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  • #1
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    Problemas com Lift (samurai 97)




    Moçada,

    fiz um lift de suspensão de 1,5" utilizando aquele esquema encontrado na internet. Segui a risca o texto do site Caminho das Pedras 4x4 e alguns problemas ocorreram.

    Se vc segue a receita em 100%, percebe-se que ela está incompleta, pois o amortecedor acaba dando fim de curso aberto muito facilmente. No amortecedor traseiro soldei mais um elo na região do olhal e resolvi o problema.

    No amortecedor dianteiro, criei uma aste extensora pro amortecedor com os mesmos 1,5" do calço. ARRUMEI OUTRO PROBLEMA. O fim de curso fechado. Exagerei na aste? Ou tem que ser ainda maior? No que eu errei?

    Em tempo: o meu samurai é 97, com pneus 235/75 R15 sem lift de carroceria. Era completamente original antes.

    []´s

  • #2
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    aumenta em 1,5" os batentes de borracha da suspensao dianteira..

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  • #3
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    Fabil,

    tinha pensado nisso mesmo, mas achei que fosse tomar uma vaia da galera, porque eu limitaria novamente o curso da suspensão.

    Tem idéia de qual batente usar?

    []´s

  • #4
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    usando essa solucao vc vai ter exatamente o mesmo curso que original, porem com a suspensao mais alta.. nao tem magica, se quer curso maior, precisa de um amortecedor maior.

    use o batente original e faca apenas um calco de metal entre ele e o chassis.
    ou entao procure em autopecas outro batente maior que sirva

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  • #5
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    é o jeito então... mesmo porque é muito dificil achar um amortecedor que sirva na frente do samurai 97, ainda mais um com mais curso...

  • #6
    Fio quando tinha o meu samurai/97, fiz os calços de poliuretano seguindo a receita do caminho das pedras e ficou do jeito que você falou.Fiz exatamente isso que o fabil disse, só que mandei um torneiro fazer o complemento de 1,5" de tecnil nos batentes tras. e dianteiro.É bem fácil:tire os batentes e mande o torneiro fazer o prolongamento.Ah tem mais um detalhe:depois que coloquei os calços,ele ficou com shimmy, coisa que não acontecia antes deles.

    Abs, Ricardo.

  • #7
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    vai dar shimmy sim, pois vc alterou o caster...
    por isso estou "batalhando" com meu projeto de suspensao + 15cm p/ samurai helicoidal...heheheh

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    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #8
    É isso Fabil,o samurai mesmo original se não tiver redondinho já tem tendência ao shimmy, levantado sem critério aí que fica mesmo.Acho que o maior benefício do seu kit, é a possibilidade de resolver a dor-de-cabeça do amortecedor dianteiro do samurai que além de estourar a torre superior, torna-se quase impossível adaptar outro.No jimny e samurai feixe, esse problema de adaptação não existe!!!

    Abs, Ricardo.

  • #9
    esse problema do shimmy é tb válido para outros carros com lift na suspensão?!

  • #10
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    depende do conceito da suspensao... mas desde que altere o caster sim...

    em Gvitaras por exemplo por ser IFS dianteiro, o lift nao altera o caster, mas em contrapartida altera outros fatores com cambagem por exemplo,.

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  • #11
    Pois é...
    é com a cambagem mesmo q estou encucado... depois do lift acho que a cambagem nunca ficou perfeitinha...

  • #12
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    Diogo,

    um amigo com o GranVitara 4p dele penou pra caramba com a cambagem depois de fazer o lift de suspensão. Parece que a solução foi soldar uma arruela pra evitar que "solte" a cambagem.

    Vou perguntar os detalhes, e te passo.

    []´s

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