É verdade, tenho que pensar no custo das pastilhas, vou ver algumas das opções que o fabiano passou.
Futuramente vou estudar a possibilidade de trocar os eixos do meu carro. Tô de olho no que a galera já vem discutindo no forum.
Abraços,
Versão Imprimível
Ae galera,
Não quis esperar. Comprei as pinças do marea, já com discos e cabos do freio de mão, só não sei se aproveita tudo, mas daqui uns dias já vou começar a adaptação.
Ricardo Madureira
PessoAAL,
Instalei o freio a disco sólido com pinças de marea no vitara, porém o pedal de freio ficou bem baixo. Estou utilizando discos e pastilhas novos.
O que pode ser feito a respeito?
Att,
Ricardo Madureira
colocar um cilindro mestre maior...
em samurais os clindro mestre de S-10 é praticamente PNP.... nao sei se vai caber no vitara, confere ae
T+
No vitara tenho quase certeza que não vai caber porcausa do filtro de ar. Meu tio adaptou no samurai o da L200, mas não sei se vai caber no vitara pelo mesmo problema do da S10, mas é uma opção para testar.
É claro q a minha tranquera não é parametro mas eu usei de um modelo de chevette,pois tem varios tipos de cilindro p chevette,mas deu a mesma furação ,e como o chevette tambem tem tres saidas fechou ate a mesma rosca dos canos de freio não adaptei em nada,ja a lata da caixa de roda tive q dar uma trabalhada nela,um amssadinho no meio de muitos hehe
O disco usado foi o do ômega, menor que o dianteiro do Vitara, porque as pinças que achamos (marea/megane) são maiores que as dianteiras originais. Se usasse o disco igual ao dianteiro com essas pinças não caberia no aro (segundo o mecânico).
Foi usinado o diâmetro interno dos discos de Omega para que este pudesse ficar colocado ao redor do semi-eixo. Foram aproveitados os tambores de freio (usinados deixando só a parte onde ficam os prisioneiros) para continuar fazendo a ligação entre semi-eixo e aro.
Seguem fotos da adaptação.
Mais uma foto e um pdf detalhando em corte como ficou a adaptação.
O tracejado em azul é o tambor de freio antes da usinagem.
Realmente usando o disco sólido dianteiro do vitara + pinças do marea, as pinças ficam pegando na roda.
Fiz a adaptação usando exatamente essa configuração, porém desgastamos as pinças na parte superior até alcançar o tamanho suficiente para não pegar nas rodas. Ficou show de bola.
O pedal do freio baixou um pouco, mas não é nada demais.
Comprei as pinças do marea usadas por R$ 300,00, os discos do vitara por R$ 130,00 + R$ 200,00 reais da adaptação.
Ah, o carro tá freando bem mais sem travar as rodas.
Recomendo a adaptação.
Ricardo;
Pode nos dar uma idéia do quanto da pinça foi desgastada para que não pegasse na roda? Qual a espessura da parede original e com quanto ficou após o desgaste?
Pergunto pois, sem querer colocar água no chopp, nunca gostei desta adaptação "padrão" que é feita para se ter freio à disco no eixo traseiro do Vitara.
Explico. As pinças que são utilizadas (Kadett, Marea, Golf etc) freiam auxiliarmente carros que, embora sejam mais pesados e potentes do que o Vitara, usam rodas + pneus que totalizam um diâmetro não muito maior do que 25". Nós rodamos com diâmetro total na casa dos 30" (porém um conjunto muito mais pesado de rodas e pneus) e em situações muito mais adversas (lama, poeira, declives etc).
Meu ponto é que submetemos estas pinças a uma carga total de frenagem muito maior do que utilizadas em suas aplicações originais. Via regra, quando bem feita, esta adaptação nos Suzukis faz com que a frenagem fique no melhor dos casos pouco mais eficiente do que o sistema original mas com consumo alto de pastilhas, que são consumidas rapidamente.
Tendo tudo o que falei acima em vista, desgastar a pinça me parece algo nem um pouco recomendável de ser feito dado que reduz a resistência da peça. Já ouvi relatos aqui nos encontros do Pacaembu de pinças novas desgastadas que racharam após pouco tempo de uso (não estavam em Suzukis).
[ ]s
Meus 0,02....olha gente, tenho um samurai com freio a disco atraz...
seguinte, usei pinça do marea e disco do samurai.
A pinça pegou na roda 15" original, portanto já passei a rodagem pra 16" e resolvi o problema.
Até hoje continuo sem o freio de mão, já que tenho que refazer todo o cabeamento do mesmo, pois não tenho o cabeamento original.
Quanto ao freio... funciona, mas não trava, creio que deveria freiar uns 50% a mais que tá freiando.
Quanto ao ricardo ter lixado( descastado) as pinças não vejo problema algum, pois mesmo lixando elas são muito mais espeças que as da dianteira ( original ) justamente por isso pegam nas rodas.
Ah! tentei cortar o tambor original pra usar, mas aí deu tanto problema ( aço fundido é dose de mexer ) que acabei fazendo uma flange e colocando/soldando os prisioneiros novos nela, a fixação ficou melhor que o esperado.
Quanto a carga ser maior ou não... discordo, pois as valvulas retentoras diminuem bastante a força aplicada na pinça, ou seja.... a carga depende da valvula, da pinça e do hidrovácuo, as vezes acho que a pinça estando no marea fazia muito mais força que estando no meu samurai, já que o marea tem trazeira grande e o samurai não.