Ronaldo, Joao e etc...

sinto muito em lhes informar , mas isso é normal sim!!!! acontece em TODO carro... de vez em quando, ocorre uma coicidencia de os dentes das engrenagens pararem numa posicao em que a marcha nao engata facilmente ( fato mais comum no caso da ré), mas basta vc voltar p/ neutro, soltar a embregem ( isso faz com que o eixo piloto do cambio gire e obvio, os dentes tb) e novamente engatar a ré, dai ela entra macio...

isso acontece ESPORADICAMENTE em TODOS, absolutamente TODOS os carro que eu já tive, inclusive no meu atual ( uma Saveiro 2002 como cambio PERFEITO e embreagem original e nunca trocada)

nunca aconteceu com vcs por exemplo, com o carro totalmente parado, vc tenta engatar a ré, sente a alavanca mais pesada que o normal, dai vc forca um pouquinho, ela faz CLUNCK!!!! e a ré entra??? pois é... certamente pela posicao intermediaria dos dentes e dificuldade de acoplar ( lembram-se que 99% dos carros a marche ré NAO e sincronizada???)...

basta fazer o que eu disse ( voltar p/ neutro e embrear ou deixar o carro descer alguns centimetros) que o engate fica macio...

mas isto ESPORADICAMENTE... no caso do amigo em questao, se sempre que ele vai engatar a ré tem dificuldade, entao certamente o cambio/embreagme dele precisa de reparo..

T+