar com uma suspensão de feixe de molas.
Num sistema feixe, é fácil perceber que durante uma alteração relativa de altura entre o chassis e o eixo (passando por cima de uma lombada, por exemplo), o eixo sobe "perfeitamente" no vertical. Mas olha para aquela barra de direção naquele ângulo absurdo do horizontal. Quando a suspensão sobe no vertical, essa barra a segue na ponta ligada ao eixo. Porém, a ponta ligada ao setor de direção fica onde estava. Resultado: A barra de direção se aproxima mais ao horizontal, ficando mais "comprida" em sua projeção paralelo ao chão. Mas como a ponta ligada ao eixo não pode se deslocar no horizontal para compensar (lembre-se das restrições impostas pelos feixes), o deslocamento ocorre na outra ponta, no setor. E o que está conectado diretamente ao setor?? Sim, o volante, que assim parece de girar por conta própria........
Agora, vamos considerar um sistema "02 link com panhard". Nesse caso, ao invés do eixo ser mantido na sua posição por dispositivos que limitem o movimento somente no vertical, a panhard restringe o movimento em um arco definido pelo comprimento dessa barra. Ou seja, quando o eixo desce, a barra faz com que o eixo se desloca transversalmente. E durante esse deslocamento que ocorre o mesmo efeito mencionado em cima, o volante gira por conta própria.
OBS: Num sistema "multi-link sem panhard", a suspensão se comporta igual ao feixe de molas quando fala de bumpsteer, pois o movimento de suspensão é puramente vertical.
=========================
Então, como solucionar o problema??
Em sistemas feixe e multi-link sem panhard, é essencial que a barra de direção seja o mais horizontal possível. Não há como escapar disso, pelo menos por meios convencionais. E para manter essa barra no horizontal, se pode ou abaixar a onta do setor ou levantar a ponta do munhão. O melhor depende das interferências mecânicas encontradas.
Em sistemas com panhard, a solução é outra. Nesse caso, são duas considerações. Sim, a barra de direção deve aproximar o horizontal quanto possível. Mas de ficar no horizontal não é tão importante quanto no exemplo anterior. O que é de suma inportância é que a barra de direção esteja paralela à barra panhard para que essas duas barras oscilam juntos, assim compensando em conjunto o deslocamento transversal do eixo. O motorista não deixa de sentir o movimento lateral provocado por não ter as barras no horizontal, mas ele sente no carro inteiro e não apenas no volante. Assim, a situação é mais controlável.
O que não deveria ser feito num veículo com bumpsteer, independente do sistema, é tentar corrigir os movimentos no volante. Deixe o volante girar por conta própria, pois se você tentar evitar o giro, você acaba transferindo o deslocamento para o sistema de direção e pode perder controle do veículo facilmente.
Abraços,
---------------------------------------------------------------------------------------
nao é Fabio... é Fabiano... heeheh
as fotos que postei sao dos links DIANTEIROS,.. o traseiro nao precisa mexer..
T+