x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 3 de 3

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    01/06/2006
    Agradecimentos: 0

Motor 2.0 V6 do Vitara 1997

Adquiri em 2001 um Vitara 97 com supostos 32 mil Km rodados. Após alguns dias, o motor começou a vibrar. Averiguando a fundo, descobrimos que um dos aneis quebrou e isto ocasionou uma deformação no cilindro. A deformação era muito grande para ser resolvido com um brunimento. A saída foi comprar 6 pistões .50 e retificar o bloco. Ficou perfeito. 50mil KM depois, o motor começou a soltar muita fumaça branca ao ligar. Exames mais detalhados confirmara que o cilindro numero 1 sofreu ovalização. Esta ovalização fazia com que a pressão vazasse para a parte de baixo do motor quando o anel passava no ponto deformado. Como o respiro deste motor desemboca no coletor de admissão, subia oleo pelo respiro e acumulava no coletor. Ao ligar o motor, esse óleo ia pra câmara de combustão, causando a fumaceira toda. A causa do problema aparentemente foi a alteração da taxa de compressão em decorrência dos novos Pistões que são maiores que os originais. A saída foi pedir a uma retífica para esquentar o bloco e depois brunir e compensar esta diferença trabalhando no bloco. Resolveu. Agora ( Maio/06 ) com outros 30mil KM rodados, voltou a soltar a mesma fumaça branca ao ligar o motor. Diagnosticos apontam para o TENSOR Hidráulico e para os Esticadores de Corrente de comando, que já não estão tensionando as correntes de comando conforme a especificação original e estão fazendo barulho, muito barulho. Aparentemente está trabalhndo com atraso de até 20 graus. Este atraso permite a descida do óleo pelo corpo de válvulas. O problema é que toda vez que se abre esse motor, lá se vão 4mil reais.
    Este motor tem algum problema conhecido ?
    Este Vitara V6 é um excelente veículo. A minha ressalva é o seu motor.

Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Agradecimentos: 2
    Tenho uma boa e uma má notícia.

A má notícia é que a grande maioria dos proprietáriso de vitaras v6 e outros carros com motores sofisticados enfrentam o mesmo problema que vc.

Teu carro é muito exigente.

Seu problema é desgaste excessivo, mito provavelmente causado por uso de óleo inadequado para teu motor. Um motor como o V6 que vc possui não aceita rodar com qualquer óleo não.
    Cada litrinho do óleo da sua viatura custa umas 40 a 50 moedinhas e tem de ser trocado a cada 5 mil Km . Óleo mineral 20w 50 SL é para motor 4 cilindros... Teu óleo é um sintético, se naum me falha a memória um 0w 30 SLX caríssimo e se naum usar o motor desgasta demais.

O mecânico que mexe nas minhas viaturas era da concessionária da Suzuki... os priomeiros V6 que chegaram aqui recoimendavam nomanual a troca deste óleo com 20 mil Km... a maioria bateu o motor ainda na garantia e a própria fábrica alterou a recomendação e o manual, mudando a troca do óleo para uns 10 mil km acho eu.... mas a verdade é que com 5 mil km qualquer óleo ja tá um lixo em qualquer motor.... Óleo bom é óleo novo na especicação correta. Pro teu carro isso custa muito caro e quase ninguem faz. Por isso tanto desgaste.

Gasolina? só da melhor. Aditivada daqui do brasil ainda é ruim... o ideal é a podium da petrobrás que é mais pura independentemente da octanagem maior....
    Motor de primeiro mundo pede manutenção e bolso de primeiro mundo.

A boa é que se vc fizer isso, teu motor vai rodar muuuito pois é um sr motorzão, mas haja bolso.

[]s

Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Agradecimentos: 2
    Quer um conselho?? Arranca o motor fora, vende as peças (vc vai arrecadar tanto $$$ que vai pagar todo o serviço) e instala um motor 4 cilindros 2.5 de opala, um 2.2 ou 2.4 de S10 ou até um AP 2.0... a viatura vai ficar mais forte e rodar baratinho baratinho.....

[]s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem