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  • #1
    Usuário Avatar de MUNDO OUTDOOR
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    Exclamation Comprei meu TRACKER, e agora? Preciso de ajuda na preparação.




    Primeiramente gostaria de agradecer ao colegas foristas pela quantidade e qualidade das informações disponibilizada, em especial: Chuva, LFC e Alexandre Mello.

    Por longos 3 meses pesquisei bastante no fórum para escolher meu primeiro 4x4. Hoje, já comprei meu TRACKER 2008, com a certeza de ter escolhido a melhor opção para meus objetivos e orçamento. Vencida esta etapa, parto agora para a preparação.

    Já no meu primeiro passeio off-road (passeio mesmo, não foi trilha) por estradas de terra na região da Serra do Rola Moça, senti a necessidade de alguns upgrades.

    Sendo assim, venho solicitar a ajuda dos mais experientes para escolher os equipamentos corretos. O carro será utilizado no dia-a-dia, mas como sou praticante de mountain-bike e trekking, quero que a viatura me leve a trilhas que antes eu não ia, como por exemplo Serra da Canastra. Inicialmente, pretendo fazer apenas trilhas leves/médias e deslocamentos por estrada de terra sem me preocupar com chuvas.

    Após pesquisas, pretendo colocar os seguintes acessórios:

    - Protetor de cambio
    - Protetor de tanque
    - Peito de aço
    - Lift 2”
    , DIANTEIRA: calços do KIT com amortecedores originais; TRASEIRA: amortecedores da OMEGA SUPREMA (Cofap GBL-1024)
    - Rockslider


    Obs.: meu carro veio com os pneus BF Long Trail em bom estado. Apesar de estar apaixonado pelos BF AT, não pretendo trocá-los por enquanto.

    Me indicaram, a oficina TECNOTRILHA, em BH. Estive lá esta semana para conhecer. O Fabiano foi bem simpático, mas, honestamente, achei o preço alto. R$3800 com a mão de obra.

    MINHAS DÚVIDAS SÃO:
    1- Os protetores da TECNOTRILHA são de qualidade equivalente aos da RC 4x4?
    2- Justifica investir R$860 em um Rockslider?
    3- É mesmo necessário substituir o protetor do tanque de combustível?
    4- Vale a pena substituir os BF Long Trail pelos BF A/T para trilhas leves?
    5- Onde posso mais posso orçar esta preparação em BH?


    Desde já agradeço o apoio.
    Grand Vitara 2015 - Ex Tracker 2008
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  • #2
    Usuário Avatar de LFC
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    Vc está no caminho certo.
    Invista nas proteções inferiores (veja na Newtrack tb) e não deixe de colocar a do tanque, pois a original tem a resistência de uma lata de 18 l de tinta.
    A Tecnotrilha, em geral, revende os produtos da RC4x4, com margem. Se o produto for da própria Tecnotrilha, creio que seja de qualidade superior ao da RC. O rockslider da Tecnotrilha é bom, mas só para passeios eu acho que vc não precisaria; tem que cortar um pedaço da proteção de plástico e furar o carro com rebites, algo meio sem volta.
    Os pneus vc teria que substituir por causa do tamanho, eis que os originais têm 68 cm de diâmetro e vão ficar ao menos estranhos com o carro levantado. Um 235/70 ficaria melhor e mais funcional, eis que tb colabora na aumento da distância do solo.
    Sobre os preços eu não tenho como falar, pois comprei faz muito tempo e instalei com um mecânico amigo que cobra barato.
    Boa sorte.
    Abs,
    LFC
    TK Angolano

  • #3
    Usuário Avatar de MUNDO OUTDOOR
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    TKS pela resposta LFC, ajudou mto.


    Decidi colocar logo os 3 protetores. O melhor custo x beneficio até agora são os da RC, vendidos pela Gama 4x4. A diferença para os da TECNOTRILHA está na casa de 40%. Tenho pesquisado os Newtrack. Parecem ser mto bons mesmo, mas um pouco mais caros. Será que a qualidade justifica a diferença no preço?


    Hoje estive na loja Caminho das Pedras procurando o kit para lift. Acabei comprando, por indicação deles, os calços de 1". Paguei R$110, a mão de obra para instalação ficará em R$150. Irei realizar o serviço amanha mesmo. Acredito que de imediato irá me atender. Preferi ser mais conservador neste momento e deixar o lift mais agressivo e o rockslider para uma 2ª etapa, caso decida fazer trilhas médias/pesadas. Verifiquei a medida dos pneus que vieram na vtr, são 225/70. Acho que o visual ficará bacana.


    Apenas por curiosidade (quem sabe não serve de referência para outras pessoas)... meu primeiro orçamento ficou em R$3800. Entretanto, já consegui os 3 protetores e o lift de 1" por aproximadamente R$1200, economia absurda.
    Grand Vitara 2015 - Ex Tracker 2008
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  • #4
    Usuário Avatar de MUNDO OUTDOOR
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    Segue abaixo o post completo sobre as preparações realizadas no meu Tracker visando trilhas leves.
    Visite: http://www.mundooutdoor.com.br/2014/...cker-para.html

    Sempre tive o sonho de comprar um veículo 4x4. Há alguns meses pude realizá-lo. Após muuuita pesquisa (principalmente no fórum 4x4 Brasil), adquiri um GM Tracker 2008, com aproximadamente 70.000km, em ótimo estado de conservação. Com poucos dias de uso já estava apaixonado, coisa que não senti com meus últimos 2 veículos, mesmo sendo ambos comprados zeros. Tenho me pergunto: como não comprei um deste antes? Mas vamos ao que interessa…


    Para quem pretende se aventurar com seu 4x4 pelo MUNDO OUTDOOR, algumas preparações prévias são necessárias para melhorar a performance fora da estrada e proteger seu patrimônio. Há pouco tempo escrevi uma postagem sobre este mesmo assunto. Porém, hoje falarei sobre o que realmente foi realizado e a justificativa.


    A primeira coisa que devemos ter em mente é que não existe uma “receita de bolo”, cada um tem uma necessidade e um objetivo de utilização. Devemos analisar cuidadosamente pelo menos os seguintes quesitos:

    1. Qual o propósito de utilização?
    2. Quanto está disposto a investir?
    3. Este é seu carro para o dia-a-dia?

    Pare, pense e responda. Feito isso, você poderá começar a delinear as preparações que melhor atenderão suas necessidades. Lembre-se, as minhas podem e, provavelmente, serão diferentes as suas.

    No meu caso, as respostas foram:


    1. Pretendo utilizar a viatura para fazer passeios (quem sabe até alguma expedição) por estradas de terras (Serra do Cipó, Lavras Novas...) e trilhas leves. A maioria das trilhas pretendo continuar fazendo de bike ou a pé. O carro seria, na verdade, utilizado mais no deslocamento para estes locais, do que nas trilhas propriamente ditas.
    2. Inicialmente estava disposto a investir até R$3.000 nesta primeira etapa.
    3. Sim, este é o carro que usarei diariamente em ambiente urbano.


    Diante da minha real necessidade, percebi que não precisava de nada muito radical. Revisei os levantamentos iniciais que havia realizado quando da escolha do Tracker. Voltei ao Fórum Brasil 4x4, li bastante coisa boa e conversei com alguns felizes proprietários que já quebraram a cabeça para preparar suas viaturas. Só então, a seguinte preparação foi implementada:


    LIFT:
    incialmente a ideia era instalar os populares kits de 2" da RC e trocar os amortecedores para os Cofap GBL 1024. Porém, em conversa com o pessoal da Caminho das Pedras (loja de BH especializada em off-road), fui convencido a instalar apenas os
    calços de 1" (2,5cm) da marca Todo Terreno, confeccionados em borracha lonada. Porque? Com os calços de 1" eu já ganharia alguns valiosos centímetros sem ter que fazer mudanças bruscas no carro que afetariam o desempenho no uso cotidiano. Achei uma opção ótima também pela questão do custo, pagueiR$110 nos calços e mais R$150 na instalação. Logo, apenas R$260. O Kit de 2" com a troca dos amortecedores não sairia por menos de R$1.000.

    Atualização:
    nosso leitor Luiz, relatou em dez/14 que após o lift de 1” e utilização do Tracker em algumas trilhas a homocinética estragou. Fica registrado a informação.



    A instalação realizei na Otto Brasil Amortecedores (31-3371-0059), por indicação do pessoal do Fórum. Fiquei muito satisfeito com o serviço deles. Nas oficinas "famosas" de BH (Paraná Motors e Edmur) o orçamento foi de R$350.




    PROTEÇÕES INFERIORES:
    o recomendado é instalar pelo menos peito de aço e protetor de cambio. Preferi não arriscar e instalei também o protetor de tanque. Fiquei imaginando a seguinte situação: acertar uma pedra mais pontuda ou um galho em alta velocidade e acabar furando o tanque. Ficaria sem combustível no meio do mato, muitas vezes sem sinal de celular, teria que pagar um guincho especializado (não sei se a seguradora ofereceria tal serviço), perderia o tanque e o protetor... conclusão: R$390 é muito barato para economizar.





    O melhor preço que encontrei foi definitivamente o da RC 4x4 vendido on-line pela Gama 4x4, por mais estranho que isso soe. Pagando à vista em boleto (7% de desconto) os 3 ficariam emR$786,00. Porém, teria que acrescentar mais R$205 de frete. Acabei optando por comprar na
    Tecnotrilha (oficina especializada em BH que fabrica seus próprios protetores). Consegui fechar à vista por R$1200,00 com a instalação. Acho que foi uma ótima escolha, afinal os protetores são excelentes e evitei surpresas desagradáveis, como por exemplo, receber o modelo errado ou mesmo ter que ficar brigando para enviarem.


    OUTRAS MELHORIAS


    TROCA DAS VELAS:
    conforme sugestão do Fórum, troquei pelas
    IRIDIUM NGK BKR6EIX11compradas no Ebay por U$27. Chegaram em menos de 2 meses, sem cobrança extra da receita. Mão de obra, apenas R$20.


    PINTURA DAS RODAS:
    as rodas estavam com vários ricos. Resolvi pintar de cinza escuro. Não só eliminei os riscos, como achei que o visual do carro ficou muito mais agressivo. Fiz o serviço na Dark Rodas (31-3312-2704, Joel), excelente qualidade e baixo preço. Ficou tão bom, que meu irmão na outra semana foi lá e fez nas do Golf dele.


    SUPORTE PARA BIKE:
    pedalo em média 3x por semana, então precisava ter uma maneira simples e segura de levar a bike no carro. Comprei um suporte para até 3 bikes que fica fixado no espete. É super rápido para colocar as bikes, mas o peso extra pode desalinhar o porta-malas. A melhor opção que encontrei foi na MOP BIKE (31.3474-2455), paguei R$169. Um Thule não sairia por menos de R$1200. Estou satisfeito.




    TRAVA ANTIFURTO P/ RODAS MCGARD:
    quem já teve um pneu furtado não quer passar por esta situação novamente. Acredito que este seja o sistema mais confiável hoje em dia. Existem mais de 8000 segredos, sendo praticamente impossível retirar a roda sem a utilização da chave correta. Além disso, a marca Mcgard é homologado por todas as montadoras do mundo.
    Comprei na Amazon um conjunto com os 5 parafusos por U$20, um amigo que estava viajando para os EUA trouxe para mim.


    SENSOR DE ESTACIONAMENTO:
    depois que você se acostuma, não consegue ficar sem. Apesar do Tracker ser um carro relativamente curto, as vezes você se esquece do estepe, que fica pelo menos 25cm além do para-choque, e pode vir a estragar o carro atrás. Sem falar naquele poste de placa que insiste em ficar no ponto cego do retrovisor. A
    cho este um investimento barato e de fácil instalação. Comprei na Ekipar (31.3334-1100), paguei R$120 aproximadamente. A dica é instalar o visor sobre o retrovisor. Fica bom para olhar e evitar que se danifique devido a exposição ao sol quando instalado no painel.


    INSULFILM:
    troquei os antigos que já estavam desbotados pelos 3M na BH Películas (31-3372-9403) por R$180. A garanti da 3M é excelente.


    REVISÃO BÁSICA:
    como recomendado a todo carro usado, troquei óleo, filtro de óleo, filtro de combustível (estava quebrado, bastou trocá-lo para o consumo e a potência melhorar, especialmente a 2ª marcha) e filtro de ar. Fiz tudo isso na Sp Imports (31-3378-2020), acredito de que saiu na faixa de R$250, não me recordo. Na oportunidade, ainda conferiram os discos e as pastilhas, mas não havia a necessidade de substituição. O vendedor falou que trocou a correia dentada com 60.000km, mas devo trocar por precaução.

    Uma ótima oficina é a
    JAPAN MOTORS BH: altamente recomendada, é gerenciada pelo Anderson, que foi por muitos anos o principal mecânico na concessionária Suzuki (antiga Minas Máquinas) e também sócio fundador da Minas Motors. É especializada em TRACKER, SUZUKI, TROLLER, LAND ROVER, MITSUBISHI. Possuiu índice de aprovação de acima de 98%, sendo referência em qualidade de atendimento.

    Endereço: Rua Ipiranga, 38 - Floresta - BH/MG
    Telefone: (31) 2510-2155 ou (31)8933-1020

    PNEUS OFF-ROAD:
    Acredito que este é o ponto chave de toda a preparação e fator em que a melhoria mais latente. O Cabuloso, veio com os excelentes pneus BF Long Trail de (225/70/R16) semi-novos, que são a linha de entrada da série fora de estrada, com característica de 90% asfalto e 10% off-road. De imediato, me atendem perfeitamente. Afinal, na melhor das hipóteses utilizarei este carro 4 dias por mês no fora de estrada. Acredito que o consumo com eles está bem próximo ao do original. Se o carro estivesse com os originais, eu teria trocado pelo General Grabber AT2 na medida 235/70/R16. O grande diferencial a meu ver foi o ganho de elevação na troca de 225/60 para 225/70, provavelmente 2,5cm de ganho.


    ESTRIBO ou ROCKSLIDER:
    decidi por não instalar nesta primeira etapa. Usando os Estribos, eu perderia o que havia ganho com o Lift. O Rockslider da Tecnotrilha me agradou demais, mas como teria que furar a lateral do carro e rebitar, achei uma opção muito agressiva neste momento.


    CONCLUSÃO


    Acredito que com baixo custo (menos de R$2500) consegui deixar a viatura em condições de me levar onde preciso com conforto e segurança, sem comprometer o desempenho no uso urbano. No quesito consumo, dois fatores podem ter influenciado negativamente: o aumento de peso em razão da instalação das proteções e também o lift. Entretanto, acredito que a instalação das velhas Iridium (que teoricamente melhora o consumo) anulou estas mudanças negativas. De um modo geral, não consegui constatar alterações no consumo. Quanto à performance, com certeza houve alguma melhoria. Senti o carro mais potente, melhoria similar a utilização de álcool em carro flex. Outro fator que me preocupava era a estabilidade. Este foi um dos fatores em que pude notar uma sensível melhoria. Antes, sempre que passava em alguma depressão sentia os pneus raspando um pouco. Agora, mesmo em depressões maiores, isto não ocorre. Além disso, nas estradas o veículo costumava balançar muito em curvas mais fechadas, mesmo em velocidade relativamente baixa. Este problema foi definitivamente sanado com os calços. Com a configuração atual o Tracker está bem mais firme e consequentemente mais seguro. No aspecto visual, o carro está muito mais agressivo e imponente.




    Sendo assim, RECOMENDO seguramente minhas preparações para pessoas que utilizam o carro no dia-a-dia e pretendem utilizá-lo eventualmente em algumas trilhas leves e expedições. Provavelmente, para uma melhor performance off-road, seria necessário partir para preparações bem mais caras e radicais.





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  • #5
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    Parabéns pelo carro! Está fera demais!

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    Ex: Hilux SW4 1997 3RZ, TR4 AT 2005, Tracker 2008.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por RafaelCandido Ver Post
    Parabéns pelo carro! Está fera demais!

    Abs

    Obrigado Rafael!!!
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  • #7
    Mundo Outdoor, a grande pergunta que não quer calar: e a cambagem, como ficou ?
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Ricardo Bambhoo Ver Post
    Mundo Outdoor, a grande pergunta que não quer calar: e a cambagem, como ficou ?
    Fala Ricardo, vc tocou em um ponto polêmico. Não cheguei a fazer a cambagem, pois pelo que pesquisei ela não seria necessária para o lift de 1”. Porém, imprescindível para o de 2”.

    Honestamente, não sei se foi a escolha acertada. Como mencionado, um leitor do blog relatou que teve problemas com a homocinética do seu carro.

    Vc tem experiência sobre este assunto?
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  • #9
    Usuário Avatar de Chuva
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    Opa, ficou bem legal Mundo Outdoor!! Parabéns!!

    O mais legal, que eu uso de "comercial" do carro tb foi:


    "Com poucos dias de uso já estava apaixonado, coisa que não senti com meus últimos 2 veículos, mesmo sendo ambos comprados zeros. Tenho me pergunto: como não comprei um deste antes?"


    E tem nego comprando Tucson e Duster achando que é carro parrudo.. kkk

    Um amigo meu comprou uma Duster top e talz, chegou no trampo falando um monte que ia por o carro no barro e curtir a natureza.. UHUUU!!! Depois de uma semanas de saco cheio eu mostrei um filminho meu da tracker subindo um "morrinho".. : Ficou mudo!

    Falei pra ele: Carro de macho!! kkkk

    [ ]s
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Opa, ficou bem legal Mundo Outdoor!! Parabéns!!

    O mais legal, que eu uso de "comercial" do carro tb foi:


    "Com poucos dias de uso já estava apaixonado, coisa que não senti com meus últimos 2 veículos, mesmo sendo ambos comprados zeros. Tenho me pergunto: como não comprei um deste antes?"


    E tem nego comprando Tucson e Duster achando que é carro parrudo.. kkk

    Um amigo meu comprou uma Duster top e talz, chegou no trampo falando um monte que ia por o carro no barro e curtir a natureza.. UHUUU!!! Depois de uma semanas de saco cheio eu mostrei um filminho meu da tracker subindo um "morrinho".. : Ficou mudo!

    Falei pra ele: Carro de macho!! kkkk

    [ ]s


    Boa tarde Chuva, blz?

    Muito obrigado pelo comentário e por compartilhar tantas informações de qualidade.

    Com este post e algumas conversas por email já consegui influenciar alguns indecisos a escolherem o Tracker. O mais legal é que todos ficaram satisfeitos. Também não é para menos, considero ele, sem sobra de dúvidas, o 4x4 com melhor custo x benefício do mercado.

    Uma dúvida, se eu plotar os para-choques é considerado plágio? kkkkkkkkkkk.

    Grande abraço
    Grand Vitara 2015 - Ex Tracker 2008
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  • #11
    Usuário Avatar de LFC
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    VC deve olhar o alinhamento do carro por causa do desgaste dos pneus. Talvez o calço de 1 polegada não interfira muito, eis que o Tracker tem uma tolerância até 1 grau positivo. Mas como vc anda por aí em estradas com pedras inclusive, a convergência pode estar alterada tb.
    Gostei do Blog.
    Abs,
    LFC

  • #12
    Usuário Avatar de Chuva
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    Citação Postado originalmente por MUNDO OUTDOOR Ver Post
    Boa tarde Chuva, blz?

    Uma dúvida, se eu plotar os para-choques é considerado plágio? kkkkkkkkkkk.

    Grande abraço
    Opa, claro que não, vai com fé!!

    [ ]s
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