Aqui em SP já vi duas GV III batidas, e praticamente 0 km em desmanches, com peças e acessórios muito novos.
O objetivo da observação (verificar em desmanche), foi ajudar.
Que bom que vc encontrou nova.
Abs.
MVSEIXAS,
Agradeço a pretensão de ajuda e me desculpo se em algum momento pareci rude, não foi minha intenção.
As vezes, na correria, a gente não presta muito atenção no que escreve e acaba gerando algum mal entendido não intencional.
Não sei se foi esse o caso, mas acho que essa é a ideia do Fórum, buscar, oferecer ajuda, trocar experiências.
Um fraterno abraço.
Pessoal, quero trocar os pneus aro 18 que vieram no GV por aro 16. Alguém aqui usa as rodas do new civic? algum problema com esta troca? Tenho dúvidas se haverá algum problema com a roda pois o GV é pelo menos 300kg mais pesado que um civic 2009.
grato
Ricardo
Ricardo,
Eu instalei as rodas 16 da Pajero IO, ano 2002, série SE. São as rodas Enkei Rally, de competição. Incluí uma foto do meu antigo GV para seu conhecimento. Além da mesma furação do GV, elas têm um off set um pouquinho mais largo. NJão conheço outras que sirvam...
Concordo com você em sua preocupação com as rodas do Civic. A diferença de peso entre os carros e a aplicação são muito diferentes.
Abs,
Eu instalei as rodas 16 da Pajero IO, ano 2002, série SE. São as rodas Enkei Rally, de competição. Incluí uma foto do meu antigo GV para seu conhecimento. Além da mesma furação do GV, elas têm um off set um pouquinho mais largo. NJão conheço outras que sirvam...
Concordo com você em sua preocupação com as rodas do Civic. A diferença de peso entre os carros e a aplicação são muito diferentes.
Abs,
Eu também tenho o GVIII 2014 e quero trocar os aros 18'' logo na primeira troca que eu precisar fazer de pneus. Pesquisei aqui no fórum e fora de fórum sobre quais rodas colocar, medidas de pneus, etc. e não vi nada muito esclarecedor do ponto de vista técnico.
Pesquisando, achei uma página http://www.wheel-size.com/size/suzuki/grand-vitara/ aonde pode-se encontrar as medidas das rodas e pneus das diversas gerações do Grand Vitara. Para o GVIII, acredito que não haja diferenças entre as versões mais recentes 2013-2014 para as versões até 2012. No site está diferente, mas eu acredito que seja o que já foi comercializado pela Suzuki.
Para as versões até 2012, temos as seguintes possibilidades de acordo com o site:
Tires for Suzuki Grand Vitara 2012
Diameters: 16'' - 20''
Width (mm): 215 - 245
Tire aspect ratio (%): 40 - 70
Smallest tire size: 215/70 R16
Largest tire size: 245/40 R20
Por estas informações, acho que podemos ter uma base do que pode ser colocado no carro.
Por exemplo, seria possível colocar rodas aro 16''/8'' em conjunto com um pneu 245/70.
Pesquisando as especificações das rodas da Pajero 2002, conforme sugestão do Marco Antônio, parece que para a furação do GVIII elas são 16''/6'', o que parece ser a mesma especificação do New Civic, e que realmente cabe no GVIII.
Além das medidas do aro, ainda tem a questão do offset e também da combinação rodas+pneus e o erro que isto vai causar no computador de bordo quanto a km percorridos, velocidade, consumo, etc..
Eu ainda não consegui chegar a uma conclusão sobre o que colocar no meu carro, além do que não é fácil encontrar por aí rodas com a furação adequada ao GVIII, as opções são poucas.
Pensei em criar um tópico específico sobre o assunto, pois acho que isto é fundamental para todo GVIII que anda na terra e não achei informações suficientes neste tópico e no de preparação. Entretanto, preferi seguir na discussão que foi iniciada recentemente.
Será que alguém tem o caminho das pedras pra nós que compramos o GVIII com aro 18''?
Complementando a informação anterior, as rodas do GVIII 2014-2015 são 18''x7'' offset 45 e furação 5x114,3 e os pneus que vêm no carro são 225/60 18.
Se eu não estiver muito enganado, aproximadamente o raio do aro+pneu seria 18"/2+225mm*0.6=36,4cm
As rodas da TR4 são 16''x7'', offset 43 e furação 5x114,3, ou seja, parecem que servem perfeitamente para os nossos GVIII.
Com rodas 16'' e um pneu 235/70 o raio do aro+pneu seria de aproximadamente 16''/2+235mm*0.7=36,8cm, ou seja, se não estou fazendo besteira, com estas medidas aro 16'' e pneus 235/70 o carro ficaria praticamente igual a configuração com o raio 18'', no que diz respeito ao raio da roda+pneu, não sendo necessária nenhuma correção de velocímetro ou de km rodados. É isso mesmo?
Recentemente adquiri uma Grand Vitara 2012, 4x4, manual. Estou pensando em substituir o som original por uma central multi-mídia, alguma sugestão? Obrigado.
Como mencionei acima, também estou procurando uma roda aro 16 para substituir as aro 18 que vieram no carro. Depois de muito pesquisar fui numa loja atrás de uma da tucson e da outlander (como o civic é mais de 300kg mais leve que a GVIII desisti das suas rodas pois fiquei preocupado em exceder a capacidade de carga delas com o GV carrgado para viagens). As furações batem, o offset é bem próximo, porém o diâmetro do furo central do cubo da roda da GVIII é de 60,1 mm de destes outros carros são maiores. Para poder usa-las é necessária uma adaptação: criar um rabaixo nas rodas e encaixar um anel de ferro para poder ajustar a roda ao cubo do GV. Serviço de torneiro mecânico.
Complementando a informação anterior, as rodas do GVIII 2014-2015 são 18''x7'' offset 45 e furação 5x114,3 e os pneus que vêm no carro são 225/60 18.
Se eu não estiver muito enganado, aproximadamente o raio do aro+pneu seria 18"/2+225mm*0.6=36,4cm
As rodas da TR4 são 16''x7'', offset 43 e furação 5x114,3, ou seja, parecem que servem perfeitamente para os nossos GVIII.
Com rodas 16'' e um pneu 235/70 o raio do aro+pneu seria de aproximadamente 16''/2+235mm*0.7=36,8cm, ou seja, se não estou fazendo besteira, com estas medidas aro 16'' e pneus 235/70 o carro ficaria praticamente igual a configuração com o raio 18'', no que diz respeito ao raio da roda+pneu, não sendo necessária nenhuma correção de velocímetro ou de km rodados. É isso mesmo?
Olá Pessoal!
Um amigo comprou um GV 2014, automático. Em alguns aclives, o câmbio alterna subida e descida de marcha de forma desconfortável mesmo mantendo o acelerador estável.
Pergunto: esta seria uma característica deste modelo? Existe ou já existiu alguma atualização do software deste câmbio?
Obrigado,
Sidnei