Pessoal
Faz um ano que tenho uma Tracker Gas 2007.
Apesar do carro estar muito inteiro, (comprei com 80 mil km e está com 120 mil),sem nada de suspensao para fazer, alguns barulhos e grilos me incomodavam.
A seguir relato dicas de silenciar a viatura:
- A grade da frente é uma batedeira de ruidos e que reflete dentro docarro, parecendo que é no painel. Apos trocar as presilhas, os grilos seguiam, apesar de diminuirem. Fiz umas "buchas" de pano preto e enfiei entre a grade e o farol. Adeus grilos, finalmente a grade ficou firme e quieta. Vou atras de algum filete de borracha para melhorar o acabamento.
- Tampa do motor fica batendo. Primeiro, ajustar borrachas localizadas a direita e esquerda no topo do paralama onde encaixa a tampa. Elas giram, eliminando a folga. Quando se fecha a tampa, ela tem que encostar nessas borrachas. Mas seguia um barulho no mecanismo de trava da tampa (aquele "trinco" na frente onde prende e solta a tampa). Tentei ajustar, e nada. Resolvi enrolando uma tira de pano no ferrinho que encaixa no trinco.
- Outra fonte de ruidos sao os paralamas e suas presilhas vagabundas. Troquei todas e eliminei uma serie de grilinhos.
- La pelos 100 mil km surgiu um ploc ploc embaixo do carro. Parecia algo da suspensao, mas nao havia nenhum problema na mesma, meu mecanico nao descobria o que era. Revisei surdina, borrachas da mesma, tirou um outro barulhinho, mas o ploc ploc seguia. Resolvi levar num antigo mecanico de geometria e suspensao e ele em 5 minutos matou a charada: buchas da barra estabilizadora. Com a folga, ela ficava batendo no eixo e o som reverberava por todo carro. Por R$ 50,00, resolvido.
Abs a todos
Paulo