Pessoal,
troquei a bateria da minha GV 2013 ontem (13/08/2018) e para minha surpresa o carro passou a falhar, não segurava em ponto morto. Consultei o manual de reparo e notei que há um procedimento a fazer sempre que houver a troca da bateria e que resulta na calibração do corpo da borboleta. A necessidade de calibração se dá quando se troca também o pedal do acelerador, o corpo da borboleta e ao apagar os códigos de falha: P0122, P0123, P0222, P0223, P2101, P2102, P2103, P2111, P2119 and/or P2135.
Após a troca da bateria (e aí o tempo de troca já é suficiente para apagar os dados da borboleta na ECM), ou após realizar os procedimentos que descrevi acima, deve-se:
- manter o negativo da bateria por pelo menos 20 segundos desconectado;
- reconectar o negativo da bateria;
- ligar o painel (sem dar a partida no motor) e deixar ligado por pelo menos 5 segundos;
Pronto, a ECM (ECU) já vai ter recalibrado o corpo da borboleta.
No meu caso, o carro ficava morrendo não segurando em ponto morto, mas pode ocorrer do carro acelerar demais.
Abraço.