x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário Avatar de Ricmarx
    Entrada
    25/03/2008
    Idade
    52
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0

    Question Calço na suspensão - diferencial baixo




    Caros,

    antes que um colega me peça para consultar em tópicos anteriores, digo-lhes que já o fiz sem chegar a uma conclusão. Como calouro neste mundo 4x4, resolvi incrementar a viatura. Já comprei as proteções inferiores e pretendo agora colocar um calço de 2" na suspesão. Como pretendo manter minha atual roda e pneu (roda de liga original do Vitara 3P AUT + pneu Michelan M/S 205/75/15 semi-novos) o mecânico de jipes da região me disse que esteticamente o carro ia ficar muito feio e o diferencial continuaria baixo.

    Me ajudem...o que fazer...vale a pena esta alteração mantendo a atual roda e pneus ? Conseguirei fazer algumas trilhas com a suspensão mais elevada e o diferencial baixo(a viatura atualmente está tão baixa quanto um carro de passeio)?

  • #2
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    1) O diferencial dianteiro 'sobe' 2" junto com os calços.
    2) O diferencial traseiro fica exatamente na altura que está, pois os calços são colocados entre o eixo e o carro.


    Em suma, pouco do carro 'sobe' só com os calços de carroceria. A função dos calços de carroceria é permitir o uso de pneus maiores, sem que eles raspem na carroceria. Se não vai alterar os pneus, 'subir' o carro não o trará benefício algum.
    Seu meca tem razão... Além de esteticamente feio, não vai ganhar nada em funcionalidade. Vai continuar enroscando em trilhas.
    Se for colocar calços, vai fundo em um pneu 225/75 ou 235/75. Daí vc ganha cerca de 1,5cm de vão livre. Parece pouco, mas em muitos enroscos, é a diferença entre ficar e passar.
    4X4 Brasil
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #3
    Se você levantar a suspensão da sua viatura, sem trocar os pneus, o seu vão livre será o mesmo, pois mede-se o vão livre em relação a Bola do diferencial, no caso do Vitara, o diferencial traseiro. Ou seja, o que você vai fazer, é simplesmente levantar a altura da carroceria, com chassis e tudo, o que te dará uma APARÊNCIA da sua viatura ser mais alta. Porém, quando você for passar em uma trilha mais pesada, a bola do seu diferencial traseiro vai estar na mesma altura de antes, podendo agarrar nos enrroscos....
    Não quer dizer que não dá para fazer trilha assim, mas se você quer fazer trilhas de nível médio/alto, o ideal é ter pneus maiores... principalmente tirlhas onde se tem muitas pedras e as famosas "caixas de ovos"...

    E vai por mim, levantar a viatura e continuar usando pneus pequenos, é muito estranho... a viatura fica muito esquisita, você vai querer trocar os pneus logo! Fica 4 pé de galinha de baixo da viatura...
    tenho uma foto da minha viatura levantada, sem os meus pneus atuais (235/75-15), na época, era do mesmo tamanho do seu, 205/75-15... dá só uma olhada na diferênça de APARÊNCIA...

    Na terceira imagem, um desenho (grosseiro) que mostra mais ou menos isso....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -vitara_pumba.jpg   -dsc02220.jpg   -exemplo.jpg  
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,455
    Agradecimentos: 2
    Só pra polemizar no tópico, hehehe.

    Apenas colocando 2" na suspensão já há benefícios: a altura do chassi levanta, já bate menos caixa de ar, dá pra passar mais tranqüilo em banhados e locais alagados e nos atoleiros o carro já agarra menos nas proteções inferiores ficando só a bola do diferencial traseiro segurando a viatura no atoleiro.

    Mas realmente, pneu 205 com calço de 2" fica feinho e vai dar trabalho em qualquer trilha média. Bota uns 215 ou uns 225 no mínimo pra deixar a viatura um pouco mais alta e mais robusta.

    []´s
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #5
    Usuário Avatar de Ricmarx
    Entrada
    25/03/2008
    Idade
    52
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Sempre pensei que na nomenclatura dos pneus, o primeiro número indicasse largura. Quer dizer que pneus 235 são mais altos que os 205? Vejam o que diz o site da pirelli no arquivo anexo.
    Assim sendo, acho que vou colocar os calços somente quando trocar os pneus. Neste caso, pneus 235 cabem neste tipo de roda (anexo)?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -saiba-.jpg   -viatura.jpg  

  • #6
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    Senhor Ricmarx, o senhor não anda fazendo a lição de casa, hein!...
    Os pneus cabem sim na roda original do Vitara (E isso tem vários tópicos que já citaram).

    Quanto a nomenclatura dos pneus, o que determina a altura do pneu é o segundo 'número'. No seu caso, o seu pneu tem 205mm de largura, 75'%' de altura. Ou seja, ele tem 75%*205mm = 153,75mm de altura.
    Se quiser aumentar a altura do pneu, ou mantém a série '75' e aumenta a largura (ex: 235/75 -> 235*75% = 176,25) ou aumenta a 'série' para algo maior. Como não existem muitas opções de pneus com série diferente de 75% para pneus aro 15... Vais ter que aumentar a largura também.
    Veja que na própria figura ja diz isso tudo (relação entre altura e largura da seção)
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #7
    Usuário Avatar de diogo ludovico
    Entrada
    12/07/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    42
    Posts
    1,266
    Agradecimentos: 0
    è o seguinte:
    205/75/15 =

    205 = (banda de rodagem em mm)
    75 = Porcentagem da banda de rodagem equivalente a altura, ou seja 205*75% = 153,7mm
    15 = Aro da em polegadas

    Se voce colocar um 235, a altura muda junto, pois é dada em porcentagem a banda de rodagem.

    Desculpem se estiver enganado, mas acho que é isso.


  • #8
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    ô Ric...

    vc nao andou procurando direito nao..heheh
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=37954&page=21
    dá uma lida com atencao nesse topico que vc vai entender melhor..

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #9
    Usuário Avatar de Ricmarx
    Entrada
    25/03/2008
    Idade
    52
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Desculpa aí galera, perdoem o calouro...agora tô entendendo melhor...estou aprendendo alguns tópicos por osmose...rs....

    Valeu !!!!

  • #10
    Usuário Avatar de Pedro Varela
    Entrada
    26/09/2007
    Idade
    47
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Ricmarx Ver Post
    Sempre pensei que na nomenclatura dos pneus, o primeiro número indicasse largura. Quer dizer que pneus 235 são mais altos que os 205? Vejam o que diz o site da pirelli no arquivo anexo.
    Assim sendo, acho que vou colocar os calços somente quando trocar os pneus. Neste caso, pneus 235 cabem neste tipo de roda (anexo)?

    Ricmarx

    Por experiência própria, recomendo colocar os da suspensão, o carro fica bem melhor, pois o arrasto diminui bastante em qualquer situação.
    Tive problemas com o escape por duas vezes, agora nem escuto ele raspar.
    Quanto aos pneus, os meus são 205/70/15 são semi-novos por isso ainda não troquei, e não achei que ficou tão feio assim, o resultado compensa, o carro fica bem melhor em qualquer trecho. Um defeito que achei foi que ele fica mais duro, mas só.

    Fica atento pois necessita fazer algumas alterações, ok. pesquisa mais no fórum que todas as duvidas serão esclarecidas.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -trilha-trivial-03.jpg   -trilha-trivial-04.jpg  

  • #11
    Grandes.

    Segue uma foto do Meu vitara com 2" de suspensão e Pneus 235/75 r15

    Eu estou pensando em trocar por pneus 225 ou 215 para melhorar um pouco o desempenho no asfalto. mas algumas pessoas me disseram que isso não iria melhorar em nada a não ser tambem mudar o raio, ou seja, de 75 ir pra 70 por exemplo.

    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -vitara_luis.jpg  
    Já passaram: Niva 1991, Cherokee sport 1997, Vitara 3P 1997 ,Sportage 2011 e Cherokee sport 2000 lift 6" pneus 35

  • #12
    Usuário Avatar de andre veiga
    Entrada
    02/12/2004
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,416
    Agradecimentos: 0
    Luiz,

    Com pneus 215 no lugar dos seus 235 seu carro vai mudar sim, e muito.
    Ele fica beem melhor andando pois ganha em agilidade, é a diferença entre andar de vitara em Ouro Preto e não andar, ou usar apenas a 1a marcha...

    Mas com isso vc perde em altura dos diferenciais ao chao, que é pior para o fora de estrada.
    - SamuCanvas tc 95 - kit X Blq
    - GV 2.0 2D 99 Tração diant. mec, RL AVM

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade