Gostaria de saber se alguem poderia me dar as especificações dos óleos recomendados para o XL7 2.5 01/02. Também estou tendo dificuldade de saber quais filtros de óleo posso usar neste carro. Obrigado antecipadamente pela atenção.
Versão Imprimível
Gostaria de saber se alguem poderia me dar as especificações dos óleos recomendados para o XL7 2.5 01/02. Também estou tendo dificuldade de saber quais filtros de óleo posso usar neste carro. Obrigado antecipadamente pela atenção.
aí Andre, pode ser que não seja o oleo. Pode ser o pescador de oleo dentro do carter que esta emtupido ou mesmo a bomba de oleo sem pressão. Issa atrasaria o envio de oleo as partes altas do motor (valvulas). Nos dois casos é facil de testar, qualquer bom mecanico testa a pressão do oleo e verifica o estado do pescador do carter para vc. se não for isso vc pode testar usar um oleo mais viscoso e ver no que dá.
boa sorte
Oi Wellington,
Obrigado pela dica vou verificar, mas de qualquer maneira só começou a dar barulho depois que passei a usar esse tipo de óleo, pode ser até coincidencia, mas seguro morreu de velho...
Antes desse eu tive um vitarinha 97, e pode ser que tivesse o mesmo problema, o ultimo dono só usava sintético e continuei assim...
Eu sempre usei o semi sintético no meu GV2.0 01 até que com o tempo e a alta quilometragem (120mil), comecou a gastar demais e o motor ficou com uma batidinha mais metalica, mesmo com o carter cheio.
Comecei entao a usar o Lubrax Alta Rodagem SAE 25w50 e o motor ficou mais suave e o consumo de óleo normalizou.
http://www2.petrobras.com.br/produto...ta_rodagem.htm
Fiz certo?
Meu tracker ta com 30.000KM usando apenas ac delco 5w30, um oleo mais fino acho que circula melhor no motor. trocas a cada 5.000 troco filtro sempre e uso o original suzuki.
Fez sim. a partir de 60mil já usaria um oleo mais viscoso que o recomendado...tipo: 15w40. depois dos 80mil km passaria a usar um 20w50. e depois dos 130mil um 25w50.
Agora, isso foi só uma solução paleativa. acho que vale uma revisão no seu motor. se ele nunca foi aberto uma manutenção basica iria minimizar gastos no futuro. revisão nas valvulas do cabeçote, aneis de segmento. talvez possa ser apenas um anel ou folga na valvula e com essa manutenção ele possa rodar mais um 60mil.
É bom lembrar que em alguns motores não é recomendavel usar oleo mais viscoso, isso porque os canais de circulação do oleo são muito finos. assim usar um oleo mais viscoso levaria a uma lubrificação insuficiente. também é bom ficar atento a detelhe como pressão do oleo (diminui com o desgaste da bomba) e limpeza do "pescador" de oleo do carter.
vlw
No meu suzuki vitara 1.6 8v, sempre usei o óleo mineral 10w30 da Lubrax, muito bom, pelo menos aqui na minha região que é muito quente, interior da Bahia.
O manual da Suzuki sabiamente não indica um único tipo de óleo, ele indica varias viscosidades de acordo com o clima onde o carro esta. Todos do tipo multiviscos. Nessa tabela que postaram tem cinco combinações de óleo, indica para ambientes até 30 graus o óleo 5w30. Eu uso esse óleo no meu Jimny 2010. Ele já esta com 90km rodados, mas com troca a cada 5mil. Como não consome muito óleo nem faz barulho continuo usando. Mas com o avançar da quilometragem e aumento das folgas entre as peças no futuro irei passar para um mais viscoso (talvez 15w40). Só não pode jogar um óleo gosto da ideia de óleo muito viscoso, tipo 25w60. Esses óleos são usados no final da vida do carro, quando folgas no anéis e outras peças estão muito altas. Ele "resolve" o problema por um tempo, como é mais viscoso também reduz vazamentos. O problema é que mancais por exemplo são lubrificados por orifícios muito finos, muitas vezes já bem carbonizado pela idade. Assim um óleo mais viscoso terá dificuldade em passar por eles, lubrificando essas peças e aumentando seu desgastes. Assim quando vai fazer a retifica tem que trocar mais do que deveria.