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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1



    Acho que é mais ou menos isso mesmo!

    Essa coisa de ter que andar no sentido contrário para desengatar que me incomoda...

    Achei no manual de serviços do GV uma coisa que talvez traga alguma luz.

    Pelo texto parace que tando o engate e o desengate são feitos de forma automática, por meio de vácuo - Aplicado quando em 4WD ou 4L, e sem vácuo quando em 2H-

    será que é isso mesmo?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Funcionamento da Roda Livre-gv_162.gif  

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Caros amigos!
    Não deixer de ler o tópico, e postarei algo que possa ser útil a vcs
    O funcionamento da RLA é simples, é igual bicicletas com "freio no pedal".
    a ponta de eixo, conecta com o "castelo" (parece uma estrela com 6 pontas CJ5);
    no "vão baixo", vai roletes de aço que ficam fixo por uma coroa (tipo rolamento cônico);
    esse conjunto fica dentro do "cubo da Roda Livre Automática" (aquele que aparece fora da roda"
    Bem, quando aciona a alavanca dentro do veículo, gira a ponta de eixo, onde desloca o castelo, fazendo os roletes subirem e travar no cubo.
    Portanto, só funciona tracionando, se tirar o pé do acelerado, o castelo recolhe os roletes e o veiculo, possa se dizer volta a "4x2". se girar o cardam com a mão, (quando esta 4x2 e, de preferencia desligado) dará algumas voltas até "travar"; mais se rodar o pneu, isso não acontecerá.
    Basicamente, a RLA é composta por três conjuntos supra citados, e não há segredo na sua manutenção, eu fiz, então vcs podem fazer sem problemas.
    Atte,
    Gentil Filho.

  • #3
    Usuário Avatar de Kim
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    Em tempo!!!
    Existem:
    Roda Livre Automática - RLA - Esta é só engatar dentro do veículo.
    Roda LIvre Manual - RLM - Esta tem que pisar no barro (a mais confiavel-segura na descida).
    Roda Livre a Vácuo - RLC - só vi site da AVM, aciona a alavanca(4x2-4x4) e um comando elétrico dentro do veículo(suponho).
    Atte,
    Gentil Filho.

  • #4
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Em tempo!!!
    Existem:
    Roda Livre Automática - RLA - Esta é só engatar dentro do veículo.
    Roda LIvre Manual - RLM - Esta tem que pisar no barro (a mais confiavel-segura na descida).
    Atte,
    Gentil Filho.
    A do meu GM Tracker "foi pro pau", as duas, o antigo proprietário não devia fazer nenhuma manutenção e eu não verifiquei na hora da compra.
    Só existe a opção da marca AVM??? E custa R$750 + frete!! Roda Livre Automática Avm Suzuki Vitara - 26 Estrias - R$ 730,00 en MercadoLibre

  • #5
    Usuário Avatar de Elisson
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    Citação Postado originalmente por cézão_MTB Ver Post
    A do meu GM Tracker "foi pro pau", as duas, o antigo proprietário não devia fazer nenhuma manutenção e eu não verifiquei na hora da compra.
    Só existe a opção da marca AVM??? E custa R$750 + frete!! Roda Livre Automática Avm Suzuki Vitara - 26 Estrias - R$ 730,00 en MercadoLibre
    Cézão, Tracker e GV são 29 estrias e não 26!!!!! Procure direitinho.....

  • #6
    Citação Postado originalmente por Elisson Ver Post
    Cézão, Tracker e GV são 29 estrias e não 26!!!!! Procure direitinho.....
    Roda Livre

    CHEVROLET / GMC / GEO
    Application
    Ano
    ESTRIAS
    PARAFUSOS
    Entre centro dos parafusos do cubo de roda (mm)
    MODELO AVM
    Kit Manutenção
    Manual
    Autom.
    Chevy ¾ Ton.Pick Up (K-20)
    60-76
    19
    6
    95,25
    417
    -
    4417
    Blazer, Jimmy, Suburban
    69-91
    19
    Internal Mount
    418
    918
    4418/4918
    ½ Ton.Pick Up (K-10)
    69-87
    Chevy GMC ¾ Ton.Pick Up
    77-87
    Chevy 1 Ton. Dana 50&60
    76-90
    30
    Internal Mount
    439
    -
    4439
    Chevy 1 Ton. Pick (K-30)
    V-Series Crew Cab
    Luv 4x4 Pick Up
    -->80
    24
    6
    76,00
    422
    -
    4422
    Luv 4x4 Pick Up
    81--87
    24
    6
    80,00
    432
    -
    4432
    Pick Up D20 4x4
    All
    30
    6
    87,30
    468
    -
    4468
    Geo Tracker, Tracker
    89-->
    26
    6
    90,00
    538
    938
    4938


    Será que está errado no SITE do fabricante???

  • #7
    Usuário Avatar de Elisson
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    Citação Postado originalmente por cézão_MTB Ver Post
    Roda Livre

    CHEVROLET / GMC / GEO
    Application
    Ano
    ESTRIAS
    PARAFUSOS
    Entre centro dos parafusos do cubo de roda (mm)
    MODELO AVM
    Kit Manutenção
    Manual
    Autom.
    Chevy ¾ Ton.Pick Up (K-20)
    60-76
    19
    6
    95,25
    417
    -
    4417
    Blazer, Jimmy, Suburban
    69-91
    19
    Internal Mount
    418
    918
    4418/4918
    ½ Ton.Pick Up (K-10)
    69-87
    Chevy GMC ¾ Ton.Pick Up
    77-87
    Chevy 1 Ton. Dana 50&60
    76-90
    30
    Internal Mount
    439
    -
    4439
    Chevy 1 Ton. Pick (K-30)
    V-Series Crew Cab
    Luv 4x4 Pick Up
    -->80
    24
    6
    76,00
    422
    -
    4422
    Luv 4x4 Pick Up
    81--87
    24
    6
    80,00
    432
    -
    4432
    Pick Up D20 4x4
    All
    30
    6
    87,30
    468
    -
    4468
    Geo Tracker, Tracker
    89-->
    26
    6
    90,00
    538
    938
    4938


    Será que está errado no SITE do fabricante???
    Cezão fi..vai sem medo...29 estrias na cabeça. Esse GEO TRACKER aí é o vitarinha 97 = 26 estrias!!!!

  • #8
    Citação Postado originalmente por Elisson Ver Post
    Cézão, Tracker e GV são 29 estrias e não 26!!!!! Procure direitinho.....

  • #9
    Citação Postado originalmente por Elisson Ver Post
    Cézão, Tracker e GV são 29 estrias e não 26!!!!! Procure direitinho.....

    Achei outro site falando que são 26...
    Agora fiquei na dúvida
    Aqui na Gama4x4 você encontra tudo para seu 4x4 (11) 5062-9000 Tele Vendas

  • #10
    Usuário Avatar de Teo
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    Todo mundo explicou, todo mundo falou. Porém hoje engatei a Reduzida de meu Samurai, pra vencer uma subida muito ingreme. (estou com a embreagem patinando), e subi na boa, porém percebi que as rodas da frente estavam tracionando.
    Parei e fui verificar a tal Roda Livre, estava em Free.

    Pergunta, se estava em Free porque tracionou???

    Eu sempre acreditei que em Free, mesmo engatando o 4x4 não poderia tracionar, será que estou enganado?

    Agora na garagem, levantei a frente do carro e girei a roda da frente com as mãos, beleza totalmente livres. Entro no carro e engato 4x4 e rodas livres em free. Volto lá nas rodas e não gira. Porque

    []s

  • #11
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Teo!

    Bem pelo que explicou, quando em 4x2, levantando a frente do veículo, a roda gira livremente, quando em 4x4 não gira.

    Refaça o teste, coloque a alavanca em 4x2, gire a roda novamente, mais observe o cardam, pois este não poderá girar.

    Quando efetuou seu teste, a alavanca em 4x2 a roda girará livremente mesmo, pois não houve acoplamento na t-case, mais provavelmente as RL estavam acionadas.

    A sensação que não estavam engatas é porque quem girou livre foi o cardam, juntamente com o movimento da planetária.

    Se estiverem travadas as RL, terá um consumo de combustível maior pelo arrasto das peças do diferencial dianteiro que esta sendo usado sem necessidade.

    Espero ter sido claro.

    Abraços.

    Kim.

  • #12

    Neutro entre trações

    Ainda falando de roda livre / tração / engate e desengates automáticos, tenho uma duvida que é a seguinte:
    Alguem sabe me explicar para que serve o Neutro entre as trações 4L e 4H ? Tem alguma função já que o carro fica sem ação ? Acredito que deva ter pois quando se tira o pé da embreagem o carro permanece imovel. Qual seria a necessidade e ocasião para se usar este recurso ?

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