Tenho um Willys 55 Cara de cavalo e estou interessado em trocá-lo por um Samurai 92 ou 93.
Faço alguns passeios (Trilhas) de vez em quando, gostaria de um veículo que me atendesse na trilha e que eu pudesse fazer algumas viagens com a família, do tipo Campinas - Ubatuba - Minas algo em torno de 400 km.
O Samurai atende bem esta necessidade? A manutenção é muito carra?
Qual a velocidade média em pista ??
acho que para seu uso seria melhor o vitara. A diferença de preço nao eh tão grande e o conforto que você terá será bem maior que o samurai. Com o vitara você pode viajar em velocidade normal 100 / 110km/h. O consumo eh razoável. A ultima viagem que eu fiz meu vitara fez entre 10,5 e 11 km/l na estrada, isso com ar-condicionado e direção hidraulica. Só atente para as peças antes da viagem. Faça uma revisão,troque os óleos, troque a correia dentada, verifique os freios, etc. Eh um carro muito bom, mas requer cuidados, uma vez que ja possui em torno 10 anos de idade.
Se vc tá acostumado com o espaço CJ e acha que ele te atende no quesito espaço, não vai sentir muito em relação ao Samurai. O carro é bem apertado e se for levar mulher, filhos, cachorro, gato e passarinho só sobra o bagageiro de teto para por as malas. O Vitara é um pouco mais espaçoso, além de ser realmente mais confortavel.
Não tenho nenhum dos dois e´, melhor dizendo, não tenho nenhum 4x4. Te digo isso pq tô pesquisando qual dos dois comprar.
Boa sorte !
Procure definir bem o terreno de maior uso do veículo, o vitara tem a suspensão muito mais macia, porém é de manutenção mais cara q a do samurai, além da dificuldade de adaptações (o samurai tem a mecanica mais fácil).
Por exemplo, um carro que já tem 10 anos de uso, dentro de pouco tempo terá q fazer serviço de cabeçote. Fiz o do meu samurai e foi necessário subistituir, além dos retentores de valvula (padrão), os guias de valvula, q usei os do motor MWM, pois os guias só estavam a venda na autorizada por um preço exorbitante...
Tenho uma oficina e minha equipe está terminando o motor de um SIDEKICK (1.6 16v - 4 cil) e só quem acompanha uma montagem dessas sabe o quanto é complicado um carro cheio de sensores...
Então, se quiser colocar o carro em trilhas mais pesadas, em minha opinião a melhor escolha seria o Samuca, mas se o uso predominante for na cidade, escolha o Vitara.
djecson,Se vc tá acostumado com o espaço CJ e acha que ele te atende no quesito espaço, não vai sentir muito em relação ao Samurai.
Já tive CJ e dois Samurais: um feixe e outro helicoidal... O CJ tem bem mais espaço do que os Mukas!!!
Postado originalmente por lg_gustavo
O carro é bem apertado e se for levar mulher, filhos, cachorro, gato e passarinho só sobra o bagageiro de teto para por as malas.
Se for levar a mulher, ficam para trás os filhos, cachorro, etc.... Se for levar o cachorro e o gato, ficam a mulher e filhos... Claro: Até consegue-se enfiar um adulto naquele copartimento traseiro, chamado banco, mas ai ficam as malas de toda a turma....
Postado originalmente por lg_gustavo
O Vitara é um pouco mais espaçoso, além de ser realmente mais confortavel.
O conforto da suspensão fica equivalente quando comparamos os Samurais helicoidais (97 em diante) mas ainda se sofre com espaço interno e motor fraquinho (100km/h de cruzeiro e o carro chorando!!!)
Se for para preparar um pouco mais o carro para uma trilhinha, os Muka feixes são mais fáceis em todos os aspectos.
Vitara eu não tive, mas já rodei bastante com o da minha sogra...
8) Posso te dizer que para uso misto é a melhor relação custo beneficio do mercado. Uma delicia de carro (digo jipe... )
Quando falei que o Vitara é mais confortável, tava me referindo ao banco traseiro, que no Samuka é apenas um apelido para aquele negócio atrás do carro e no Vitara é um banco traseiro de fato...
Quando eu disse que não havia tanta diferença no espaço...não disse que é a mesma coisa. Concordo que o CJ é um pouco mais espaçoso, mas que o Vitara é muito mais, acho que vc tb concorda. Comparei o CJ com o Samuka numa loja, analisando o espaço...tô realmente querendo um 4x4...e achei, falando de espaço interno ainda, que os dois são bem próximos. Acho que quem tem um CJ não vai sentir tanta diferença nesse sentido.
Mas aproveitando a sua experiência, que inclusive venho acompanhando nesse forum há algum tempo, te pergunto: o Samuka (ou o Vitara) é um bom carro mesmo ??? Tô meio inseguro... principalmente no que diz respeito a manutenção... Se procurar por minhas INÚMERAS dúvidas quanto ao "meu primeiro 4x4" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3149), vai entender meu desespero, hehehe
[]s desesperados
Na verdade, tenho intenção de comprar o Samuka como um segundo carro e o espaço interno não me encomoda muito. Como participo de apenas alguns passeios meu CJ fica mais na garagem do que rodando, alem do que acabei de fazer o motor dele, ainda falta a parte de funilaria, que estarei fazendo para conseguir um melhor valor na venda.
Pensei no Samurai, por que eu poderia utilizá-lo também no dia dia e para pegar pista é mais seguro e confiável que o Jeep.
Morro de vontade de descer para o Litoral de Jeep, mas 300 km a 70km/h não é fácil.
Neste caso qual dos dois tem a melhor relação custo benefício??
Att. JACK
O Vitara, claro é menos jipe do que o Samurai (projeto diferente) mas aguenta alguns bons abusos. Claro que se a idéia for de fazer trilha pesada todo final de semana, não vai ter bolso que aguente, nem mesmo vai ter carro para rodar todas as segundas-feiras.
Quanto a manutenção, sim existe e sim, é mais cara do que de um carro nacional ou de um jipe mais simplão (ie.: CJ)! Todo carro tem manutenção. Porém é um carro que quebra muito menos do que a maioria dos jipes ou mesmo carros de passeio (se rodar como tal) No final das contas compensa bastante!!!
A propósito, minha opção se não fosse para um diesel, com certeza seria a de um Vitara.
Na verdade, tenho intenção de comprar o Samuka como um segundo carro e o espaço interno não me encomoda muito.
...
Morro de vontade de descer para o Litoral de Jeep, mas 300 km a 70km/h não é fácil.
Neste caso qual dos dois tem a melhor relação custo benefício??
Att. JACK
Jack,
Nesse caso a história muda de figura: Vai de Samurai sem medo. Só uma dica: Como falou do ano 92-93, procure por um 93 e veja se ele já vem com injeção eletrônica.
Bitcho, até agora só tinha visto detalhes sobre a mudança nas molas do Samurai até 96 pro 97 em diante...Feixe pra helicoidais. Obviamente notei também pequenas mudanças externas entre esses dois modelos (lanternas, por exemplo).
Mas vc comentou algo sobre injeção eletrônica... em qual modelo teve mudanças no sistema de injeção, ou melhor dizendo, no motor ???
Essa não é muito bem minha praia não, mas vamos ver o que me lembro:
1993 - Injeção Eletrônica
1996 - Não houve importação oficial (embora existam Samukas 1996 vendidos em 1997 rodando)
1997 - Nova frente, suspensão helicoidal (protótipo para o Jimny), novo painel/interior e mudanças na caixa de câmbio (mais longa)
1998/9 - Final das importações
O motor pelo que sei, é sempre o mesmo 1.3 de 65cv
Sei que tem mais alguns detalhes que diferem os novos modelos de 1997 em diante, mas não sei te precisar quais exatamente são. Fica pros Suzukeiros mais fanáticos.