Powered by vBulletin

troca de óleo da caixa automática

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 13/11/2007, 16:11
    chrisb
    Putz, não sei o que vai rolar com seu câmbio, mas que contaminou o óleo, contaminou. Mais uma vez: Veja este tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=18246
    você vai ver que essas peças do não são caras, quando você sabe o que procurar.

Quando fiz a troca no meu, gastei no total ums R$180 , mas saí bem tranquilo da oficina!

Se eu fosse você parava a viatura o mais rápido possível, e faria tudo da forma correta.... para drenar o óleo TODO (mesmo assim não sairá todo, pois a maior parte do óleo fica dentro do converssor de torque) você tem que desconectar as mangueiras que vão para o radiador de óleo do câmbio, além de tirar o cárter do câmbio.

Dê uma lida no tópico que eu lhe falei, tem muita explicação boa lá.

abs
  • 14/11/2007, 09:13
    Ismar Leal Machado
    Pessoal fui fazer a cotação do filtro e da junta ontém com o Luiz na JORLAN em BH e vcs não vão acreditar ele diz que o filtro custava 386,00 reais e a junta do carter 278,00 fiquei doido afinal estou morando em Aracaju e por aqui não tem. o òleo só para ter noção aqui em Aracaju tem lugar que me pediu 70 reais o litro dizendo que era para C.A. e que era caro mesmo outro me pediu 36,00 e outro a 26,00 reais se não fosse a dica da galera aqui do forum eu teria pago...nossa;;;;
    bom agora vou tentar os telefones de São Paulo que tem nos Tópicos..
    eu ainda estou com Dúvida em uma coisa, será que eu posso usar aquela tal cola ao inves de colocar a junta? um mecanico me disse que não precisava que a junta nem iria estragar tirando a tampa do carter e outro me disse que a cola a apropriada para isto que não tem problema o que vcs acham?
  • 14/11/2007, 11:01
    chrisb
    Já ouví relatos de que aquela cola "elimina-juntas" não serve para isso, logo-logo começa a vazar, e se o mecânico não souber aplicar, pode entrar um pouco pra dentro do câmbio, e aí, fu*** tudo.....
  • 14/11/2007, 11:31
    chrisb
    Outra, não fique somente nesse tópico que lhe passei.... faz uma pesquisa no Forum, com o botão de procura...

abs!
  • 14/11/2007, 11:42
    Ismar Leal Machado
    chrisb, eu fiz isto procurei pelo site o preço da loja em Sp que olhei e bom o tanto do filtro quanto da junta eu vou pedir para mandar via cedex. agora o cara da loja mandou junto uma obs dizendo que o filtro pode ser reaproveitado, da para acreditar nisto?
    bom vou descartar então colocar a cola que substitui a junta..
    qualquer outra informação será bem vinda..
    um abraço fraterno a todos...
  • 14/11/2007, 19:56
    LeonCE
    Newton

Na verdade, foi o GL-4, 75w-90. Amanhã vou em busca do Dexron. Mas vou fazer o seguinte, vou trocar o óleo pelo Dexron sem abrir o carter, depois de 3 dias, faço uma terceira troca para tirar o que ficou do outro. Pelo que eu li no site da Lubrax, a diferença não é tão gritante não.
    O manual diz que são 2.8 litros de óleo quando é desmontado o coletor. Já que coloquei 2L, deve ter ficado +ou - 1L no sistema. Com a segunda troca ficará por volta de 500ml, e na terceira, ele zera.
    Na troca, vou coletar o óleo e examinar se há algum sinal de que houve desgaste. Mas não rodei muito não, uns 10km.

Vamos ver no q dá!
    Leon Jones

Vitara JLX 97 1.6/16V- 5 portas
    Autom.
    Fortaleza - CE
  • 14/11/2007, 20:43
    billj
    Citação:

Postado originalmente por LeonCE Ver Post
    Newton

Na verdade, foi o GL-4, 75w-90. Amanhã vou em busca do Dexron. Mas vou fazer o seguinte, vou trocar o óleo pelo Dexron sem abrir o carter, depois de 3 dias, faço uma terceira troca para tirar o que ficou do outro. Pelo que eu li no site da Lubrax, a diferença não é tão gritante não.
    O manual diz que são 2.8 litros de óleo quando é desmontado o coletor. Já que coloquei 2L, deve ter ficado +ou - 1L no sistema. Com a segunda troca ficará por volta de 500ml, e na terceira, ele zera.
    Na troca, vou coletar o óleo e examinar se há algum sinal de que houve desgaste. Mas não rodei muito não, uns 10km.

Vamos ver no q dá!
    Leon Jones

Vitara JLX 97 1.6/16V- 5 portas
    Autom.
    Fortaleza - CE

Lamento lhe informar, mas você fez uma besteira das grandes............:parede:

Se você colocou 02 litros de óleo para engrenagens " SAE qualquer coisa", pode já desmontar o câmbio do carro, pois terá que remover todo o óleo dalí de dentro, inclusive os +/- 03 litros dentro do conversor.........

Óleo SAE não tem nada a ver com ATF, é muiíssimo mais viscoso e vai entupir as passagens dentro do corpo de válvulas.

SIFU..........:putz:

EDIT: Em tempo, por onde tirou esta teoria de "diluir até zerar " em três passos fáceis???............:rolleyes:

Abraços,

Bill
  • 14/11/2007, 23:14
    regis
    NB...............
  • 15/11/2007, 00:39
    LeonCE
    Hahahaha

A teoria veio dakela parte do cérebro que faz os cálculos do prejuizo!!!
    O óleo que coloquei, para ser mais específico, foi o TUTELA Epyx para câmbio manual.

Pior que amanhã é feriado e ainda vou ter que rodar com ele para comprar o óleo Dexron...

Será que vocês não estão sendo muito catastróficos? Tem que pensar Positivo :P

Valeu pelas informações... agora é oficina... q mer..!
  • 15/11/2007, 09:53
    billj
    Pior que não, amigo, se rodar com este óleo, vai destruir o seu câmbio em muito pouco tempo. Na boa, nem até a oficina rodaria.............

Abraços,

Bill
  • 15/11/2007, 14:47
    LeonCE
    Poisé... ele está na garangem!! Tou procurando uma oficina que trabalhe com câmbio automático em Fortaleza-CE. Se alguém conhecer, por favor, postem aqui na lista.

Valeu aê a todos!!
  • 17/11/2007, 11:28
    LeonCE
    Problema resolvido!!

Levei a viatura para oficina... a primeira me cobrou 278,00 só para fazer o serviço de troca de óleo com a retirada do coletor...
    Fui em outra, de um conhecido, e a troca do óleo + a troca da coifa da hemocinética + troca de filtro de combustível + troca de pastilhas de freio saiu tudo por R$165,00!! (incluindo o valor do filtro de comb.R$27,00, coifa R$13,00, 3 Litros de óleo Dexron II R$14,00 e ainda um filtro de ar da Ecosport para fazer adaptação R$17,00, e mão de obra R$60,00 +descontos).

Apesar do coletor ter sido removido, o mecânico não sabia onde ficava o tal da peneirinha do óleo, eu também dei uma olhada e não vi nenhuma indicação. Havia apenas uma pequena placa preta segura por 4 parafusos dentro do coletor. Não sei se era isso, mas por via das dúvidas, não foi removida, pois o mecânico não entendia de câmbio automático.. vai que tira e não é e dá algum treco maior.

A caixa, aparentemente, não sofreu nenhum dano. Não havia limalha de engrenagens nos ímãs que ficam no fundo do coletor. Mesmo assim, daqui 1 semana , vou fazer a segunda troca para tirar o contaminante que ficou na mangueira que vai para o radiador e que agora está diluído no Dexron.

Ah, dessa vez, foram necessários 3 litros de óleo e não 2.8 como diz o manual!

Boas Trilhas!!
    Leon
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:07.