x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19

Como engraxar o munhão?

All, nao consegui achar o bico de engraxar o munhão do meu Samuca 91. No jeep tem bico... nos Samurais não têm? Aproveitando, quais são os pontos de engraxamento do Samurai?

[s],
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Agradecimentos: 0
    Caca,

Não tem bico prá engraxar o munhão do samurai, se precisar fazer alguma manutenção tem que tirar a roda livre e o cubo da roda. No samurai o máximo o que vc vai precisar engraxar são as cruzetas do cardã, dependendo do tipo de cruzeta que tiver instalada, eu nunca engraxei nada no meu samurai nos mais três anos que fiquei com ele e nunca tive problemas.

[]´s

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 6
    o sistema é muito bem vedado.. sei lá por qual motivo vc quer engraxar o seu munhao, mas é possivel faze-lo sem desmontar tudo.. apenas retire o pino munhao superior e vá colocando graxa pelo buraco e depois coloque o pino de volta..

o ideal seria vc abrir tudo e trocar a graxa velha, que pode estar contaminada com agua/lama..

T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

Citação Postado originalmente por Ronaldo B. Ver Post
    Caca,

Não tem bico prá engraxar o munhão do samurai, se precisar fazer alguma manutenção tem que tirar a roda livre e o cubo da roda. No samurai o máximo o que vc vai precisar engraxar são as cruzetas do cardã, dependendo do tipo de cruzeta que tiver instalada, eu nunca engraxei nada no meu samurai nos mais três anos que fiquei com ele e nunca tive problemas.

[]´s
    Blz, Ronaldo. As cruzetas ja foram engraxadas, estavam secas. Como no jeep eu sempre engraxo o munhão, cruzetas, etc, achei que no Samurai era igual. Esqueci que ele é moderno e japonês . É otra tecnorogia né?

Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    o sistema é muito bem vedado.. sei lá por qual motivo vc quer engraxar o seu munhao, mas é possivel faze-lo sem desmontar tudo.. apenas retire o pino munhao superior e vá colocando graxa pelo buraco e depois coloque o pino de volta..

o ideal seria vc abrir tudo e trocar a graxa velha, que pode estar contaminada com agua/lama..

T+
    Então Fabil, o motivo é o que eu expliquei pro Ronaldo: vício . Mas diga uma coisa: a roda livre do jeep eu tiro na boa, ajusto o rolamento de roda e tal. O Samurai é o mesmo esquema de tirar a RL? Ou seja, saiu o copo já vejo o cubo?

Obrigado

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Cacá Ver Post
    Blz, Ronaldo. As cruzetas ja foram engraxadas, estavam secas. Como no jeep eu sempre engraxo o munhão, cruzetas, etc, achei que no Samurai era igual. Esqueci que ele é moderno e japonês . É otra tecnorogia né?
    Exatamente....

Samurai é muito tranquilo quanto a manutenção, o que não quer dizer que possa relaxar.

Só engraxei o munhão do samurai uma vez, e foi porque precisei desmontar prá trocar os rolamentos da roda, munhão e os retentores. Do resto é tranquilo.

Se quiser desmontar prá dar uma verificada, é tranquilo. Começa tirando a roda livre, prá tirar a roda livre primeiro solta os parafusos da tampa e depois do corpo. Retirada a roda a roda livre, solte o anel trava que fica na ponta do semi eixo, solta os dois parafusos que seguram a pinça de freio e remove ela. Remove o disco de freio e aí vc já vai ter acesso aos 4 parafusos do cubo. É tranquilo e não tem muito segredo, se vc já desmontou do CJ, o do samurai é bem parecido com a diferença que tem homocinética lá dentro e não uma cruzeta. Acho que é isso aí.. pode ser que eu tenha esquecido algum passo na desmontagem porque já deve ter quase um ano a última vez que desmontei isso....

[]´s

Legal, Ronaldo, obrigado pelo passo a passo. Vou abrir no sabado pra ver como está o interior do panelão. Depois conto aqui

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    Cacá
    Não sei se é o certo , mas , no meu uso graxa com bissulfeto de molibidênio(aquela preta).
    Como vc engraxou tua cruzeta ? teve que desmontar o copo?
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Cacá
    Não sei se é o certo , mas , no meu uso graxa com bissulfeto de molibidênio(aquela preta).
    Como vc engraxou tua cruzeta ? teve que desmontar o copo?
    Grande João, td bem?

Engraxei as cruzetas do cardã, na saida da caixa. Foram os unico bicos que eu achei Falei bobagem? Não chama cruzeta isso tbém? A graxa foi a comum mesmo, acredito... meio amarelada... o engraxate colocou com bomba de pressão

[s]

Atualizando...

Levei ao meca pra averiguar os munhoes, ele abriu, disse que a graxa estava ok e limpa. Segundo ele, "tá bom, esquece que existe isso até entrar na água". (?)

Bom, vamos rodando...

Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 2
    No meu entrou água...então não posso mais esquecer que existe.

Hoje comprei o retentor do semi-eixo e o feltro, mas parece que ainda falta um outro retentor.

Estava olhando em listas de adaptação é descobri o seguinte:

Retentor interno da roda dianteira: Sabó 0118 B
    Retentor externo da roda dianteira: Sabó 01847 GR

Neste caso, uma vez trocado o retentor que fica no semi-eixo, qual dos dois é que está faltando? onde ele fica instalado?
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

Rogério..

Uma vez que voce trocou o retentor interno que desliza sobre o semi eixo, voce tem só mais um para trocar, que é o retentor dos rolamentos de roda.. Ele fica na parte de traz do cubo, onde vai os rolamentos..

OBS.: Fui atraz para comprar o retentor interno do eixo, e na verdade nao existe essa referencia dita ' SABO 0118 B', pois no catalogo da sabo são necessarios 5 (cinco) numeros..

O que eu comprei e deu certo é da SABO tambem, porém nao me recordo a numeração dele, mas que eu me lembre é um retentor da caixa de marcha de um trator.. algo assim..

Abração..
    Samurai Metal Top, Suspensão 2-Link, X-Crawler 4.16, Snorkel OGZ, Maxxis Buckshot 31'.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51

Permissões de Postagem