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Convex Datacenter
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  • #1

    Question Suspensão de feixe de mola no Samurai 1997 pode???




    Olá pessoal,

    Tenho uma dúvida besta! (alias toda dúvida é besta!!!hehehe)
    É possível colocar feixe de molas no Samurai modelo 1997???
    Se sim, quanto acham que ficaria a brincadeira!?

    Sei que com o feixe de mola ele fica mais duro!!! Melhor pra trilha...
    Mas será que posso deixar com as molas helicoidais e mais o feixe de mola?
    Andei olhando um Samurai assim pra comprar, mas ele é 1993 que foi colocado molas helicoidais de D-20 + o feixe original(sem uma lâmina!!!) Eitâ Ganbiarra!

    E aproveitando o espaço.... os amortecedores. Vale a pena colocar amortecedor de F-1000 ou de S-10?

    Eitâ confusão Braba heim!!!

    Abraços

  • #2
    Minero,

    Vc pode tudo mas ai é gastar uma grana para fazer um downgrade no samuka!!

    Amortecedor não é tão simples. Precisa ter dimensão fechada e aberta compatíveis com o carro.

    Tem outras soluções para deixar ele duro. Viagra não adianta!!!!

    Mas a galera do forum manja mais do que eu para dar as dicas.

    Na traseira é fácil (ops!) É só colocar amortecedor dimensionado. Tem várias marcas disponíveis com regulagem por nitrogênio ( Meu Samuka tem um par e é muito bom).

    Na dianteira é encrenca. Tem que mudar a configuração da mola/amortecedor.

    Veja: http://paginas.terra.com.br/lazer/saindodaestrada/

    Abraços

  • #3
    Usuário Avatar de AlemãoRS
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    O que pretende colocando feixe?Levantar ele?
    Olha esse tópico aqui e ve se isso não te atende.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=22195

  • #4
    Alemão,

    A idéia é deixar ele mais duro e confiante nas trilhas!!!
    Até porque feixe de mola é bem amis dificil de estragar.... e aguenta mais os pulos! As molas tenho receio de arrebentar elas quanto for fazer uma voltinha mais rápida em meio as poças de lama nos canaviais aqui da região....

    O niva já tava até torto de "fraqueza" nas molas

    Tezoken,

    Como disse ao alemão... a idéia de fazer um downgrade no samuka seria para aprvetar o conforto das molas helicoiais e somar a elas os feixes de mola... sem retirar as molas originais.... será que isso procede!?

    Obrigado pelas respostas... vou olhar o site!!!

    Abraços

  • #5
    Usuário
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    olha,

    eu ia iniciar esse tópico, mas fiquei meio com medo de tomar pedrada.

    Tive um incidente na trilha e pensei nessa possibilidade. O que aconteceu foi que mesmo com arruelas reforçando a torre do amortecedor, ela quebrou. O topo rasgou o metal como uma folha de papel e o amortecedor pulou pra cima sendo segurado pelo macaco que fica fixado por ali.

    Aí achei que o feixe de molas me daria uma confiabilidade maior para o sistema de suspensão. Imagino que não seria dificil adaptar, seria?

    []´s

  • #6
    Fio,

    Minha dúvida é a mesma da sua!!!! Como Adaptar... e quanto isso custaria!?
    Imagino que se o chassis do 1997 seja igual aos anteriores com feixo ele deve ter ainda os pontos de fixação... sendo necessário só uma peça ou outra... mas como sou leigo em Samurai ainda resolvi perguntar!!! Vamos ver se aparece alguém que já fez tal mudança!!!

    Abraços ;mrgreen:

  • #7
    Usuário Avatar de diogo ludovico
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    Tenho um samuka 97 helicoidal, realmente amortecedores são uma dor de cabeça, mas pelo preço de se adaptar um sistema de feixe não seria melhor " fabricar" sob encomenda molas reforçadas? e assim adaptar a suspenção já existente.
    Na minha opinião sairia mais em conta (custo/beneficio) usar molas feita sob encomenda com amortecedores especiais tomando-se o cuidado de reforçar todo o conjunto de suportes, assim voce ganharia curso de suspenção, alem de resistencia e durabilidade.
    Procure o Bill, ele tem um projeto muito bom para o Spider dele.
    Arquivos Anexos

  • #8
    Usuário Avatar de Fabil
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    Povo...

    que melda é essa??? retroceder?? tirar uma suspensao helicoidal p/ colocar de feixe???

    a suspensao de mola helicoidal é tao ou mais resistente do que uma de feixe, tudo depende do projeto... o samurai helicoidal, tem como ponto fraco a torre do amortecedor dianteiro que quebra facil, mas basta fazer um reforco na peca e pronto.... aahhh mas ai tem o problema do amortecededor dianteiro que nao existe similar no mercado e o original é caro p/ diabo...

    basta entao mudar o sistema original, colocando o amortecedor FORA da mola, eu fiz isso no meu samurai e em breve estareri disponibilizando o KIT p/ venda... entao p/ quem quer resolver o problema do amortecedor dianteiro do samurai helicoidal, já tem solucao.

    a suspensao helicidal tambem PODE ser levantada ( assim como a feixe, em que o mais comum é fazer SPOA), mas obvio, que no caso da helicoidal o processo nao é tao simplorio assim, mas é claro que é possivel e na quando BEM feito e projetado o resultado é superior ao sistema de feixes...

    enfim.. na minha opniao uma suspensao baseada em feixe de molas nao tem abslutamente NADA de melhor em se comparando com uma helicoidal exceto pelo preco.

    Diogo... quer resolver de vez seu problema com o amortecedor dianteiro??

    Mineiro... esquece essa ideia de pegar um samurai helicoidal e transforma-lo em feixe... se ainda insiste em feixe, compra um samurai feixe de fabrica...
    e nao se engane sobre a resistencia da suspensao do samurai helicoidal nao.. ela aguenta os trancos igual a do feixe... e se quiser deixa-la mais "confiavel"basta pequenas modificaoes

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #9
    Usuário Avatar de Fabil
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    ahhh e detalhe... o chassis do 97 tem diferencas em relacao aos 95, ou seja, os suportes que vc acha que sao iguais nem de longe sao...

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #10
    Usuário Avatar de sonic
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    Exclamation

    Aproveitando a conversa dos colegas,

    Até acabei de abrir um tópico, tô passando o Niva adiante. Pilotei um Samuka 93, meio derrubado, chacoalhava tudo (estranhei um pouco, mas não desisti).
    Apartir do Samuka 97 (original) é possível dizer que ele é "menos duro" que os anteriores feixes de mola ??? Sei que vão me indicar um Vitara se vamos falar de mais conforto, mas sou teimoso e não quero !!! Quero um Samuka pra rodar dia-dia 50Km e alguns passeios no fim de semana. Sugestões !!!

    abraço

  • #11
    Usuário Avatar de Fabil
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    sim.. um samurai 97 é muito mais macio que um feixe

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #12
    Usuário Avatar de diogo ludovico
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    Fabil
    Concordo com voce, recentemente reformei minha suspenção inteira, queria fazer igual ao projeto (tirado daki do forum), mas ele ficava em mais de R$3000,00 (molas sob encomenda....amoretecedores rancho....passar o amortecedor para fora..) assim acabei optando por uma solução mais barata, trocar as 4 molas por molas do voyage e os amortecedores dianteiros pelos traseiros do corsa e amortecedores traseiros do fusca atras, ficou mais alto e macio, mas principalmente mais barato R$850,00.
    Tenho interesse em seu projeto, mais para frente vou trocar novamente minha suspenção (igal ao projeto), mas por enquanto tá dificil juntar latinha$$$$

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