x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11

Exclamation Ajuda sobre TPS - G.Vitara

Galera,

Tenho um G. Vitara/99 - gasolina. Acontece que há um tempo a luz do check engine está ligando, meu mecânico fez a análise e disse que o problema é o TPS, que teria que ser trocado.

O diagnóstico do carro é esse:

- Sempre que ligo com o motor frio, a acelaração fica alta, por volta de 2000rpm. Só que nesse momemnto, se eu desligar o carro e ligar de novo, a aceleração fica normal.

- A luz do check engine acende muitas vezes, mas a aceleração fica normal em geral, mas o desempenho do carro não é o melhor possível (entretanto, o motor não morre). O consumo de gasolina está aparentemente normal.

Queria saber de alguém que já passou por problema parecido se meu mecânico está certo, e realmente eu teria que comprar outra peça (que é bem cara por sinal).

Li em alguns posts aqui sobre a regulagem do TPS, como é feita?

Valeu!

ele fez o diagnostico com scanner ?? Se ele t deu esse diagnostico ele deve conhecer e garantir o trabalho. pq se vc trocar e n resolver ? ele deu um chute e deveria t devolver a grana. vc tem q achar algo sobre vitara, conheco os tps de ford mas a voltagem eh diferente

Sim, o diagnóstico foi feito com o scanner. Meu medo é justamente esse, trocar a peça ($$$) e ficar na mesma.

Alguém sabe dizer quais os prejuízos que o TPS defeituoso traz para o carro?

Usuário
    Entrada
    26/09/2005
    Agradecimentos: 0
    moises , tive um problema parecido c/ este , pq o cabo de vela foi substituido p/ outro que nao era supressivo, que gerava espurios que eram detectados pela ecm, que indicava problemas no tps ,caso tenha trocado os cabos de vela, recoloque os originais que o problema acaba (no meu caso ficou ok!)

Vou checar se o problema é esse (tomara!!!).

Obrigado pela ajuda

Colega Moisés,

é normal o motor acelerar quando frio. Apenas a título de orientação, defeito no TPS caracteriza-se com corte da injeção com 2000 rpm. Provavelmente o scaner está acusando que o TPS está desregulado, nesse casso pode ser corrigido sem substituir a peça. Caso precise de mais informações a respeito da regulagem é só falar.

Estamos as ordens.

Abraço.

Regulagem do TPS

Caro Kayne,

Essa é justamente a informação de que preciso, a maneira de se regular o TPS do GV. Como é que se faz???

Obrigado,

Moisés

Moises, não sei se todos os t.p.s., são regulados da mesma forma, mas se for aqui vai o basico:
    Com o auxilio de um multimetro,conecte os fios do mesmo,na tomada do tps.
    Após isso, coloque a chave seletora do multimetro na função de corrente (aberta ou fechada)
    Agora se você movimentar seu tps, vai notar que o multimetro acusa se a corrente está aberta ou fechada.
    Pegue então um cálibre de velas (aquelas réguinhas),e coloque uma fina*
    (Não me lembro que numero*)
    Coloque no batente do suporte do cabo do acelerador (onde normalmente tem um parafuso para regulagem.
    Essa reguinha vai simular uma folga na abertura do tps.(corrente fechada)
    Feito isso,mude a reguinha para uma mais grossa. assim simulando uma abertura maior da borboleta (corrente aberta).
    quando as regulagens baterem,aperte os parafusos do tps,tire o multimetro e plugue a tomada no sensor.
    (não sei explicar direito, pois só vi meu mecânico regulando uma vez, mas se quiser explicação o nome dele é Marcio, e o tel: (19) 32513057 ou 97659417. Campinas SP.
    Espero ter contribuido!
    Abraxx!!!

Usuário Avatar de Ney
    Entrada
    23/09/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 0
    Consegui a forma correta de regular no site chamado clubekazuki.com.br, la vc se cadastra e envia a sua dúvida, eles respondem rápido e de uma forma muito clara (principalmente por ser em português).
    To anexando o esquema de regulagem do tps num arquivo pdf.
    Ajuda sobre TPS - G.Vitara Arquivos Anexos

Valeu Ney!

Pessoal, aproveitando o tópico, no meu caso é o samurai....

Meu carro não está detonando na "alta", como se eu nao tivesse apertando o pé até o fim, mas o pedal vai no salão e a borboleta dá final de curso... então estou desconfiado na TPS, pode ela ser a culpada?

Aguardo qualquer contato..

abraço

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem