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  • #1
    Usuário Avatar de Samurai_MOA
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    Arqueamento de feixe!?




    Já to com um Samurai ha alguns meses, o proprietário anterior providenciou o arqueamento dos feixes de mola ao inves de fazer o SPOA...
    Isto é contraindicado para trilhas? Sinto q o curso da suspensão dele é muito curto...

  • #2
    É, arqueamento é gambiarra sim...
    Alem de limitar o curso, logo logo vao voltar
    a como eram antes.
    De perigoso mesmo acho q nao tem nada... Talvez o material das molas fique comprometido pelo arqueamento, ficando mais fraco.

    SPOA nele!!! Com molas novas ne?

    Abracao,

  • #3
    Samurai_MOA,

    O Samurai que vc comprou é de uso diário ????

  • #4
    Visitante
    Arqueamento é besteira! Só esconde que as molas estao ruins, e deixa o carro sem curso de suspensão e duro pra caramba!

    Depois eu vo levar o Samuca ai na sua oficina pra voce dar uma olhada na flexão dele somente com SPOA (sem amort. especiais nem molas), pra voce notar a diferenca...

  • #5
    Usuário Avatar de Samurai_MOA
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    Oi Rafael,
    To com o samuca ha 10 meses e não houve alteração no arqueamento, sei disso pq medi a altura dele para o solo qdo comprei e medi hj novamente e continua a mesma... o q sinto mesmo eh o curso muito curto.

    Eduardo, o samurai eh de uso diario.

    Blz Osvaldo! Tenho interesse em ver como ele fica com o SPOA

    Ae pessoal valew!
    Vou correr atras de uns feixes novos pra fazer o SPOA! Alguém tem alguma dica de onde conseguir?

  • #6
    Eu em particular não faria SPOA no Samurai sendo esse meu carro de uso diário, ouvi falar algumas coisas que não posso confirmar, logo não posso falar, pois não tenho conhecimento para tal, mas quem pode te responder isso é quem já esta usando SPOA, por exemplo o ojaneri.

    Ojaneri ajuda a gente ai !!!

    Pessoal com SPOA vamos relatar o uso do carro no dia a dia e ajudar os amigos. Eu tb não conheço muito do comportamento do carro depois de SPOAdo. Se muda dirigibilidade, se fica um pouco "bobo" ....

    []'s com duvidas e querendo aprender e abrir uma discursão sobre SPOA.

  • #7
    Na verdade andei fazendo uma busca no assunto SPOA e resgatei a seguinte resposta do BILL num dos tópicos:

    (Pela milésima vez.......

    Determine o que quer fazer com o jipe. Escolhe o pneu que quer usar. As modificações são resultado disso.........

    Se vai usar pneu menor de 31" e andar na cidade, fica SPUA. Se o pneu for maior e vai fazer trilha, vai SPOA........

    Abraços,

    Bill )

    Então está ai mais uma resposta ao assunto.
    Quem puder acrescentar algo eu agradeço.

  • #8
    Visitante
    Se for usar pneus menores que 31", realmente não vale a pena fazer SPOA, pq o que voce perde subindo o CG você não ganha na largura do pneu...

    No meu SPOA, eu mantive a barra estabilizadora na dianteira, e o andar na cidade é o mesmo. Claro, andar de jipe, não da pra fazer curvas a mais de 60 km/h

    Agora que to sem a barra estabilizadora (quebrou um suporte) eu noto a diferença, o carro pende bem mais mesmo nas curvas, mas nada que um ajuste na maneira de dirigir não arrume. E olha que ainda tenho que fazer alinhamento/cambagem/balanceamento que como tenho um jogo de aros pra dois jogos de pneus, não quis fazer ainda. E ainda tenho a Z-link bar que não é a mais adequada.

    O que eu acho melhor ao fazer o SPOA é usar um esquema de barra estabilizadora desmontável (que dee pra deixar ela solta, sem influenciar na flexão na trilha ou deixe ela normal, quando tiver no asfalto).

    Agora, com SPOA, não seria interessante trocar as molas não, a não ser que elas estejam quebradas/trincadas, etc. Se elas estiverem quase retas fica ate melhor o carro depois com SPOA, mais macio e com mais flexão, so que bem mais suscetivel a acontecer Axle Wrap.

    []s
    Osvaldo
    Citação Postado originalmente por Eduardo Teixeira
    Eu em particular não faria SPOA no Samurai sendo esse meu carro de uso diário, ouvi falar algumas coisas que não posso confirmar, logo não posso falar, pois não tenho conhecimento para tal, mas quem pode te responder isso é quem já esta usando SPOA, por exemplo o ojaneri.

    Ojaneri ajuda a gente ai !!!

    Pessoal com SPOA vamos relatar o uso do carro no dia a dia e ajudar os amigos. Eu tb não conheço muito do comportamento do carro depois de SPOAdo. Se muda dirigibilidade, se fica um pouco "bobo" ....

    []'s com duvidas e querendo aprender e abrir uma discursão sobre SPOA.

  • #9
    Fala Osvaldo!!

    Cara, so não acho correta tua afirmação de q com a mola reta é melhor...
    Se ela chegou nessa condição é pq perdeu algumas propriedades importantes, podendo até quebrar.

    Recomendo molas novas sim!!! Com segurança nao se brinca!!!

    Abração,

  • #10
    Visitante
    Citação Postado originalmente por Rafael_Reis
    Fala Osvaldo!!

    Cara, so não acho correta tua afirmação de q com a mola reta é melhor...
    Se ela chegou nessa condição é pq perdeu algumas propriedades importantes, podendo até quebrar.

    Recomendo molas novas sim!!! Com segurança nao se brinca!!!

    Abração,
    Rafael, uma coisa é feixe cansado e outra é feixe ruim!

    Bem, pelo sim ou pelo não, agora não importa. Vi o Samuca do Marcelo (que esta inteirão por sinal) e não esta arqueada. Ela esta levemente arqueada, como a mola deve ser.

    É que ele esta acostumado a ver feixes de molas retos dos Samucas (que já estão cansados).

    Já os meus feixes de molas dianteiros estão retos, não por estarem cansados (sao quase 0km) mas por causa do peso do Work 12.000 + parachoque RC...

  • #11
    Visitante
    Rafael, outra coisa...

    Lendo umas revistas velhas vi um Samuca com suspensão de JPX e pensei no Cabrito. Tu quando botar um eixo rígido na dianteira vai trocar a suspensão também por uma outra melhor? Essa seria uma boa

    E outra, se eu fosse você trocaria logo o dianteiro e traseiro por Dana 44 quando o dianteiro abrir o bico

  • #12
    Com certeza pensamos da mesma forma.
    Quando migrar para eixos rigidos, será uma suspensao toda nova, provavelmente já com eixos BEM parrudos. Não vejo razao para usar o eixo dianteiro do samuca feixe, como alguns me sugeriram.

    Do estágio q o Cabrito está agora em diante, não ha mais muito o q fazer... Talvez ele tenha uma"sobrevida" com um kit de 3" de suspensão, mas sei nao...

    O fato é q vou precisar de redução... A logica me manda reduzir a t-case pq se reduzir os diferenciais teria q vender as reducoes na troca de eixos, no futuro. Alem disso, no vitara a redução de t-case so reduz em low.

    O limite q estipulei com os 3K 31" (q tem a medida de um 32" aprox.) se deve ao fato do Cabrito, por hora, ser meu unico veiculo

    Por outro lado, nao seria dificil vender os conjuntos de R&P reduzidos e o bloqueio trazeiro, pois ta cheio de vitara por ai.

    Então esse é meu dilema!!! A ideia é uma suspensao nova com eixos bem fortes para rodar pneus acima de 35".
    Logo tudo gira em torno de quanto tempo isso vai levar para acontecer. Se for demorar muito invisto mais um pouquinho na IFS...

    -Kit de suspensao de 3"
    -diferencial dianteiro de aço
    -reducao de dif.
    -redução de t-case

    Se chego a começar o projeto de uma nova suspensao para o Cabrito agora a patrinha compra um CJ faz a capota com o meu couro!!!
    To me casando esse ano, ai a grana vai ter q ser re-direcionada...
    Apartamento, fogao geladeira...

    Abração,

    Rafael

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