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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    22/01/2007
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    Question Vitara 97 4p manual ou automático on e off road?




    Pessoal,

    Estou num grande dilema. Estou finalmente entrando no mundo 4x4 (sonho antigo já, desde o colégio...tenho 21 ahn) e estou para adquirir um vitara 97 4p automático ou um mesmo modelo só que manual. A diferença é que o automático é de única dona, a viatura está Lindissíma, cheiro de carro novo e mais barato, já o manual, além de mais caro, está mais "baliado".

    Eu, particularmente, dou preferência para o manual, pois acredito ter melhor desempenho na cidade.

    Agora a grande dúvida é? Será que vou me dar bem com o automático? Para fazer passeios, trilhas leves e trilhas médias, o vitara aguenta? Digo assim, passar por um riozinho, na altura dos pneus, passar por trecho com lama, subidas íngremes...etc...

    Fico aguardando um apoio de vocês.
    l.b.gouveia@hotmail.com

  • #2
    Usuário Avatar de Grassmann
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    Leonardo,

    Em primeiro lugar, tem um botãozinho chamado "procurar" no menu superior. Antes de postar suas dúvidas, seria conveniente realizar uma pesquisa para verificar se alguém já postou algo a respeito.

    No caso específico de câmbio automático em trilhas, existem diversos tópicos. Veja estes:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...o+autom%E1tico
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...o+autom%E1tico
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...o+autom%E1tico
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...o+autom%E1tico

    Se procurar mais, é capaz de achar muito mais tópicos onde o assunto seja abordado.

    Isto posto, vamos à sua resposta...

    A questão de uso de câmbio manual ou automático é puramente de adaptação e preferência do proprietário. Existem aqueles que irão defender o uso de um e aqueles que defenderão o outro.

    Se o câmbio automático aguenta fazer trilhas? Aguenta, e muito bem. Ele é robusto, e no uso pesado consegue evitar trancos que normalmente ocorrem com câmbio manual em trilhas.

    No seu caso, que o uso é mais urbano e menos off-road, qualquer um dos dois atende. O manual te dá um pouco mais de economia. O automático muito mais conforto, principalmente na cidade. Nos passeios que você quer fazer, qualquer um dos dois te atende prontamente.

    Conselho: Leve os dois a um mecânico que trabalhe com 4x4 aí em SP. Procure pelo fórum que você acha vários. Ouça o que ele tem a dizer a respeito da conservação dos dois veículos. E só tome a decisão de compra depois da avaliação técnica. No caso específico do automático, como foi pouco usado, e usado por mulher (que dificilmente engata o 4x4), veja o estado da caixa de câmbio automática, da caixa da reduzida, dos diferenciais (principalmente o dianteiro) e das rodas livres. Certifique-se que está tudo funcionando.

    Pela primeira impressão da descrição que você deu no início do tópico, eu iria de automático. Primeiro: Carro mais conservado e pouco usado. Segundo: Mais barato. Terceiro: Questão pessoal - Eu prefiro automáticos (tenho um exatamente igual - 97 automático 4 portas).
    Leandro J Grassmann
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  • #3
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    Obrigado. Desculpe pelo novo tópico a toa.

    A sua ajuda valeu muito.

  • #4
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    Mais uma dúvida

    Eu andei pesquisando pelo site...

    o suzuki automático em média gasta 7km/l na rua e na estrada 12km/l.

    Vocês acham que GNV é uma boa alternativa?

    Mais uma coisa....

    qual o preço de um parabrisa dianteiro para o suzuki vitara??

    Um grande abraço...

  • #5
    Usuário Avatar de Grassmann
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    Leonardo,

    GNV nos Suzukis é meio problemático. Muitos instaladores não conseguem acertar o carro. Fica ruim. Em muitos casos, queima o sensor MAF, e daí não roda de maneira decente em gasolina. Sei não, eu não colocaria... Mesmo porque precisa rodar muito pra compensar (mais de 25mkm só pra pagar o kit).

    E vem cá, vc acha 7km/l ruim?? Experimente comprar um carro maior, com motor mais forte, dificilmente fará mais do que isso. (Vectra, Astra, ...)

    Pense no seguinte, você está comprando um carro com um bom motor, reduzida, ar condicionado e te leva em qualquer lugar. Não dá pra ser muito econômico... Só pra vc ter uma idéia, a S10 gasolina (4 cilindros) não anda nada e consome 6km/l!

    Pára-brisa dianteiro custa uns R$400 colocado. Fácil de achar, a maioria das casas de pára-brisa tem.
    Leandro J Grassmann
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  • #6
    Usuário Avatar de JOSE CANDIDO
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    ídem : pesquise no site, e tom sua decisao ... fica dificil "fazer essa escolha por voce" , ja que questao de cambio 'muito pessoal .....

    agora, GNV, em suzuki, nao é aconselhavel, com cambio auto entao, esquece ... 7 tá bao demais.... ande mais "de leve" pra fazer 8, é ta otimo !! hehe

    abs
    Pajero Full / Szk Grand Vitara

    POA-RS / BHTE-MG

  • #7
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    Leonardo,
    o problema de comprar o primeiro 4x4 é a ansiedade. Segura a onda que vai aparecer o carro certo. Aqui mesmo no forum sempre aparece carro. São carros de trilha mas pelo menos o pessoal é sincero. Lembre-se que agências vivem de lucrar sobre as vendas. O ideal é comprar de particular. Esse negócio de carro de mulher sendo vendido por agência é enrolada. Eles transferem pra uma laranja pra dar a impressão de que o carro é novo. Daqui a pouco vc estará de carro novo e feliz da vida...
    Falou.

  • #8
    Usuário
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    Estou bem ancioso mesmo. =/....é um sonho de 5 anos já...

    Na verdade o carro é de particular, mas está na loja. Hoje, ligamos para o dono, nem ele ""sabia"" que o carro está com problemas como este.

    Pelo que andei vendo no fórum, trocar a embreagem fica em torno de R$1000 se for original e se for adptada uns R$ 600...Vcs confirmam isso?

    Sou meio leigo no assunto...mas qual a diferenca de troca de cambio e troca de embreagem?

    Se fosse motor seria quanto?

  • #9
    Usuário Avatar de Grassmann
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    Citação Postado originalmente por Pai do Pedro Ver Post
    ..Aqui mesmo no forum sempre aparece carro. São carros de trilha mas pelo menos o pessoal é sincero...
    Opa,

    Quem sabe o Leonardo não compra meu carro?... rsrsrs
    Tá inteiro. Faz trilha sim, mas motor/câmbio/suspensão estão 100%.

    Vitara 97/97 azul, 5 portas, motor 1.6 16V, câmbio automático 4 marchas.
    148.400km rodados, estou com ele desde abril/06 (comprei com 136mkm).

    O que tem pra fazer:
    - Trocar terminais de direção (Tá com folga, mais vai longe ainda)
    - Arrumar uns riscos na lataria (Qual carro de trilha não tem riscos?)
    - Arrumar a buzina (Queimou na última trilha)
    - Trocar o pára-brisa que tá trincado.
    - Trocar o escapamento que já está furado (Vou fazer isso nesta semana).

    O que tem nele:
    - Rádio PX com antena.
    - Pneus 235/75R15 MUD com rodas Mangels 15x7"
    - Calços de suspensão de 2"
    - Proteção de diferencial e câmbio
    - Rádio com MP3 no painel, subwoofer 10" e alto-falantes 6" na traseira
    - Trava carneiro
    - Rack de teto da Ecosport

    As correias (dentada e de acessórios), tensores, pastilhas, óleos (diferenciais e câmbio), velas foram trocados com 136mkm.
    O óleo do cárter troco a cada 5mkm.
    Os pneus estão com 4mkm rodados.
    Visita o mecânico aproximadamente a cada 2 meses, pra ajustes e pequenos reparos pós-trilha.

    Se tô com pressa de vender? Não, nem um pouco. O meu Vitara me atende muito bem. Estou por enquanto cogitando o assunto, pra fazer um upgrade de viatura...

    Se interessar, R$27.500 na mão e o carro rodando...
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

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