Pessoal, resolvi tirar um tempo pra resolver uma coisa que estava me incomodando MUITO na Tracker: Engasgadas constantes durante a arrancada e retomada sofrida na rodovia.


Um amigo do nosso grupo de WhatsApp passou o mesmo problema e disse que resolveu fazendo a famigerada limpeza do corpo de borboletas.


Com as ferramentas em mãos e um pouco de paciência, resolvi meter a mão na massa!


Para realizar o procedimento o motor precisa estar frio! Durante o processo explico o porque.

Dividi o procedimento em duas partes: RETIRADA e LIMPEZA do corpo de borboletas.


Bom, vamos lá!

RETIRADA


Primeiro tire umas fotos de como está a montagem original do seu carro. Assim você poderá verificar como estava antes se tiver algum problema ou dpúvida na remontagem. Essa dica vale para qualquer tarefa em que você precise remontar alguma coisa




Remova o duto de entrada de ar que vem do filtro de ar. Use uma chave de fenda grande ou um bit/chave de 8mm.



Remova o sensor que fica na parte esquerda do corpo de borboletas. Use chave philips grande. São dois parafusos.



Remova a mangueira superior usando um alicate para afrouxar a presilha



Remova o sensor que fica logo abaixo da entrada de ar principal. São dois parafusos philips. Obs.: Cuidado para não perder o "oring".



Retire a tampa do filtro de ar junto com o duto para facilitar o acesso as outras partes do corpo de borboletas. Existem dois sensores na tampa do filtro de ar, um na frente e outro atrás, retire com cuidado.



Essa é a visão do corpo de borboletas sem nada atrapalhando.



Retire a mangueira de água na parte direita inferior do corpo de borboletas. Essa mangueira é de passagem da água do radiador. Arrume algum objeto para impedir que vaze água dessa mangueira. CUIDADO: Não faça esse procedimento se você acabou de utilizar o carro, pois a água estará fervendo.
MACETE: Essa mangueira é muito "chata" pra sair pois fica grudada. Retire a presilha de vedação com alicate afastando a mesma para trás. Depois tente rodar a mangueira com a mão até ela "descolar" do tubo de ferro. Depois ela sairá com facilidade.



Retire a placa de apoio desse sendor na parque esquerda do corpo de borboletas. Não é necessário a retirada das mangueiras. Precedimento apenas para facilitar a retirada da mangueira de água do processo a seguir. Utilize uma chave "L" de 10mm para retirada do parafuso.



Retire a mangueira de água da parte inferior esquerda do corpo de borboletas. Mesmo procedimento da mangueira anterior, só que essa mangueira sai muita água. Na foto eu usei o cabo de uma pequena chave de fenda para impedir a saída da água.



Retire o cabo do acelerador. Rode um pouco o conjunto da mola e retire o cabo como na foto.



Agora o corpo de borboletas estará preso com dois parafusos na parte de cima e duas porcas na parte de baixo. Utilize uma chave "L" 12mm para retirada.






Apos esse procedimento, o corpo de borboletas estará solto. Agora com muito cuidado puxe ele pra frente para que possa sair do lugar. ATENÇÃO: Cuidado para não rasgar a junta!!! Ela pode ficar colada no coletor de admissão ou no próprio corpo de borboletas. Com muito cuidado utilize uma lâmina de estilete ou uma faca lisa para ir descolando a junta. Geralmente pode sair fácil, mas poderá ter casos que ela fique mais presa.


PRONTO, o corpo de borboleta está solto!