Em primeiro lugar, tem um botãozinho chamado "procurar" no menu superior. Antes de postar suas dúvidas, seria conveniente realizar uma pesquisa para verificar se alguém já postou algo a respeito.
No caso específico de câmbio automático em trilhas, existem diversos tópicos. Veja estes:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...o+autom%E1tico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...o+autom%E1tico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...o+autom%E1tico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...o+autom%E1tico
Se procurar mais, é capaz de achar muito mais tópicos onde o assunto seja abordado.
Isto posto, vamos à sua resposta...
A questão de uso de câmbio manual ou automático é puramente de adaptação e preferência do proprietário. Existem aqueles que irão defender o uso de um e aqueles que defenderão o outro.
Se o câmbio automático aguenta fazer trilhas? Aguenta, e muito bem. Ele é robusto, e no uso pesado consegue evitar trancos que normalmente ocorrem com câmbio manual em trilhas.
No seu caso, que o uso é mais urbano e menos off-road, qualquer um dos dois atende. O manual te dá um pouco mais de economia. O automático muito mais conforto, principalmente na cidade. Nos passeios que você quer fazer, qualquer um dos dois te atende prontamente.
Conselho: Leve os dois a um mecânico que trabalhe com 4x4 aí em SP. Procure pelo fórum que você acha vários. Ouça o que ele tem a dizer a respeito da conservação dos dois veículos. E só tome a decisão de compra depois da avaliação técnica. No caso específico do automático, como foi pouco usado, e usado por mulher (que dificilmente engata o 4x4), veja o estado da caixa de câmbio automática, da caixa da reduzida, dos diferenciais (principalmente o dianteiro) e das rodas livres. Certifique-se que está tudo funcionando.
Pela primeira impressão da descrição que você deu no início do tópico, eu iria de automático. Primeiro: Carro mais conservado e pouco usado. Segundo: Mais barato. Terceiro: Questão pessoal - Eu prefiro automáticos (tenho um exatamente igual - 97 automático 4 portas).