Coisas de Suzukis. Meu Vitarinha 1992/1993, há dois meses, na cidade de Campo Maior-PI (80 KM da Capital Teresina) ficou estacionado, em funcionamento por uns 10 ou 15 minutos. De repente, minha filhinha de 3 anos estava se esguelando, me chamendo. Fui ver o que era, o carro parecia um forno. E olhe que a intenção era deixar o ambiente agradável pra minha menina, já que a demora seriam minutos. Resultado: queimou o fusível do ar. Alguma coisa errada tem de acontecer para acionar a queima do fusível, mas o quê? Ninguém nunca descobriu. O gás está O.k., todo o sistema O.k, sem vazamentos, foi inspecionado geral... mas NÃO GELA, só ameniza. Acho que vou seguir a idéia de isolar a tubulação do aquecimento, pra ver se melhora, seguindo sugestões de amigos aqui do Fórum. Mas o principal desse anuncio: EVITEM DEIXAR CRIANÇAS DENTRO DO VEICULO. EU TIVE SORTE QUE ESTAVA AO LADO CONVERSANDO COM UM MECANICO E OUVI MINHA FILHA ME CHAMAR. Se eu me afasto demais, não quero nem imaginar o resto. Êta Piauí quente.
Meu vitara atual gela muito e não desliguei nada do A/C. Numa viatura anterior acontecia o seguinte:
- Quando eu ligava o A/C por um periodo muito grande, tipo 1 hora ou mais, geralmente numa viagem, o A/C parava de gelar. Era só desligar o A/C por alguns bons minutos e voltar a liga-lo que tudo voltava ao normal.
Levei a viatura em todos os especialistas em A/C que conhecia, eles faziam todos os testes de vazamentos, etc...e a resposta era sempre a mesma.."...está tudo Ok com o seu A/C, senhor!!...".
Depois de muita procura para resolver o problema, descobri que uma valvula térmica ou termostática que regulava a temperatura do A/C, congelava e travava quando ficava ligada por muito tempo, com isto A/C soprava mas não gelava.
Obrigado pela participação, Fernando Teixeira. Na primeira viagem que fizer a Teresina vou tentar resolver o problema do A/C do meu vitarinha. Ele só esfria e, quando estou no trãnsito, rapidamente a temperatura sobe ao limite, que sou obrigado a desligar. Por falar em temperatura, o meu está sempre na faixa dos 50 a 90% do marcador da temperatura. Isso é normal? Obrigado Edmilson Vitara.
É verdade que o A/C dos suzukis não são uma "brastemp", mas se a caixa do evaporador estiver limpa e o gás legal, esfria direitinho sim.O meu jimny esfria bem, o os samurais que tive também esfriavam.
Obrigado pela participação, Fernando Teixeira. Na primeira viagem que fizer a Teresina vou tentar resolver o problema do A/C do meu vitarinha. Ele só esfria e, quando estou no trãnsito, rapidamente a temperatura sobe ao limite, que sou obrigado a desligar. Por falar em temperatura, o meu está sempre na faixa dos 50 a 90% do marcador da temperatura. Isso é normal? Obrigado Edmilson Vitara.
Não é normal não Edmilson, o meu GV a temperatura sobe até um pouco abaixo dos 50% e fica lá, não importa o que eu faça...
COM CERTEZA NÃO É NORMAL !Todos os suzukis que tive,o ponteiro sempre ficou no meio do mostrador,de dia no sol quente,de noite,na estrada,no trânsito,fazendo trilha,etc,etc,eles nunca subiram,então é bom examinar o sistema de arrefecimento completo(radiador,válvula termostática,vazamentos,parte elétrica,etc).
Como o pessoal ja disse, não é normal, depois de verificar os itens basicos, como nivel da agua, etc, faça uma limpeza do seu radiador que com o tempo acumula muita ferrugem e sujeira na colmeia.
A temperatura do meu Vitara começou a passar da metade, mandei limpar o Radiador que estava com a colmeia com quase 50% sujeira. Com isto a agua não circulava na totalidade e o carro esquentava mais.
Outra coisa que faz o A/C não gelar é falta de agua no sistema, radiador vazio, etc.
O ar do meu samuka gela muito!, não posso reclamar, mas gostaria de aproveitar para perguntar se tem como melhorar a circulação de ar quando posicionada para "externo", pois quando coloco para pegar ar de fora, mesmo com o botão em ar frio, só consigo um "bafo" quente, e quando coloco para recircular o ar o ar sai gelado, como se o ar estivesse ligado.
Estou falando da circulação de ar com o ar condicionado desligado.
Para aproveitar o tópico!! E a estada do meu samuka na oficina!!!
Alguém aqui já desmontou a caixa que fica abaixo da entrada de ar do samurai!?
E que quando chove forte tem entrado um pouco de água no lado do passageiro!!! Já olhei o fundo do carro e esta perfeito não tem furos... testei com um pet de 2lts e ví que é elí por cima que entra água!
Se alguém tiver alguma idéia por favor me avise ok!
Abraços do Mineiro!!!
SW4 1999 3.0D (Drive a legend!) Ex-Samurai, 93 "Delicado" - X-Crawler in side - Ex-Vitara Oz, 92 (Australia) Ex-Niva, 92 "Mercúrio"
Para aproveitar o tópico!! E a estada do meu samuka na oficina!!!
Alguém aqui já desmontou a caixa que fica abaixo da entrada de ar do samurai!?
E que quando chove forte tem entrado um pouco de água no lado do passageiro!!! Já olhei o fundo do carro e esta perfeito não tem furos... testei com um pet de 2lts e ví que é elí por cima que entra água!
Se alguém tiver alguma idéia por favor me avise ok!
Abraços do Mineiro!!!
Duas hipóteses:
Se realmente entra água pela caixa do ar pode ser que o dreno esteja entupido (parece que o acesso dele fico no cofre do motor, na parede corta-fogo). É só dar uma limpeza no locar que resolve.
Se não for na caixa, tem grande chance da água estar entrando pela borracha do parabrisa. Acontecia isso com o meu, coincidentemente também no lado do passageiro. Resolvi fazendo uma calafetação em uma loja especializada em para-brisas.