x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12

Hybrid View

Usuário Avatar de jackblueyes
    Entrada
    03/01/2006
    Agradecimentos: 0

Bagageiro "Baú" para Vitara Canvas

Olá pessoal,
    Há algum tempo atrás eu postei aqui pedindo uma ajuda com idéias pra fazer um bagageiro pro Vitara Canvas sem furar a lataria. Trocamos algumas idéias e continuei procurando uma forma de conseguir levar alguma bagagem no Canvas, pra poder viajar com a esposa e meu filho de 2 anos.

Bom, no final do ano passado acabei vendo algumas coisas e mudei a idéia do projeto original, e passei a pensar em como fazer uma caixa (baú) que pudesse ser colocada no engate do Vitara (o meu tinha um engate que acho que era original da Suzuki). Cheguei então a idéia de fazer uma caixa e achar uma forma de fixá-la no engate.

Entrei em contato com uma empresa que faz engates aqui em Campinas e juntos chegamos a um projeto pro Vitara.

Foi feito um novo engate para o Vitara, que continua tendo a função normal de engate, porém foi projetado para receber dois tubos que servem de suporte para a caixa.

A caixa foi construída com um tamanho de 60x53x120cm (comprimentoXalturaXlargura), ficando com uma capacidade de aproximadamente 380 litros. Achei que ficou grande quando ví a caixa pronta, mas na primeira viagem já conseguimos enchê-la inteira .

Essa caixa possui duas fechaduras com cadeado, e nela foi montada toda a iluminação e colocada uma nova placa pois a original do carro ficou escondida, fiz o pedido em um despachante e no dia seguinte estava pronta.
    Já testei o baú, numa viagem de Campinas até Caldas Novas, e foi bem tranquilo, com o baú cheio de bagagem. O baú recebeu uma pintura com pó que depois é colocada em um forno, então ficou bastante resistente. Rodei cerca de 1500km com o baú no Vitara.

Achei que ficou uma solução boa para quem sente falta de um “porta-mala”, e no meu caso que pretendo fazer mais passeios com a família do que trilhas acredito que será bastante útil.

Ah, nessa primeira viagem pude ver alguns pequenos inconvenientes do baú:
    - Maior comprimento do Vitara;
    - Ângulo de saída menor (mas pra passeios com família não vejo como um grande problema;
    - Um pouco de barulho.
    - Entrou um pouco de água na viagem, mas as vedações estão sendo conferidas;
    - Se eu precisar trocar o pneu tenho que soltar o baú do engate, para isso usa-se a chave de roda. Com o baú cheio isso pode dar algum trabalho, mas fiz o baú sabendo disso. Ainda não testei pra ver se o estepe saí sem tirar o baú.

Pra retirar o baú é necessário soltar 2 cadeados, isso evita que alguém com uma chave de roda tire ele do suporte e leve embora.

No geral gostei bastante da solução. Resolveu meu problema de bagagem e não tive que furar nada.

Estou postando algumas fotos pra quem tiver interesse. Se quiserem saber mais alguma informação estou a disposição. Pelo que falei com o cara da empresa, ele pode fazer para outros modelos de carros sob encomenda.

Jack
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -bau1.jpg   -bau2.jpg   -bau3.jpg   -bau4.jpg   -bau5.jpg  

Usuário Avatar de JrGurak
    Entrada
    18/07/2006
    Citação Postado originalmente por jackblueyes Ver Post
    - Se eu precisar trocar o pneu tenho que soltar o baú do engate, para isso usa-se a chave de roda. Com o baú cheio isso pode dar algum trabalho, mas fiz o baú sabendo disso. Ainda não testei pra ver se o estepe saí sem tirar o baú.
    Jack,
    Vc pode tentar colocar um suporte de estepe na tampa, na parte de cima,
    e coloca dois amortecedores dos lados para segurar o peso quando estiver com a tampa aberta, vai ficar um pouco mais pesado, mais se fura o pneu
    com a caixa cheia vc ta ...
    Quando não tem eixo não precisa de documentos?
    Ficou joia parabens ...

Jack !

Duas perguntas: não ficou ruim de guiar o jipe com aquele peso suspenso todo deslocado lá atrás, tão longe do eixo do jipe ??? Do ponto de vista de estabilidade do veículo, não me pareceu uma boa.........
    Outra coisa, este baú pode e deve ser considerado como "acessório" do veículo, certo ??? Não rolou problemas com a PRF, uma vez que este teu acessório ultrapassa as medidas externas do veículo, o que é contra a lei ??? Acho que vc. pode ter problemas com os "homi" usando este baú em rodovias.......

[ ]s,
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
    http://oscaminhosdosul.blogspot.com/

Entrada
    03/01/2006
    Olá JrGurak,

Até pensei em colocar o estepe em cima, seria bem mais prático em caso de precisar trocar o pneu, vou ver se dá certo. Quanto ao documento, acredito que não, pois todas as carretas tem eixo, e pagam pedágio e ipva como um veículo normal, esse baú não. Como não vou rodar sempre com o baú, eu teria que tirar o estepe e voltar pro local original quando tirasse o baú.

Arlei, não ficou ruim pra guiar o jipe não, acho que atrapalha menos do que os bagageiros no teto quando se tem um vento lateral, mesmo nas curvas, como disse fiz uma viagem de cerca de 1500km a 90-110km/h sem grandes problemas.
    Quanto a ultrapassar as medidas do veículo, se pegarmos um daqueles suportes de bicicleta que são colocados na bola do engate, e nele colocarmos 3 bicicletas, que é o que cabe, temos um tamanho igual ou até maior que esse baú, além de ficar muitas vezes com parte das rodas pra fora da lateral do carro. Esses suportes as vezes também cobrem parte da placa dos carros e nem tem iluminação adequada, o que não acontece com o baú, pois foi feita toda a iluminação, coloquei aquelas faixas refletivas de lateral de caminhão e um placa original também iluminada.
    Passei por vários postos da polícia rodoviária, inclusive na divisa de sp/mg e mg/go e ninguém me parou (pode ter sido somente sorte).
    No exterior a Thule tem uma solução parecida com essa, e deve começar a vendê-la no Brasil até o meio do ano, então acho que não devo ter maiores problemas. O bom é se houvesse algum lugar pra tirar essa dúvida definitivamente.

Jack

PARABÉNS!!!!!!

Achei genial!!!!!
    Passa logo o telefone da empresa q fez pra vc! hehehe...

abraço!!!!

Entrada
    03/01/2006
    Olá Nathan,
    A empresa que fez chama-se PAES ENGATES, fica em Campinas, tem site www.paesengates.com.br , lá você pode falar direto com o Warli, que é quem fez esse baú. Fone 19 32876535.

Até mais,

Jack

Jack

Achei muito boa sua ideia. Se conseguir legalizar para não ter problema com os homi, melhor ainda...

Eu tenho uma carretinha modelo camping, para resolver o problema do porta-malas do samurai. Mas tenho que gastar mais no pedágio..

Se este modelo for legalizado, vendo minha carretinha e compro uma dessas!!

Abraços
    SAMURAI 93 METAL TOP (PAPALEGUAS I - IN MEMORIAN)
    SAMURAI 93 CANVAS (PAPALEGUAS I - IN MEMORIAN)
    SAMURAI 94 METAL TOP (PAPALEGUAS III) ATUAL

Usuário Avatar de jardass
    Entrada
    11/01/2007
    Puxa como ficou bom! Parece muito bem acabado e a idéia é genial. Parabéns.
    No meu Vitara já havia um rack perfurado e mandei projetar um bagageiro "baú", feito sob encomenda/medida, que se encaixasse no rack. Fiz numa empresa aqui em Fortaleza, a Newtrack (www.newtrack.com.br), mas me parece que ela exporta para todo o brasil. O resultado ficou muito bom! Vou tirar umas fotos e depois postar aqui para vcs darem uma olhada.

Um abraço,

Usuário Avatar de RHL
    Entrada
    27/06/2007
    Local
    norte/MT
    Jack, como está seu baú? vi o tópico e estou muito interessado em fazer um pro meu Feroza... abraços

essa idéia vai pegar!!!

Citação Postado originalmente por jackblueyes Ver Post
    Olá pessoal,
    Há algum tempo atrás eu postei aqui pedindo uma ajuda com idéias pra fazer um bagageiro pro Vitara Canvas sem furar a lataria. Trocamos algumas idéias e continuei procurando uma forma de conseguir levar alguma bagagem no Canvas, pra poder viajar com a esposa e meu filho de 2 anos.

Bom, no final do ano passado acabei vendo algumas coisas e mudei a idéia do projeto original, e passei a pensar em como fazer uma caixa (baú) que pudesse ser colocada no engate do Vitara (o meu tinha um engate que acho que era original da Suzuki). Cheguei então a idéia de fazer uma caixa e achar uma forma de fixá-la no engate.

Entrei em contato com uma empresa que faz engates aqui em Campinas e juntos chegamos a um projeto pro Vitara.

Foi feito um novo engate para o Vitara, que continua tendo a função normal de engate, porém foi projetado para receber dois tubos que servem de suporte para a caixa.

A caixa foi construída com um tamanho de 60x53x120cm (comprimentoXalturaXlargura), ficando com uma capacidade de aproximadamente 380 litros. Achei que ficou grande quando ví a caixa pronta, mas na primeira viagem já conseguimos enchê-la inteira .

Essa caixa possui duas fechaduras com cadeado, e nela foi montada toda a iluminação e colocada uma nova placa pois a original do carro ficou escondida, fiz o pedido em um despachante e no dia seguinte estava pronta.
    Já testei o baú, numa viagem de Campinas até Caldas Novas, e foi bem tranquilo, com o baú cheio de bagagem. O baú recebeu uma pintura com pó que depois é colocada em um forno, então ficou bastante resistente. Rodei cerca de 1500km com o baú no Vitara.

Achei que ficou uma solução boa para quem sente falta de um “porta-mala”, e no meu caso que pretendo fazer mais passeios com a família do que trilhas acredito que será bastante útil.

Ah, nessa primeira viagem pude ver alguns pequenos inconvenientes do baú:
    - Maior comprimento do Vitara;
    - Ângulo de saída menor (mas pra passeios com família não vejo como um grande problema;
    - Um pouco de barulho.
    - Entrou um pouco de água na viagem, mas as vedações estão sendo conferidas;

Pra retirar o baú é necessário soltar 2 cadeados, isso evita que alguém com uma chave de roda tire ele do suporte e leve embora.

No geral gostei bastante da solução. Resolveu meu problema de bagagem e não tive que furar nada.

Estou postando algumas fotos pra quem tiver interesse. Se quiserem saber mais alguma informação estou a disposição. Pelo que falei com o cara da empresa, ele pode fazer para outros modelos de carros sob encomenda.

Jack
    Caramba!!!

Era uma ideia dessas que eu tava precisando.
    eu umaginava fixar uma "cesta" tipo as que colocam nos bugres, para levar caixa termica, cadeiras, guarda-sol, varas de pecas, enfim, coisas leves e estava querendo fixar no local estepe, mas onde coloca-lo, e a pobre da tampa trazeira? será que suportaria o peso? questoes como estas me fizeram desistir,mas...obrigado forum 4x4barasil!!!! e tambem a vc tambem amigo Jack!!!

Usuário Avatar de RHL
    Entrada
    27/06/2007
    Local
    norte/MT
    Essa semana começo os planos para a construção do bau para o meu Feroza. Pra ir pra Ushuaia vou precisar de bastante espaço

abrços

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51

Permissões de Postagem