Postado originalmente por
lmagalhaes
Olá pessoal,
Este é meu primeiro posting.
Bem, tenho uma Tracker 2007/2008, já com 69000 km, que gosto prá caramba e que me surpreendeu muitas vezes, pela robustez e pela - se me permitem o exagero verbal - resiliência. Resiliência, para quem tiver curiosidade, é a capacidade que uma coisa tem de voltar ao seu estado natural, tipo a bucha de lavar louça, que você aperta e depois ela volta à forma original. Assim é a Tracker, para mim. Pego todo tipo de terreno, com barro, água, areia, e quando caio de volta no asfalto, ela parece um carro de passeio normal, sem trepidações, barulhos, etc. Mas o cheiro é mesmo insuportável. Depois de muito tentar, descobri uma forma de me livrar dele. Vamos lá, vou explicar.
Atenção, na extremidade da mangueira de respiro do radiador, tem uma ponteira (foto anexa), tipo tampinha, que também respira. Consiga uma tampinha como aquela. Muito bem, entre o radiador e o filtro de ar, tem um outro sistema de respiro com duas mangueiras de entrada e duas de saída. Uma das duas mangueiras de baixo fica solta e aberta. Coloque a tampinha com respiro nesta mangueira e coloque-a voltada para cima, assim como é a do radiador. Feito isso, para que o cheiro não venha para dentro do carro, ainda é necessário que o teto solar esteja fechado e que a alavanca de captação do ar externo, do ar condicionado, esteja aberta, ou seja, permitindo que entre ar de fora. Aí sim, você pode tuchar o pé no acelerador, seja para vencer uma subida, ou para uma ultrapassagem, que aquele maldito cheiro não aparecerá. Depois desta descoberta, já viajei duas vezes para o sul de MG, que é bastante montanhoso, e não tive problemas. Minha mulher, que sempre reclamava, adorou.
Vão lá, façam o teste e me digam se funcionou para vocês também.
Um abraço.
Léo Magalhães