Adquiri em 2001 um Vitara 97 com supostos 32 mil Km rodados. Após alguns dias, o motor começou a vibrar. Averiguando a fundo, descobrimos que um dos aneis quebrou e isto ocasionou uma deformação no cilindro. A deformação era muito grande para ser resolvido com um brunimento. A saída foi comprar 6 pistões .50 e retificar o bloco. Ficou perfeito. 50mil KM depois, o motor começou a soltar muita fumaça branca ao ligar. Exames mais detalhados confirmara que o cilindro numero 1 sofreu ovalização. Esta ovalização fazia com que a pressão vazasse para a parte de baixo do motor quando o anel passava no ponto deformado. Como o respiro deste motor desemboca no coletor de admissão, subia oleo pelo respiro e acumulava no coletor. Ao ligar o motor, esse óleo ia pra câmara de combustão, causando a fumaceira toda. A causa do problema aparentemente foi a alteração da taxa de compressão em decorrência dos novos Pistões que são maiores que os originais. A saída foi pedir a uma retífica para esquentar o bloco e depois brunir e compensar esta diferença trabalhando no bloco. Resolveu. Agora ( Maio/06 ) com outros 30mil KM rodados, voltou a soltar a mesma fumaça branca ao ligar o motor. Diagnosticos apontam para o TENSOR Hidráulico e para os Esticadores de Corrente de comando, que já não estão tensionando as correntes de comando conforme a especificação original e estão fazendo barulho, muito barulho. Aparentemente está trabalhndo com atraso de até 20 graus. Este atraso permite a descida do óleo pelo corpo de válvulas. O problema é que toda vez que se abre esse motor, lá se vão 4mil reais.
Este motor tem algum problema conhecido ?
Este Vitara V6 é um excelente veículo. A minha ressalva é o seu motor.