x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 33

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    08/01/2008
    Agradecimentos: 0

From Portugal - Supercharger - Ajuda

Sou o Fernando Coelho e sou o feliz dono de um Samurai 1300i de 1996.

O meu hobbie é alterar o meu samuka, como ele e eu sofremos!!!!!

Usuário
    Entrada
    08/01/2008
    Pessoal agora precisava da vossa ajuda

Comprei um supercharger eaton m45 e queria colocá-lo no meu samurai.

Em portugal há pouca experiencia (ou nenhuma) nesta transformação mas sei que aí no brasil isso se tem feito.

O meu carro é de 1996, 1300 i com injecção monoponto.
    Preciso de saber o que se tem de alterar a nível de injecção e como.
    Tambem precisava de saber qual o diametro da poli que se deve instalar para ficar com uma pressão perto dos 0,5 bars e onde devo colocar a poli - no veio da cambota ou no veio do alternador?

Amigos preciso urgentemente de ajuda.

Usuário Avatar de EduPuga
    Entrada
    20/04/2004
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Fernando,

dá uma olhada no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=35800
    as vezes lá o pessoal pode sanar sua duvidas.

Abraços,
    EduPuga
    Sidekick 93 +2 Suspensão, 235 BFGoodrich, PX.

Banido
    Entrada
    29/07/2006
    FCoelho,
    bem-vindo e boa sorte.
    Um abraço.
    Antonio.

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 6
    Fcoelho,.

o Eaton M45 receio ser muito grande p/ um motor 1.3, o ideal seria o modelo M24 que aqui no brasil equipa os Ford Fiesta 1.0cc

talvez voce alterando bastante a relacao das polias possa adaptar o M45 de modo a funcionar bem com um motor 1.3... mas só testando p/ ver

boa sorte

T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

Usuário
    Entrada
    08/01/2008
    Fabi

Em Portugal não sairam esses carros pequenos da Ford com esse compressor.

Aqui se arranja o eaton M45 que dá para entre 1000 e 2000 cm3.

De qualquer modo o compressor já eu tenho.-

Continnuo é precisando de ajuda para resolver o problema da injecção.
    Será que nesse grande país não há ninguem que já tenha feito esta alteração?

Preciso de ajuda

FC

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Agradecimentos: 94
    Citação Postado originalmente por fcoelho Ver Post
    Pessoal agora precisava da vossa ajuda

Comprei um supercharger eaton m45 e queria colocá-lo no meu samurai.
    Em portugal há pouca experiencia (ou nenhuma) nesta transformação mas sei que aí no brasil isso se tem feito.

O meu carro é de 1996, 1300 i com injecção monoponto.
    Tambem precisava de saber qual o diametro da poli que se deve instalar para ficar com uma pressão perto dos 0,5 bars e onde devo colocar a poli - no veio da cambota ou no veio do alternador?

Amigos preciso urgentemente de ajuda.
    Bem vindo ao grupo fcoelho. Porquê você não se filia também ao grupo www.suzukioffroad.com.br. que aqui no Brasil também é muito conhecido ( é o maior site sobre Suzukis do Brasil pois é específico para Suzukis) e lá também há muitas pessoas com conhecimento de Samurais. Talvez o pessoal de lá também possa te ajudar. Na minha opinião quanto mais informação melhor. Abçs. Válter
    4X4 Brasil Razão: ...........................................

Comprei um supercharger eaton m45 e queria colocá-lo no meu samurai.Em portugal há pouca experiencia (ou nenhuma) nesta transformação mas sei que aí no brasil isso se tem feito
    Por aqui também são poucos que fazem adaptações bem feitas, já que a prática mais comum fica por conta dos turbo-compressores, e para tornar a adaptação mais fácil, antes de mais nada é preciso entender pelo menos duas características deste tipo de compressor:

1º Deslocamento volumétrico: que em outras palavras, é a capacidade de bombeamento do compressor. Normalmente isso é expresso em polegadas cúbicas de deslocamento por revolução do seu eixo, e os fabricantes geralmente fazem esta indicação no próprio código do compressor.
    Por exemplo, o Eaton M24 é capaz de deslocar 24pol³/rev já para o M45 este valor é de 45pol³/rev, e com essa indicação já é possível brincar com números.
    24pol³ equivalem a 400cm³ por revolução, e 45pol³ a 750cm³
    Seu motor possui deslocamento de 1300cm³, mas como o ciclo é de quatro tempos o deslocamento por revolução é de 650cm³
    Como a sua idéia é alimentar este motor com 0,5bar, podemos dizer que no espaço de 650cm³ serão "socados" 975cm³ de ar (50% à mais sobre a pressão atmosférica) e isso por revolução do motor, e para compatibilizar este valor com o deslocamento do compressor (que é menor por revolução do seu eixo) é só uma questão de calcular o fator de multiplicação
    Para o M24, 975 / 400 = 2,44 e para o M45, 975 / 750 = 1,3
    E com isso chegamos à relação de polias para que estes dois compressores gerem uma pressão de 0,5bar em motor de 1.300cm³, ou seja, para cada revolução do motor o M24 deverá efetuar 2,44rev (relação 1:2,44), e o M45 1,3rev (relação 1:1,3)

2° Eficiência volumétrica: infelizmente a teoria não tem correspondência direta com a prática, já que o bombeamento de ar não é perfeito por causa das perdas por restrição e/ou estanqueidade do compressor, e estas perdas variam em função da velocidade com que o bombeamento é feito, e quanto maior a velocidade (rotação do compressor) menor a eficiência.
    Por sorte, os fabricantes efetuam testes dinâmicos com os compressores justamente para determinar a eficiência volumétrica, e normalmente isso é expresso na forma de gráfico, demonstrando a eficiência versus rotação, e desde que se tenha esta tabela em mãos torna-se fácil corrigir, para a prática, as relações de polia acima encontradas, e inclusive estimar a variação de pressão em função da rotação.
    Não possuo as tabelas da Eaton, mas digamos que o M45 possua uma eficiência volumétrica de 80% em 10.000 RPM
    Então, para atingir uma pressão de 0,5bar com o eixo do compressor em 10.000 teremos que aumentar a relação de polias em 20%, resultando numa relação de 1:1,56
    Com esta relação, com o compressor em 10000RPM haverá pressão de 0,5bar quando o motor estiver em 6400RPM, rotação bem próxima da máxima atingida por este motor, pelo menos considerando o motor como original.
    Só que a coisa não para por aí, já que as tabelas de eficiência levam em conta o compressor com a "boca de admissão aberta", ou seja, sem a existência de dutos ou filtro de ar, e como estas duas coisas também geram restrição e como esta restrição é um tanto quanto complicada para calcular, a relação real só será obtida na base da tentativa e erro, mas os cálculos acima já apresentam uma boa aproximação (com exceção do valor de 80% de eficiência, que foi apenas um chute para tornar o assunto mais compreensível).

Resumo dessa história, é perfeitamente possível utilizar o M45 em motor de 1300cm³. A desvantagem frente ao M24 fica por conta do maior peso e volume, mas em contra-partida existe a vantagem de que o M45 trabalhará em rotação mais baixa (o limite é de 15000RPM) e isso pode representar maior vida útil e inclusive maior eficiência, já que a mesma tem a ver com a rotação do compressor.

Veja bem que tudo foi escrito na base da simplificação, e se eu não escrevi nenhuma bobagem (afinal, são 3:20 da madrugada) acho que é isso.

onde devo colocar a poli - no veio da cambota ou no veio do alternador?
    Isso vai depender da facilidade (ou dificuldade) sobre o acoplamento mecânico entre motor e compressor, que por sua vez pode determinar o uso de mais de uma correia, de polias intermediárias, esticadores de correia e por aí vai.
    Se acionado pelo girabrequim (cambota) ou alternador, tanto faz, o importante é não cometer o mesmo erro elementar que muita gente comete por aqui, que é esquecer do ditado que diz, que "a resistência de uma corrente é igual ao seu elo mais fraco". Na prática isso quer dizer o seguinte, o tracionamento do compressor tem que ser feito por correia(s) com características iguais ou superiores à poli original do eixo do compressor.

Este assunto é igualmente extenso e não menos complicado. No meu site (endereço abaixo, junto a assinatura) encontrará informação sobre dois equipamentos para correção de injeção de combustível (GTi e GIS) o que poderá servir de base para compreender um pouco mais sobre esta necessidade, e se for de seu interesse poderemos conversar sobre isso em outra oportunidade.

.

Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Agradecimentos: 9
    FCoelho... Ate que enfim que está conseguindo saber das informacoes que o queria!!!!!!!!!!!

Abs
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

Citação Postado originalmente por Joao Baeta Ver Post
    FCoelho... Ate que enfim que está conseguindo saber das informacoes que o queria!!!!!!!!!!!

Abs
    Baeta, num pertuba não !!!

Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Fernando Teixeira Ver Post
    Baeta, num pertuba não !!!
    Ih... Nao to pertubando nao... Eu hein?
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem