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Tópico: O canister

  • #1
    Usuário Avatar de victorleyton
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    O canister




    Olá pessoal. Comprei um Grand Vitara no inicio do mes, o carro está com motor AP 1.8. Anda bem sem problemas, tenho me divertido tirando os detalhezinhos, mas tem uma que preciso de uma ajuda dos especialistas. O motor é AP 1.8, o tanque é original, o marcador de gasolina no painel simplesmente anda louco, uma hora marca cheio outra hora meio, quando encho o tanque marca 3/4, quando acho que esta na metade marca 1/4. Num site chileno achei os manuais de serviço do Grand Vitara e estava estudando. Acontece que tem um caninho no meu motor que aparece na frente ao lado do filtro de ar e esta desconectado, segui a tal mangueira e ela entra no taqnue de gasolina. Ai estava revisando o manual e do tanque saem quatro
    mangueirinhas:
    > > 1 fuel feed line -
    > > 2 breather hose -
    > > 3 fuel return line -
    > > 4 fuel vapor line (to EVAP canister)
    > >
    > > Suspeito que a mangueira que aparece desligada na frente é a numero 4, do canister.
    As perguntas são as seguintes:
    1. Se for mesmo a magueira do canister, O fato da mangueira estar desligada pode provocar essa leitura errada do marcador de gasolina?
    2. Como tenho um motor ap 1.8, em que lugar posso conectar essa mangueira numero 4 que vai pro EVAP canister?
    > >
    > > Gringo Victor
    > >

  • #2
    Amigo, esta mangueira (fuel vapor line (to EVAP canister) é na verdade o respiro do tanque de combustível. Com certeza o problema com a medição da quantidade de combustivel não ta sendo ocasionada por causa desta magueira mas sim por cauda da boia da bomba de combustível que deve ta com seu sensor(potenciômetro) defeituoso.

  • #3
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    O canister

    Henrique,
    obrigado pela informação. O que faço com o caninho então? Devo lacrar ele como estava, com um parafuso ou tem algum lugar para conectar ele no motor ap 1.8 que tenho, o que vc sugere?
    Quanto à boia,éra isso que eu temia, vou ter que achar uma boia nova, alem do que a troca é meio complicado pois tem que tirar o tanque inteiro.

    Victor

  • #4
    Citação Postado originalmente por victorleyton Ver Post
    Henrique,
    obrigado pela informação. O que faço com o caninho então? Devo lacrar ele como estava, com um parafuso ou tem algum lugar para conectar ele no motor ap 1.8 que tenho, o que vc sugere?
    Quanto à boia,éra isso que eu temia, vou ter que achar uma boia nova, alem do que a troca é meio complicado pois tem que tirar o tanque inteiro.

    Victor
    Amigo, se for o respiro mesmo ele deve ficar desobstruido(aberto) mas numa posição que não entre agua!

    Não precisa tirar o tanque para trocar a boia, existe uma abertura em baixo do banco de trás onde se pode tirar a boia e a bomba de dentro do tanque.

  • #5

    gran vitara

    Seu gran vitara, foi adaptado motor ap 1.8, mas o cambio quel é? Mecanico ou automático. Poderia informar? Minha irmão tem um 99 5p 2.0 16v automático, e o bloco foi para retifica sendo "quase" condenado". Fizemos várias soldas nele pois é de aluminio, nossa saída futuramente é a troca de motor, mas como fica em relação ao cambio?


    sds


    Breno

  • #6
    essa mangueira realmente vai para o Cânister, que é exatamente um lugar onde os gases do tanque são absorvidos e não deixam dar aquele cheiro característico de gasolina.... Se você nao quer ter esse tipo de cheiro, deixa o cano como tá... o certo seria ele ir para um reservatório redondo preto, onde teria um retorno para o próprio tanque...

    Isso certamente nao esta causando essa leitura errada.... deve ser realmente a boia....

    abs

  • #7
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    O canister

    Pois é amigos,

    Respondendo a alguns questionamentos:
    o motor é o VW de Santana 1.8 , até onde sei o cambio é o original do GV V6, não sinto nada diferente, o motor puxa muito bem e a caixa tambem está se comportando sem problemas. O carro é um VG V6, cambio mecanico, 05 portas.

    De baixo do banco do passageiro não tem nenhuma abertura, tampa ou outra forma de chegar na boia. Como o tapete é novo vou cortar ele com um estilete e ver se o tal de acesso à boia está mais atras.

    Quando comprei a embreagem estava ruim, ai foi colocada embreagem nova, adaptação de palio, ficou legal. O unico é um barulho baixo que para quando pisa na embreagem.

  • #8
    Acho que para chegar na boia e na bomba de combustível, só descendo o tanque.....

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