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Resultados 1 a 8 de 8
  • #1

    Defeito muito estranho




    O marcador de temperatura do meu Vitara enlouqueceu. Ao andar em alto giro, a cerca de 80 - 90 km/h o ponteiro do marcador no painel desce e aponta uma baixa temperatura, quase no início da escala, que volta ao normal ao reduzir o giro ou ficar em ponto morto. Curioso é que se acelerar o motor sem que o veículo esteja andano o problema não ocorre, permanecendo a marcação da temperatura normal. O que entendo é o sensor apenas manda o sinal para o painel, não devendo haver qualquer interferência com o giro do motor, tensão do alternador ou algo parecido. Alguem pode dar alguma dica?

  • #2
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    Regulador de tensão

    Os painéis de instrumentos possuem um regulador de tensão (parece um chip) que mantém constante a tensão de laimentação dos "relógios" independente do sistema elétrico do carro que oscila muito entre 12 a 14,5 Volts.
    Se o regulador estiver ruim, os instrumentos tendem a enlouquecer, pois perdem a referêcnia de uma tensão estabilizada.
    IOutro probelma é mau contato no sensor.
    Enfim, são dicas do que pode estar ocorrendo.

  • #3
    Usuário Avatar de MARCELO VITARA SUBMARINO
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    Citação Postado originalmente por aavr1010 Ver Post
    O marcador de temperatura do meu Vitara enlouqueceu. Ao andar em alto giro, a cerca de 80 - 90 km/h o ponteiro do marcador no painel desce e aponta uma baixa temperatura, quase no início da escala, que volta ao normal ao reduzir o giro ou ficar em ponto morto. Curioso é que se acelerar o motor sem que o veículo esteja andano o problema não ocorre, permanecendo a marcação da temperatura normal. O que entendo é o sensor apenas manda o sinal para o painel, não devendo haver qualquer interferência com o giro do motor, tensão do alternador ou algo parecido. Alguem pode dar alguma dica?
    Não entendo muito desta parte não, mas não seria porque quando o jipe esta em velocidade, o ar frio refrigera o motor fazendo com que a temperatura abaixe. No meu vitara a temperatura sempre fica um pouco abaixo do centro.

    Abs sem saber se esta falando besteira tentando ajudar
    PAJERO FULL 3000 V6 GLS B 3 D - SUBMARINO (M/T, MUD 33", ARB DIANT)
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  • #4
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Citação Postado originalmente por aavr1010 Ver Post
    O marcador de temperatura do meu Vitara enlouqueceu. Ao andar em alto giro, a cerca de 80 - 90 km/h o ponteiro do marcador no painel desce e aponta uma baixa temperatura, quase no início da escala, que volta ao normal ao reduzir o giro ou ficar em ponto morto. Curioso é que se acelerar o motor sem que o veículo esteja andano o problema não ocorre, permanecendo a marcação da temperatura normal. O que entendo é o sensor apenas manda o sinal para o painel, não devendo haver qualquer interferência com o giro do motor, tensão do alternador ou algo parecido. Alguem pode dar alguma dica?
    A temperatura abaixa depois de um tempo a 80-90km/h na estrada ou é coisa imediata?



    O seu carro pode estar sem a valvula termostatica ou ela pode ter travado aberta.

    []'s

    Marcelo

  • #5
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Citação Postado originalmente por MARCELO VITARA SUBMARINO Ver Post
    Não entendo muito desta parte não, mas não seria porque quando o jipe esta em velocidade, o ar frio refrigera o motor fazendo com que a temperatura abaixe. No meu vitara a temperatura sempre fica um pouco abaixo do centro.

    Abs sem saber se esta falando besteira tentando ajudar
    Marcelo

    Mesmo em movimento o motor tem que manter a sua temperatura de operação, caso contrário a vida util é reduzida, e o consumo de combustivel e de óleo lubrificante tende a subir.

    []'s

    Marcelo

  • #6
    Usuário Avatar de Bruno Machado
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    Citação Postado originalmente por Marcelo R. A. da Cunha Ver Post
    ....
    O seu carro pode estar sem a valvula termostatica ou ela pode ter travado aberta.
    ...
    Marcelo
    Isso é o mais provável, válvula travada aberta.
    Com o carro andando em velocidade mais alta, o motor resfria excessivamente, pois a água do circuito de refrigeração está circulando sem parar.
    Quando o carro para, para também a refrigeração excessiva e a temperatura sobe pro normal.

    É bom consertar logo, pois vc fica andando com o motor frio o tempo todo.

    [ ]'s

  • #7
    Usuário Avatar de MARCELO VITARA SUBMARINO
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    Citação Postado originalmente por Marcelo R. A. da Cunha Ver Post
    Marcelo

    Mesmo em movimento o motor tem que manter a sua temperatura de operação, caso contrário a vida util é reduzida, e o consumo de combustivel e de óleo lubrificante tende a subir.

    []'s

    Marcelo
    é isso xará, no meu a temp fica normal o tempo todo. Foi só uma tentativa. Valeu.
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  • #8
    Custo a acreditar que seja a válvula termostática travada. Já havia pensado nisto, mas a velocidade com que o ponteiro desce é incrível, cerca de 2 segundos a partir de uma temperatura normal para um motor aquecido. Para descer tão rápido assim pelo fluxo de água através da válvula, acho que seria necessário um débito gigantesco de água mais fria pelo sistema, o que não acho possível, porém, vou conferir a dita válvula. Onde se localiza o tal regulador de tensão dos instrumentos do painel? Também gostaria de conferir.

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