Seria mais fácil entender se vc olhasse uma aberta (retirada da roda)... mas vou tentar te esclarecer....
A alavanca de transferência não aciona as rodas livres ... ela só faz girar o diferencial dianteiro... se sua roda livre for automática (deve ser pois tua viatutra é um vitara) o giro do diferencial é que vai travar o cubo dianteiro no eixo através da roda livre.... naum é exatamente assim, mas tente imaginar um sistema tipo uma catraca com molas... se girar num sentido trava... se for puxado pra trás com a ponta de eixo que vem do diferencial parada, solta.... (até eu to me enrolando pra explicar o que tem dentro daquele "trócio"...)
Bixo, sinceramente, se vc naum sabe como funciona é porque provavelmente nunca abriu as suas para trocar a graxa

Meu conselho:
Pegue uma Chave Allen, 01 litro de diesel e 1Kg Graxa de primeira e manda brasa.... tira a graxa velha, limpa tudo com diesel, e enche de graxa de novo...

o único cuidado é encaixar uma orelhinha que tem na arroela mais externa no seu devido lugar e apertar bem... 8) é Molezumbas...
Vc vai fazer um bem danado pra sua viatura e de quebra vai entender como funciona....

[]s sem conseguir explicar direito...