Olá pessoal,
Há algum tempo atrás eu postei aqui pedindo uma ajuda com idéias pra fazer um bagageiro pro Vitara Canvas sem furar a lataria. Trocamos algumas idéias e continuei procurando uma forma de conseguir levar alguma bagagem no Canvas, pra poder viajar com a esposa e meu filho de 2 anos.
Bom, no final do ano passado acabei vendo algumas coisas e mudei a idéia do projeto original, e passei a pensar em como fazer uma caixa (baú) que pudesse ser colocada no engate do Vitara (o meu tinha um engate que acho que era original da Suzuki). Cheguei então a idéia de fazer uma caixa e achar uma forma de fixá-la no engate.
Entrei em contato com uma empresa que faz engates aqui em Campinas e juntos chegamos a um projeto pro Vitara.
Foi feito um novo engate para o Vitara, que continua tendo a função normal de engate, porém foi projetado para receber dois tubos que servem de suporte para a caixa.
A caixa foi construída com um tamanho de 60x53x120cm (comprimentoXalturaXlargura), ficando com uma capacidade de aproximadamente 380 litros. Achei que ficou grande quando ví a caixa pronta, mas na primeira viagem já conseguimos enchê-la inteira

Essa caixa possui duas fechaduras com cadeado, e nela foi montada toda a iluminação e colocada uma nova placa pois a original do carro ficou escondida, fiz o pedido em um despachante e no dia seguinte estava pronta.
Já testei o baú, numa viagem de Campinas até Caldas Novas, e foi bem tranquilo, com o baú cheio de bagagem. O baú recebeu uma pintura com pó que depois é colocada em um forno, então ficou bastante resistente. Rodei cerca de 1500km com o baú no Vitara.
Achei que ficou uma solução boa para quem sente falta de um “porta-mala”, e no meu caso que pretendo fazer mais passeios com a família do que trilhas acredito que será bastante útil.
Ah, nessa primeira viagem pude ver alguns pequenos inconvenientes do baú:
- Maior comprimento do Vitara;
- Ângulo de saída menor (mas pra passeios com família não vejo como um grande problema;
- Um pouco de barulho.
- Entrou um pouco de água na viagem, mas as vedações estão sendo conferidas;
- Se eu precisar trocar o pneu tenho que soltar o baú do engate, para isso usa-se a chave de roda. Com o baú cheio isso pode dar algum trabalho, mas fiz o baú sabendo disso. Ainda não testei pra ver se o estepe saí sem tirar o baú.
Pra retirar o baú é necessário soltar 2 cadeados, isso evita que alguém com uma chave de roda tire ele do suporte e leve embora.
No geral gostei bastante da solução. Resolveu meu problema de bagagem e não tive que furar nada.
Estou postando algumas fotos pra quem tiver interesse. Se quiserem saber mais alguma informação estou a disposição. Pelo que falei com o cara da empresa, ele pode fazer para outros modelos de carros sob encomenda.
Jack