x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 6

Tcase Xcrawler x TOC..TOC.. ???

Ae Povo...

instalei hoje minha tcase 4.16 no meu samurai helicoidal, comprei o suporte
    do portugal e um cardanzinho do cambio do samurai antigo ( nao estava a fim
    de cortar o meu original)
    pois bem... tudo instalado fui dar um volta p/ testar, realmente a reducao é
    animalesca!!tem que ter até cuidado ao arrancar de 1 reduzida, se acelar e
    soltar a embreagem rapido, canta pneus facil..

mas deu um probleminha.. toda vez que desacelero/acelero com marcha engatada
    ( tanto em 4x2 como em 4x4) ou troco de marcha e solto a embreagem mais
    rapido, ou debreio e embreio novamente escuto TOC..TOC..
    a principio pensei que eu havia esquecido algum parafuso frouxo.... conferi
    tudo e estavam apertados.. desconfiei entao da cruzeta do cardanzinho do
    cambio ( que comprei usado), mas nada de folgas, reconferi as cruzetas de
    TODOS os cardas e nenhuma folga, verifiquei os coxins dos suportes da Tcase
    e todos perfeitos..
    procurei por folgas nas flanges da Tcase e nada, nem folga axial, procurei
    por folga entre as engrenagens, ou seja, se havia alguma folga de giro no
    eixo de entrada com o eixo de saida da Tcase e nada.. tudo justinho..

entao de onde vem essa merda de folga/barulho??? levei o samurai no Edmur
    ( Minas motors, o mecanico da mairioa dos suzukeiros daqui de BH), andamos
    no jipe, ele verificou tudo o que eu havia verificado e tb nao viu nada
    errado. mas sabe que tem algo errado, pois esse TOC..TOC nao é normal

enfim.. apos analizar um pouco, minha desconfianca passa a ser folga em
    algum rolamento da Tcase... talves o rolamento do eixo de engrenagem
    intermediario ( aquela engrenagem que fica entre o eixo de entrada e o de
    saida)

será que a minha suspeita procede ??

T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

balanceamento/ alinhamento do cardazinho e suas cruzetas .. verifica isso
    []'s

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Povo... abri a minha Tcase e foi confeirda por um mecanico experiente em suzukis ( conferiu apenas visualmente, nao usou ferramentas de precisao p/ conferir medidas) e estava tudo perfeito, engrenagens, rolamentos, espacadores, etc... inclusive a folga entre o eixo de entrada e saida, esta igual a de outras Tcase com xcrawler...

porem o maldito barulho continua... um detalhe que percebi é que por exemplo, numa descida numa trilha com piso muito irregular ( tanto em 4x4 ou 4x2) e com o cambio em ponto morto ( se eu descer engrenado nao dá barulho nenhyum) ouco um constante TOC..TOC..TOC...TOC..TOC...TOC..., se eu fizer o mesmo teste com a TCASE em NEUTRO, nao da barulho nenhum...

os coxins e suportes da tcase estao ok, cardas e cruzetas ok, sem folgas...

ontem me veio a cabeca, tirar o carda traseiro e rodar em 4x2 dianteiro e ver se o barulho persiste...

alguem tem alguma ideia ?

T+
    Renegade Sport 2.0TD

A minha T-case tambem está com o mesmo barulho após a instalação do kit do X... o barulho vem de dentro da T-case, mas ainda não desmontei ela para olhar isso, tambem tenho a mesma suspeita de que é folga em algum rolamento da caixa de redução.

Faça um teste para ver se está igual a minha, engate a reduzida e em uma descida não muito ingreme va acelerando até chegar na 5 marcha, depois disso bote ponto morto e deixe descer, me fale se vai vibrar bastante a alavanca da T-case....a minha vibra tanto que parece que vai desmanchar, vou acabar mandando desmontar a minha para avaliar isso tb...devo mandar no edmur né...

Abraço

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    ô Jao..
    vou fazer esse teste e lhe falo...

mas pelo que vc descreve, isso tá me parecedo os coxins de borracha do suporte quebrados... ou cruzetas de carda com folga o que gera vibracao do conjunto... tanto que essa ( pelo seu relato) vibracao só ocorrem sem carga ( ou seja ponto morto).. enfia a cara debaixo do jipe e confira as cruzetas e coxins da Tcase

T+
    Renegade Sport 2.0TD

Isso já foi conferido, o mecanico já disse que é folga interna da T-case, e que isso é normal já que geralmente quem fabrica essas reduções, não está preocupado com conforto, e sim com o objetivo que é reduzir. A vibração tambem acontece em velocidades maiores, mas principlamente de ponto morto, sem carga. Mas de qualquer jeito amanha vou la de baixo e vou ver isso.

Mas eu sei de qual barulho toc toc toc vc está falando, a minha tem o mesmo barulho, toda vez que vou mudar de marcha, ou estou com uma marcha fraca.

Uma coisa que comecou a acontecer com muita frequencia depois deu colocar o kit, foi as cruzetas começarem a dar folgas com muito pouco tempo.

Como vc mesmo disse, o Edmur desmontou a t-case e o barulho permaneceu, ou seja, deve ser normal, pelo menos assim espero.

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    quem foi o mecanico que lhe falou que é normal ?
    o lance da maior folga interna quando se instala o kit de reducao é vero, eu mesmo aferi isso, comparei um Tcase antes e depois de instalada a reducao e com reducao é perceptivel uma folga um pouquinho maior... mas se é normal eu nao sei... ( uma folguinha é necessario, senao quebra, mas tem limites )

nao sei se foi alguma falha nos limites de tolerancia da usinagem do Xcrawler ( o seu kit é xcrawler, certo?).... será os os kits de reducao da CALMINI tb geram essa folga ?

nao importa o fator de reducao, se é 4.16, se é 5.19, se é 6.50, desde que as engrenagens sejam usinadas e fresadas dentro dos limites das especificacoes, nao era p/ dar barulhos...

eu por enquando nao estou conformado com esse barulho..

T+
    Renegade Sport 2.0TD

Foi o Walber la da Oficina Turbo ali em frente o Colegio Marista na Nossa Senhora do Carmo

Ele disse a mesma coisa que vc está falando sobre a folga ser maior do que com as 3 engrenagens originais. Seria o caso de perguntar pro X se isso é normal.

Ele disse que provavelmente o kit excede algumas tolerancias.

Vou mandar uma mensagem pro X dar uma passada por aqui

T+

Citação Postado originalmente por jao_bh
    Foi o Walber la da Oficina Turbo ali em frente o Colegio Marista na Nossa Senhora do Carmo

Ele disse a mesma coisa que vc está falando sobre a folga ser maior do que com as 3 engrenagens originais. Seria o caso de perguntar pro X se isso é normal.

Ele disse que provavelmente o kit excede algumas tolerancias.

Vou mandar uma mensagem pro X dar uma passada por aqui

T+
    Srs, o Kit foi baseado nas medidas das engrenagens originais Suzuki.

O eixo de entrada medida do SJ410
    O carretel (uma metade do SJ413 e a outra do SJ410)
    A engrenagem de saida HIGH do SJ410.

O fabricante verifica a medida/tolerância peça a peça.

Desconheço o motivo do famigerado TOC TOC TOC .

Fabil, não sei se o toc toc é o mesmo mais não, hoje entrei de baixo do jipe, e depois de queimar meu braço várias vezes, ficar imundo, eu acabei descobrindo o que era o meu toc toc...

No cardazinho entre T-case-Caixa, logo após a cruzeta do lado da caixa, tem uma espécie de anel que gira livremente pelo cardan, esse anel que tava fazendo o meu toc toc toc...estou fazendo o download do manual das peças do samurai, e quando eu descobrir o que é esse anel eu te falo.

T+ Vou continuar acompanhando o topico

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    eu sei que anel é... na verdade ele é um guarda-pó... no meu tenho certesa de que nao é ele... no seu , pela vibracao que vc descerveu em ponto morto, duvido que seja por causa desse anel.. ele é uma latinha bem leve

T+
    Renegade Sport 2.0TD

Concordo com você, a vibração ainda é algo a ser estudado, provavelmente no meu caso é o balanceamento do cardanzinho, mas o toc toc que realmente me incomodava era esse anelzinho, passei um silicone nele para parar de vibrar...bater...etc...e o barulho acabou...a vibração vou ver se é o cardanzinho

T+

Acabei de fazer o download do manual suzuki Samurai workshop, 500 paginas, se tiver interrese me fale que eu gravo em cd pra você.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem