Olá pessoal. Comprei um Grand Vitara no inicio do mes, o carro está com motor AP 1.8. Anda bem sem problemas, tenho me divertido tirando os detalhezinhos, mas tem uma que preciso de uma ajuda dos especialistas. O motor é AP 1.8, o tanque é original, o marcador de gasolina no painel simplesmente anda louco, uma hora marca cheio outra hora meio, quando encho o tanque marca 3/4, quando acho que esta na metade marca 1/4. Num site chileno achei os manuais de serviço do Grand Vitara e estava estudando. Acontece que tem um caninho no meu motor que aparece na frente ao lado do filtro de ar e esta desconectado, segui a tal mangueira e ela entra no taqnue de gasolina. Ai estava revisando o manual e do tanque saem quatro
mangueirinhas:
> > 1 fuel feed line -
> > 2 breather hose -
> > 3 fuel return line -
> > 4 fuel vapor line (to EVAP canister)
> >
> > Suspeito que a mangueira que aparece desligada na frente é a numero 4, do canister.
As perguntas são as seguintes:
1. Se for mesmo a magueira do canister, O fato da mangueira estar desligada pode provocar essa leitura errada do marcador de gasolina?
2. Como tenho um motor ap 1.8, em que lugar posso conectar essa mangueira numero 4 que vai pro EVAP canister?
> >
> > Gringo Victor
> >
Amigo, esta mangueira (fuel vapor line (to EVAP canister) é na verdade o respiro do tanque de combustível. Com certeza o problema com a medição da quantidade de combustivel não ta sendo ocasionada por causa desta magueira mas sim por cauda da boia da bomba de combustível que deve ta com seu sensor(potenciômetro) defeituoso.
Henrique,
obrigado pela informação. O que faço com o caninho então? Devo lacrar ele como estava, com um parafuso ou tem algum lugar para conectar ele no motor ap 1.8 que tenho, o que vc sugere?
Quanto à boia,éra isso que eu temia, vou ter que achar uma boia nova, alem do que a troca é meio complicado pois tem que tirar o tanque inteiro.
Henrique,
obrigado pela informação. O que faço com o caninho então? Devo lacrar ele como estava, com um parafuso ou tem algum lugar para conectar ele no motor ap 1.8 que tenho, o que vc sugere?
Quanto à boia,éra isso que eu temia, vou ter que achar uma boia nova, alem do que a troca é meio complicado pois tem que tirar o tanque inteiro.
Victor
Amigo, se for o respiro mesmo ele deve ficar desobstruido(aberto) mas numa posição que não entre agua!
Não precisa tirar o tanque para trocar a boia, existe uma abertura em baixo do banco de trás onde se pode tirar a boia e a bomba de dentro do tanque.
Seu gran vitara, foi adaptado motor ap 1.8, mas o cambio quel é? Mecanico ou automático. Poderia informar? Minha irmão tem um 99 5p 2.0 16v automático, e o bloco foi para retifica sendo "quase" condenado". Fizemos várias soldas nele pois é de aluminio, nossa saída futuramente é a troca de motor, mas como fica em relação ao cambio?
essa mangueira realmente vai para o Cânister, que é exatamente um lugar onde os gases do tanque são absorvidos e não deixam dar aquele cheiro característico de gasolina.... Se você nao quer ter esse tipo de cheiro, deixa o cano como tá... o certo seria ele ir para um reservatório redondo preto, onde teria um retorno para o próprio tanque...
Isso certamente nao esta causando essa leitura errada.... deve ser realmente a boia....
Respondendo a alguns questionamentos:
o motor é o VW de Santana 1.8 , até onde sei o cambio é o original do GV V6, não sinto nada diferente, o motor puxa muito bem e a caixa tambem está se comportando sem problemas. O carro é um VG V6, cambio mecanico, 05 portas.
De baixo do banco do passageiro não tem nenhuma abertura, tampa ou outra forma de chegar na boia. Como o tapete é novo vou cortar ele com um estilete e ver se o tal de acesso à boia está mais atras.
Quando comprei a embreagem estava ruim, ai foi colocada embreagem nova, adaptação de palio, ficou legal. O unico é um barulho baixo que para quando pisa na embreagem.