Engano seu, e muita coisa, uns 30%.
Acontece que o diff do vitara mecanico e 37% mais reduzido e o automatico 30% mais reduzido que o do samurai. Entao na pratica a relacao final e quase a mesma.
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Engano seu, e muita coisa, uns 30%.
Acontece que o diff do vitara mecanico e 37% mais reduzido e o automatico 30% mais reduzido que o do samurai. Entao na pratica a relacao final e quase a mesma.
Eu uso a redução 4.24:1 da Calmini no meu Vitara e não acho que a redução é absurda não.
Em descidas muito íngremes é show de bola!!!
Em subidas, só 3ª e 4ª...poupa demais a transmissão, freios, etc, além de dar uma puta confiança em trechos mais radicais.
Eu recomendo.
Mas ae é que tá valter..
quantas vezes vc já usou a 1 marcha reduzida nas trilhas? raramente certo??
vc mesmo usando pneus 30" fica curto p/ kcte!! qual o incoveniente disso? passou o obstaculo e tem um pequeno deslocamento?? dai vc tem que passar p/ 4x4H pq em Low de 5 marcha seu carro nao passa de 30km/h sem esguelar giro...
eu quando usava no meu samurai pneus 205/75 com Xcrawler 4.16 eu ficava assim... era uma trocacao de Low p/ High toda ora... agora que uso pneus 31" melhorou um bocado...
na verdade tô ate sentindo falta de mais reducao em 1 marcha Low.. eheheh acho que se a minha tcase fosse 4.9:1 ou 5.10:1 ficaria no ponto heheehh
T+
Fala Fabiano!!! Blz?
Vamos por partes:
Concordo com vc...Realmente usa-se pouco a 1ª mas não tem incoveniente em "pequenos" deslocamentos não. É só andar (na Low) de 4ª e 5ª que vai na boa. Desde que em trilhas, claro. Se pegar estradão aí tem que voltar para a 4x4 H, claro.
A 1 ª reduzida eu uso mais em descidas fortes ou em trechos de subidas com pedras grandes. Aí a reduzida faz TODA a diferença. Com bloqueio então fica animal!!!
Eu já desci trechos com lama onde todo mundo rodou, de 2ª sem pisar no freio...
Eu só acho o seguinte: se quem tem Vitara pretende trocar as engrenagens da Tcase por engrenagens mais radicais, põe logo a 4.24. A diferença é brutal e quando vc precisar faz diferença sim. Subindo ou descendo.
Na verdade eu uso praticamente a 3ª e 4ª o tempo todo nas trilhas, e eventualmente, nos trechos mais radicais, jogo uma 2ª ou mesmo a 1ª, na manha, porque a tocada é outra.
As homocinéticas, semi eixos & cia agradecem...ehehehehehehe.
Umbraçoproçê.
Então, como estou trocando o motor para colocar um Ap, vou aproveitar para dar uma geral no cambio e na t-case.
o cambio está com as sincronizadas ruins, mas já sei que se for o caso é so colocar o cambio do chevete, mas minha duvuda é, e se o problema for na t-case? A corrente e cara p caramba, uma caixa por engrenagens mais ainda.
Me falaram que mesmo com o motor 1.6 a alcool (99cv) o carro ficaria chocho com peneus 31 (quero colocar no minimo o 235), e que logo minha t-case iria pro saco.
Me falaram que dá para adaptar a caixa de transferencia da rural (com 1 alavanca), mas sei que com isso minha relação final ficaria diferente, mas não sei se para mais reduzido ou para mais longo.
Será que dá para colocar esta caixa? pq ela é bem mais barata do que as que conheço para samurai, mas sou novo na area e o meu samuka tá quase original (carro do dia a dia)
Assim queria uma redução (mas principalmente uma t-case) que me permitisse uma boa relação força X velocidade, já que viajo muito com o carro 100-120 (só nas descidas......)
Alexandre, não sei ainda de onde vem o barulho, só quando abrir o cambio e a t-case é que vou ver o tamanho do "rombo" no bolso, mas se for o caso de peças substituiveis pelo kit do jimny então eu seria um compradoer em potencial.....mas com este kit eu perderia muita velocidade final? afinal carro que viaja muito....preciso de pelo menos manter uns 100-110 já com o motor AP
Waltim... eu ainda acho que p/ vitaras usando pneus até 31" a relacao 3,2:1 será mais adequada, proporcionado que vc aproveito de todas as marchas do cambio...
já andei na epoca no vitara do Bruno com essa 4,1:1 e realmente fica estupido, mas vc praticamente "perde" 2 marchas do cambio ( 1 e 2 raramente usadadas)
Ludovico..
como disse, vais fazer uma bela merda no seu samurai colocando Tcase de rural/willys
esquece cara.... vai ficar uma bela merda...
lembre-se do seguinte...
Tcase de samurai é reduzida mesmo e HIGH as de engrenagem sao 1,409:1 e as de corrente sao 1,320:1
o unico outro 4x4 que conheco que possui Tcase reduzuda em HIGH é o NIVA, com a relacao de 1,200:1
o resto ( willys, hilux, vitaras, pajeros, troller, etc..) sao todos 1:1 em HIGH o que vai deixar a relacao final muito longa.. seu carro vai ficar xoxo e sem forca
já andei em samurai com Tcase de Niva, fica ruim tb, mas se vc estiver usando pneus pequenos ( 205/75) quebra o galho... mas como vc disse que pretende rodar com 31".. ESQUECE..
cara, na boa.. qualquer adaptacao que vc fizer em Tcase que nao seja de samurai, vai ficar uma merda e e no final das contas vai sair uma merda ( a menos que vc troque os EIXOS de seu samurai e passe a usar C&P na 5,x:1), entao bota a mao no bolso, compra a Tcase de engrenagem do X, compra tb uma Xcraw, ( vai gasta uns 4mil nessa brincadeira) monta e vc terá um otimo conjunto... e fim de papo
( como motor AP ou original, tanto faz)
T+
T+
Obrigado fabil, realmente não tinha informações sobre as opções, mas agora que o X falou que tem kit de redução para jimny e que esta serve no samuka por correntes, acho que este será o caminho que vou seguir. o que queria evitar é pagar 2 contos na caixa por engrenagens só para poder colocar o kit de redução.
Com o kit por correntes, ai seria só o kit, e sairia bem mais em conta....
Valeu!
entao deixa eu te dar uma má noticia....
o kit do X ( X, me corrija se eu estiver errado) p/ tcase de jimny/samurai corrente, será formado pela engrenagem de entrada + engrenagem do eixo principal ( da cx de satelites) da Tcase, certo?? ou seja, a corrente NAO vai inclusa no kit, devendo ser utilizada a corrente original...
ai é que esta o problema... 99% dos problemas de Tcase sao por causa do DESGASTE da corrente ( os pinos que unem os elos se desgastam) gerando folga e fazendo a corrente pular... entao se a sua corrente já tiver com folga, vc tera que comprar outra corrente ..
fala ae X.. o seu kit vira com corrente ou sem ?
T+
Isso ai, fabil.
O kit pode vir com corrente desde que a Carrera tenha a pronta entrega :mgreen:
kakaakak... mas o detalhe vc nao conta néh?? heheheh
Nao e questao de detalhes ou omissao. A ideia e substituicao das 2 engrenagens originais por novas com relacoes diferentes (24% de reducao) usando a corrente original, simples assim. Se o sujeito estiver com a corrente completamente detonada nao ha porque pensar que instalando o kit seu problema se resolvera automagicamente, vai ter que deixar a tcase em condicoes.
O projeto ja esta pronto, so falta aparecer interessados. Um kit desse nao deve custar mais que R$1000.
Pense que quer radicalizar mesmo e tem samuca helicoidal ou jimny deve investir em uma tcase por engrenagem e num kit 4.16. Agora quem quer deixar o carro o mais original possivel esse kit e uma grande pedida, pois e barato, tem o mesmo efeito que reduzir em 24% o diferencial, e sabemos que nao ha opcao de relcoes no diferencial para ele. Portanto, os proprietarios que usam pneus 30/31 nao tinham solucao sem a troca de eixo muitas vezes indesejada.