Tenho um G. Vitara/99 - gasolina. Acontece que há um tempo a luz do check engine está ligando, meu mecânico fez a análise e disse que o problema é o TPS, que teria que ser trocado.
O diagnóstico do carro é esse:
- Sempre que ligo com o motor frio, a acelaração fica alta, por volta de 2000rpm. Só que nesse momemnto, se eu desligar o carro e ligar de novo, a aceleração fica normal.
- A luz do check engine acende muitas vezes, mas a aceleração fica normal em geral, mas o desempenho do carro não é o melhor possível (entretanto, o motor não morre). O consumo de gasolina está aparentemente normal.
Queria saber de alguém que já passou por problema parecido se meu mecânico está certo, e realmente eu teria que comprar outra peça (que é bem cara por sinal).
Li em alguns posts aqui sobre a regulagem do TPS, como é feita?
ele fez o diagnostico com scanner ?? Se ele t deu esse diagnostico ele deve conhecer e garantir o trabalho. pq se vc trocar e n resolver ? ele deu um chute e deveria t devolver a grana. vc tem q achar algo sobre vitara, conheco os tps de ford mas a voltagem eh diferente
moises , tive um problema parecido c/ este , pq o cabo de vela foi substituido p/ outro que nao era supressivo, que gerava espurios que eram detectados pela ecm, que indicava problemas no tps ,caso tenha trocado os cabos de vela, recoloque os originais que o problema acaba (no meu caso ficou ok!)
é normal o motor acelerar quando frio. Apenas a título de orientação, defeito no TPS caracteriza-se com corte da injeção com 2000 rpm. Provavelmente o scaner está acusando que o TPS está desregulado, nesse casso pode ser corrigido sem substituir a peça. Caso precise de mais informações a respeito da regulagem é só falar.
Moises, não sei se todos os t.p.s., são regulados da mesma forma, mas se for aqui vai o basico:
Com o auxilio de um multimetro,conecte os fios do mesmo,na tomada do tps.
Após isso, coloque a chave seletora do multimetro na função de corrente (aberta ou fechada)
Agora se você movimentar seu tps, vai notar que o multimetro acusa se a corrente está aberta ou fechada.
Pegue então um cálibre de velas (aquelas réguinhas),e coloque uma fina*
(Não me lembro que numero*)
Coloque no batente do suporte do cabo do acelerador (onde normalmente tem um parafuso para regulagem.
Essa reguinha vai simular uma folga na abertura do tps.(corrente fechada)
Feito isso,mude a reguinha para uma mais grossa. assim simulando uma abertura maior da borboleta (corrente aberta).
quando as regulagens baterem,aperte os parafusos do tps,tire o multimetro e plugue a tomada no sensor.
(não sei explicar direito, pois só vi meu mecânico regulando uma vez, mas se quiser explicação o nome dele é Marcio, e o tel: (19) 32513057 ou 97659417. Campinas SP.
Espero ter contribuido!
Abraxx!!!
Consegui a forma correta de regular no site chamado clubekazuki.com.br, la vc se cadastra e envia a sua dúvida, eles respondem rápido e de uma forma muito clara (principalmente por ser em português).
To anexando o esquema de regulagem do tps num arquivo pdf.
Pessoal, aproveitando o tópico, no meu caso é o samurai....
Meu carro não está detonando na "alta", como se eu nao tivesse apertando o pé até o fim, mas o pedal vai no salão e a borboleta dá final de curso... então estou desconfiado na TPS, pode ela ser a culpada?