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Convex Datacenter
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  • #1
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    Calços de Carroceria - Samurai




    Pessoal,

    Semana passa instalei um jogo de calços de carroceira no meu Samurai, de 2 polegadas.

    Não tinha me atentado a um detalhe, e me surpreendi ao ver que a carroceria se afastou do para-choque dianteiro, ficando um vão entre os dois. Claro, o para-choque segue a continuação das longarinas, e como o calço é pra carroceria, tinha que ficar esse vão mesmo.

    O para-choque traseio continuou colado na carroceria, sem problemas, pois o mesmo não segue as longarinas do chassi.

    Enfim, ficou um pouco estranho e queria saber do pessoal que já instalou os claços se alguém já fez alguma adaptação para cobrir esse vão com borracha ou outro material.

    Abraços,

    Vitor

  • #2
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    Vitor,

    Também tenho um Samurai 97 e tive o mesmo mo problema!!!
    Como solução instalei o parachoque da RC, mas criei um outro problema, com o peso do parachoque a frente do meu Samurai ficou rebaixada.
    Tive que substituir as Molas dianteiras.
    Utilizei as Molas Traseiras do Voyage (para Kit GNV) e solucionei o problema. Também substitui os amortecedores e ficou bem legal.
    Vc mexeu na suspensão do seu Samurai?

  • #3
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    Pessoal,

    Tem um artigo do Felipe Marx com dicas e soluções interessantes para o problema do parachoque e outros.

    http://suzukioffroad.com.br/index.ph...d=64&Itemid=33



    [ ]s

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Edu Brandão Ver Post
    Vitor,

    Também tenho um Samurai 97 e tive o mesmo mo problema!!!
    Como solução instalei o parachoque da RC, mas criei um outro problema, com o peso do parachoque a frente do meu Samurai ficou rebaixada.
    Tive que substituir as Molas dianteiras.
    Utilizei as Molas Traseiras do Voyage (para Kit GNV) e solucionei o problema. Também substitui os amortecedores e ficou bem legal.
    Vc mexeu na suspensão do seu Samurai?
    Edu, tudo bem?

    Cara, não mexi na suspensão não, só instalei os calços mesmo. E Você, mexeu na suspensão? Fez o que? Como levantar a suspensão dos Samucas com molas helicoidais?

    Vc tem fotos do seu Samuca com o parachoque da RC4x4? Se tiver manda ae. Não tinha pensando nisso tbm, mas realmente deve haver uma diferença brutal de peso entre o parachoque original (plástico) e o da RC.

    Foda, a galera propõe algumas adaptações, inventa acessórios, mas não alertar sobre as adpatações necessárias que se tem que fazer para instalá-los, ou quais os seus efeitos. Parece simples comprar os calços e instalar, comprar o parachoque e instalar, mas ninguém alerta sobre as consequências e as outras alterações posteriores que se tem que fazer.

    Além do problema do vão existente entre o parachoque e a carroceria, tive outro problema. Com a suspensão da carroceria as alavancas de câmbio e tração/redução esbarravam na lataria. Resultado, não conseguia engatar as marchas para baixo (2ª, 4ª e Ré) e nem engatar a tração 4x4. O pior foi que nem meu mecânico se ligou disso. Instalou os calços e não testou o carro. Quando fui buscar o carro na oficina, numa sexta-feira às cinco e meia da tarde, percebi que não engatava as marchas. Fiquei até às oito da noite esperando o mecânico solucionar o problema, recortando parte da carroceria e realizando algumas alterações nos ângulos da alavanca da tração.

    Não quero criar polêmica, mas acho que não basta inventarem soluções, criarem novos acessórios, e ao mesmo tempo criarem outros tipos problemas. Pelo menos os inventores deveriam nos avisar / alertar sobre quais as consequências e quais são as alterações complementares necessárias para solucioná-las.

    Dessa forma a gente pode pensar com calma, ponderar (inclusive $$) e ver se vale a pena, em determiando momento, fazer aquilo que a gente pretende alterar nos nossos 4x4.

    Que amortecedores Você usou? Tô precisando trocar os meus tbm.

    Abraços,

    Vitor

  • #5
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    Citação Postado originalmente por lg_gustavo Ver Post
    Pessoal,

    Tem um artigo do Felipe Marx com dicas e soluções interessantes para o problema do parachoque e outros.

    http://suzukioffroad.com.br/index.ph...d=64&Itemid=33



    [ ]s
    Vale dica....

    Abraço,

    Vitor

  • #6
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    Citação Postado originalmente por vnogueira Ver Post

    ...

    Foda, a galera propõe algumas adaptações, inventa acessórios, mas não alertar sobre as adpatações necessárias que se tem que fazer para instalá-los, ou quais os seus efeitos. Parece simples comprar os calços e instalar, comprar o parachoque e instalar, mas ninguém alerta sobre as consequências e as outras alterações posteriores que se tem que fazer.

    Além do problema do vão existente entre o parachoque e a carroceria, tive outro problema. Com a suspensão da carroceria as alavancas de câmbio e tração/redução esbarravam na lataria. Resultado, não conseguia engatar as marchas para baixo (2ª, 4ª e Ré) e nem engatar a tração 4x4. O pior foi que nem meu mecânico se ligou disso. Instalou os calços e não testou o carro. Quando fui buscar o carro na oficina, numa sexta-feira às cinco e meia da tarde, percebi que não engatava as marchas. Fiquei até às oito da noite esperando o mecânico solucionar o problema, recortando parte da carroceria e realizando algumas alterações nos ângulos da alavanca da tração.

    Não quero criar polêmica, mas acho que não basta inventarem soluções, criarem novos acessórios, e ao mesmo tempo criarem outros tipos problemas. Pelo menos os inventores deveriam nos avisar / alertar sobre quais as consequências e quais são as alterações complementares necessárias para solucioná-las.

    Dessa forma a gente pode pensar com calma, ponderar (inclusive $$) e ver se vale a pena, em determiando momento, fazer aquilo que a gente pretende alterar nos nossos 4x4.
    Vitor,

    Tente usar o link abaixo antes de sua próxima empreitada no jipe...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php

    ...tenho certeza que os terríveis problemas causados no BL não teriam sido evitados, mas pelo menos seriam previstos... Antes de fazer o BL na minha viatura eu já tinha visto tudo isso aqui...

    Procure sempre também pesquisar em outras fontes, como por exemplo no site que postei aqui no tópico anteriormente.

    Outra dica: sempre pondere bem o que você ver escrito por aí... tem muita "abobrinha" e muitas opniões pessoais...

    [ ]s

  • #7
    Usuário Avatar de Edu Brandão
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    Vitor,

    Realmente quando você começa a fazer adaptações uma coisa puxa a outra.
    Quando se coloca os Calços na carroceria realmente tem de se mexer na Alavanca da Reduzida.
    A princípio antes de fazer qualquer alteração no Jeep é melhor pesquisar bem e medir se vale a pena para o fim que você pretende, pois as alterações impactam no funcionamento do Jeep. Como utilizo o meu Jeep em Trilhas e Viagens, sempre fico dosando as alterações, as vezes opto por perder em algumas coisas para não alterar outras.
    Mesmo com os Calços na Carroceria vc não aumenta o vão livre do Samurai, pois vc 'sobe" apenas a carroceria e aí não tem jeito, se quiser um vão livre maior tem de mexer na suspensão.
    O Samurai não tem regulagem de Kaster e até 2" vc pode levantar sem se preocupar com a correção, o que torna a adaptação muito maior.
    No meu caso na suspensão substitui as Molas Originais pelas Molas Traseiras do Voyage (Kit GNV R$ 76,00 o par) e coloquei os amortecedores traseiros da Pickup Corsa (tem que fazer a adaptação da Base). Fiz este Trabalho na Alternativa 4x4 e ficou bem bacana. Agora vou colocar os Calços na Traseira e acho que para os meus objetivos é o suficiente.
    Estou rodando com Pneus Black Star (Geninho 1001) 215x75x15 .
    Tá bem legal o Jeep, não tenho fotos aui, mas vou providenciar.

    Abraço,

    Eduardo

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Edu Brandão Ver Post
    Vitor,

    Realmente quando você começa a fazer adaptações uma coisa puxa a outra.
    Quando se coloca os Calços na carroceria realmente tem de se mexer na Alavanca da Reduzida.
    A princípio antes de fazer qualquer alteração no Jeep é melhor pesquisar bem e medir se vale a pena para o fim que você pretende, pois as alterações impactam no funcionamento do Jeep. Como utilizo o meu Jeep em Trilhas e Viagens, sempre fico dosando as alterações, as vezes opto por perder em algumas coisas para não alterar outras.
    Mesmo com os Calços na Carroceria vc não aumenta o vão livre do Samurai, pois vc 'sobe" apenas a carroceria e aí não tem jeito, se quiser um vão livre maior tem de mexer na suspensão.
    O Samurai não tem regulagem de Kaster e até 2" vc pode levantar sem se preocupar com a correção, o que torna a adaptação muito maior.
    No meu caso na suspensão substitui as Molas Originais pelas Molas Traseiras do Voyage (Kit GNV R$ 76,00 o par) e coloquei os amortecedores traseiros da Pickup Corsa (tem que fazer a adaptação da Base). Fiz este Trabalho na Alternativa 4x4 e ficou bem bacana. Agora vou colocar os Calços na Traseira e acho que para os meus objetivos é o suficiente.
    Estou rodando com Pneus Black Star (Geninho 1001) 215x75x15 .
    Tá bem legal o Jeep, não tenho fotos aui, mas vou providenciar.

    Abraço,

    Eduardo
    Edu,

    Tbm uso pneus 215/75/15 (BF MUD Goodrich) e meu maior problema é o vão solo-diferencial muito baixo. Levantar a suspensão não resolveria esse problema, teria mesmo é que colocar um jogo de pneus maiores.

    Mas enfim, qto vc gastou para erguer a suspensão (m.o. + peças)? Com os calços e com a suspensão levantada, quantos metros seu Samurai tá medindo?

    Posta fotos ae...

    Abraço,

    Vitor

  • #9
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    Vitor,

    Visualmente aumentou bastante, mas não sei de falar em Metros.
    É outro carro.
    Vou tirar uma Foto e posto aqui na semana que vem!!!
    Vc sabe de alguém que tem os Calços traseiro do Samurai para vender?
    També serve alguma pessoa que Trabalha com Usinagem, pois tenho o desenho dimensional dos Calços.

  • #10
    Citação Postado originalmente por vnogueira Ver Post
    Pessoal,

    Semana passa instalei um jogo de calços de carroceira no meu Samurai, de 2 polegadas.

    Não tinha me atentado a um detalhe, e me surpreendi ao ver que a carroceria se afastou do para-choque dianteiro, ficando um vão entre os dois. Claro, o para-choque segue a continuação das longarinas, e como o calço é pra carroceria, tinha que ficar esse vão mesmo.

    O para-choque traseio continuou colado na carroceria, sem problemas, pois o mesmo não segue as longarinas do chassi.

    Enfim, ficou um pouco estranho e queria saber do pessoal que já instalou os claços se alguém já fez alguma adaptação para cobrir esse vão com borracha ou outro material.

    Abraços,

    Vitor

    >>>Fala Vnogeira,
    >>Estou precisando erguer a carroceria do meu Samurai e pensei nestes calços de 2 polegadas...
    >>Oq vc precisou mudar no carro?
    >>Barra de direção? Flexiveis do freio?... Oq mais?
    >>Onde encontro esses calços, e q_nto vc pg???
    >>Agradeço desde já!!!
    >NETO

  • #11
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    Vitor,

    Visualmente aumentou bastante, mas não sei de falar em Metros.
    É outro carro.
    Vou tirar uma Foto e posto aqui na semana que vem!!!
    Vc sabe de alguém que tem os Calços traseiro do Samurai para vender?
    També serve alguma pessoa que Trabalha com Usinagem, pois tenho o desenho dimensional dos Calços.

    Edu,

    Vc precisa dos calços traseiros originais?

    Abraço,

    Vitor

  • #12
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    Citação Postado originalmente por FernandoNETO Ver Post
    >>>Fala Vnogeira,
    >>Estou precisando erguer a carroceria do meu Samurai e pensei nestes calços de 2 polegadas...
    >>Oq vc precisou mudar no carro?
    >>Barra de direção? Flexiveis do freio?... Oq mais?
    >>Onde encontro esses calços, e q_nto vc pg???
    >>Agradeço desde já!!!
    >NETO
    E ae Fernando, blz?

    Cara, eu comprei os calços na RC4x4 (www.rc4x4.com.br), aqui em SP. Quando comprei custavam R$ 180,00 à vista para retirada na loja. Como estava enrolado comprei por intermédio do meu mecânico e mandei buscar lá, paguei R$ 200,00 (R$ 180,00 + R$ 20 motoboy).

    Pelo que me lembro as adaptações necessáris foram: prolongamento da barra de direção, troca de algumas mangueiras, extensor do bocal do tanque de gasolina, corte da lata e alteração do ângulo da alavanca de tração. Flexíveis do freio não lembro, se foi feito meu mecânico não me falou...Acho que só!

    Abraço,

    Vitor

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