Bom... agora como vcs já sabem, to de Tracker, L200 nunca mais. Hoje fui trabalhar e rodei 160 km na estrada, gostei muito, estou satisfeito com o desempenho.
Cada pessoa ou mecânico que pergunto, como se amacia o motor, me responde de uma forma. Segue as respostas mais comuns.
1) senta o cacete, prestem atenção, é senta O cacete, não é senta NO cacete.... estica as marchas, e pé no fundo
2) vai na boa, sem esticar marcha.
3) não anda muito tempo acima das 3000 rpms, e não mantem rotação por muito tempo, tipo, cravar nas 2800 rpms e andar longo trecho na mesma velocidade sem troca de marcha para variar as rotações.
4) isso não existe, ande como quiser, que só o tempo amacia um motor.
E aí pessoal, alguem sabe qual é a correta? ou tem alguma opinião diferente???
3) não anda muito tempo acima das 3000 rpms, e não mantem rotação por muito tempo, tipo, cravar nas 2800 rpms e andar longo trecho na mesma velocidade sem troca de marcha para variar as rotações.
Já ouvi muitos pitecos tbm, mas o que eu mais confio (até agora) é esse da citação acima.
TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
ex Troller 2015: BF Mud 37", remap SFI, lift...
ex Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI
Certa vez , um engenheiro de montadora me disse que esse negócio de amaciar motor é coisa do tempo da sua avó,rsrs, ou seja, do tempo em que os motores não eram construídos com a precisão de hoje, portanto, não aconselho seguir os conselhos de sentar o ferro e etc...
Anda na sua balada de sempre que tá bom!
Acho que por bom senso eu não esmirilharia uma caranga desta logo de cara não!!
Parabéns pela máquina!!
[]
Certa vez , um engenheiro de montadora me disse que esse negócio de amaciar motor é coisa do tempo da sua avó,rsrs, ou seja, do tempo em que os motores não eram construídos com a precisão de hoje, portanto, não aconselho seguir os conselhos de sentar o ferro e etc...
Anda na sua balada de sempre que tá bom!
Acho que por bom senso eu não esmirilharia uma caranga desta logo de cara não!!
Parabéns pela máquina!!
[]
x2
Um velho mito sobre motores envolve o amaciamento. Não são poucos os que ainda dispensam ao carro novo cuidados exigidos décadas atrás, como não impor longos percursos nem atingir altos giros durante 3.000 ou 5.000 km.
Hoje a regra é outra: basta não atingir altas rotações (acima de 3.000 rpm) por 100 ou 200 km iniciais. Nesta fase os anéis ainda estão se assentando e é importante não forçá-los. Depois, pode-se explorar todo o regime de giros, o que ajuda até a não "amarrar" o motor -- sobretudo em um esportivo de 16 válvulas e alta rotação como o da Parati do primeiro motor.
Um velho mito sobre motores envolve o amaciamento. Não são poucos os que ainda dispensam ao carro novo cuidados exigidos décadas atrás, como não impor longos percursos nem atingir altos giros durante 3.000 ou 5.000 km.
Hoje a regra é outra: basta não atingir altas rotações (acima de 3.000 rpm) por 100 ou 200 km iniciais. Nesta fase os anéis ainda estão se assentando e é importante não forçá-los. Depois, pode-se explorar todo o regime de giros, o que ajuda até a não "amarrar" o motor -- sobretudo em um esportivo de 16 válvulas e alta rotação como o da Parati do primeiro motor.
É, isso procede, mas só multiplicaria essa km por 10... 1000, 2000 km sem enfiar o pé, pisando no acelerador o necessário pra vencer ladeiras e colinas nas estradas, não pra competir qual carro ultrapassa primeiro, deixe isso pra depois.
Agora os dados técnicos..
se vc prestar atenção qdo for fazer a primeira troca de óleo, pergunte ao sujeito que opera a coisa toda, que tipo de óleo estava no seu motor, se for um cara que entende mesmo do que ta fazendo, é bem provável que ele pergunte se o carro é zero, e se for o caso, ele dirá q o motor zero km vem d fábrica c o óleo mais ralo do mercado, pra que as peças se "desgastem" bem mais rápido do que o normal, pra que se molde mais rapidamente. é um desgaste controlado.
Quem ja trocou alguma engrenagem do câmbio ou diferenciais da viatura, sabe. Os caras q sabem o q estão fazendo colocam um aditivo à base de grafite, o que faz com que as peças e engrenagens novas se desgastem mais rápido, se amoldando melhor ao resto das peças e engrenagens mais antigas ( e talvez mais frágeis que as novas), evitando assim com que as peças novas estraguem as velhas, e vc acabe tendo que trocar o conjunto todo. INFORMAÇÃO FONTE : Wilson da mec NIVA em MOEMA, perto do Aeroporto, SAMPA.
concordo com nosso colega.. ja vem amaciado de fabrica..
dai fica na sua mao com ele sera... se vc andar so na boa; vai ficar cheio de carvao, ou carbono sobre os pistoes.. piorando o rendimento do carro..
se judiar do bixxinho nao tera essa formaçao; porem o motor nao tera a durabilidade esperada... ai fica a seu criterio.... por mim... toca o pau,...