x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 39
  • #13
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57



    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Nas apreensões que rolaram por aqui em MG e que tiraram fotos das autuações, nunca vi nada de suspensão, é sempre pneu maior que o descrito no manual (no caso dos Troller, todos tinham isso, e não é difícil ter acesso ao manual, por parte da PRF, para autuar), ou pneus para fora do limite do para-lama, descarga sem abafador e películas nos vidros... a questão é que parece que tudo começa com os pneus maiores.. aí procuram o resto para terminar o "serviço".. mas o que tem pegado sempre por aqui são os pneus mesmo.... complicado.

    abs!
    Sim,a s apreensões são sempre pelo que é mais evidente e fácil de ser constatado no momento da abordagem, se a suspensão não está muito acima o cara não tem como identificar e se se ele quiser alegar que é modificada você pode colocar em xeque a abordagem posteriormente. Mas se quiser regularizar a suspensão para que conste no doc que ela é modificada e assim eximir-se de qualquer problemas não pode haver calços, um amigo está regularizando a dele e no Inmetro antes de olhar o técnico pediu para ele já confirmar se havia ou não.

    Mas, do que adianta ter nos docs a suspensão regularizada como mais alta e os pneus deverão obedecer as medidas originais? Afinal que altera a suspensão é mandatório substituir os pneus.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #14
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por carlos.nvj Ver Post
    Eu não sabia que os calços não podem ser regularizados, pelo que eu tinha entendido bastava ir a uma empresa de vistoria credenciada pelo inmetro com as notas das peças e do serviço e com a autorização prévia do detran para regularização.

    Sobre a fiscalização, me parece então que são parados os veículos que chamam a atenção pelo fato da alteração ser muito evidente (pneus bem maiores que o normal). Daqui a pouco vamos ter que andar com uma carretinha com os pneus de trilha e só trocar quando sair do asfalto.... lamentável isso.

    Com certeza nas fiscalizações os caras pegam o que é mais gritante, um pneu com com duas ou três medidas acima do original quase não será identificado, mas acredito que isto é muito mais agora que a legislação foi alterada, daqui a pouco o povo começa a cair na rotina.

    Quanto a suspensão, a questão dos calços é que ela não vai trabalhar como deveria, afinal os calços geralmente são colocados em uma suspensão original e darão final de curso com mais facilidade, diferente de uma suspensão com peças com posição retrabalhadas e adequadas ao novo curso da suspensão, no final calço se torna uma questão estética.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #15
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Sim,a s apreensões são sempre pelo que é mais evidente e fácil de ser constatado no momento da abordagem, se a suspensão não está muito acima o cara não tem como identificar e se se ele quiser alegar que é modificada você pode colocar em xeque a abordagem posteriormente. Mas se quiser regularizar a suspensão para que conste no doc que ela é modificada e assim eximir-se de qualquer problemas não pode haver calços, um amigo está regularizando a dele e no Inmetro antes de olhar o técnico pediu para ele já confirmar se havia ou não.

    Mas, do que adianta ter nos docs a suspensão regularizada como mais alta e os pneus deverão obedecer as medidas originais? Afinal que altera a suspensão é mandatório substituir os pneus.
    Pois é... exatamente isso... não faz sentido regularizar a suspensão se os pneus não tem essa opção. No meu caso, o Jimny tem suspensão alterada, mas foram trocadas molas e amortecedores.. ou seja, não tem calço, o cara para afirmar essa alteração tem que conhecer o carro. O problema é se tiver outro original na hora.. hehehehehe

    apesar de não ter facibuk e não participar mais de grupos de whatsapp tenho visto algumas mobilizações sobre essa resolução dos pneus... não sei se vai dar em alguma coisa, mas tomara que se chegue a um consenso.

    agora realmente os carros que foram apreendidos por aqui eram de certa forma exagerados... o primeiro e que causou aquele alvoroço inicial foi um Troller novo com pneus 37...

    e também acho que alterações pequenas e em carros que não chamam tanta atenção, como a Tracker, não deve gerar problemas... mas é isso, se seguirem a lei a risca, não tem conversa.... qualquer alteração já era.. porque essas tolerâncias não chegam a dar o tamanho das diferenças dos pneus...

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #16
    Usuário Avatar de WOT
    Entrada
    30/05/2005
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    38
    Posts
    411
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    ...ou seja, não tem calço, o cara para afirmar essa alteração tem que conhecer o carro. O problema é se tiver outro original na hora.. hehehehehe
    Jorge, mesmo se tiver outro original na hora, quem garante que o seu não se trata de uma "Série Especial" ou coisa do tipo? Uma versão diferente do mesmo carro, por que não?
    No caso do Jimny by DDS por exemplo. Aquelas modificações não eram homologadas? Colocando ele lado a lado com um original, são muito diferentes, mas é um carro todo legalizado vendido assim pela concessionária.
    Sem uma fonte oficial de informação o policial não pode autuar um carro por estar "fora" do padrão original, se ele não tem como comprovar o que estaria "dentro" do padrão.

    Sei que no fim das contas tudo depende do bom senso do policial, mas oficialmente a lei não tem recursos o suficiente para multar e apreender o carro.
    Rafael Maurici

  • #17
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por WOT Ver Post
    Jorge, mesmo se tiver outro original na hora, quem garante que o seu não se trata de uma "Série Especial" ou coisa do tipo? Uma versão diferente do mesmo carro, por que não?
    No caso do Jimny by DDS por exemplo. Aquelas modificações não eram homologadas? Colocando ele lado a lado com um original, são muito diferentes, mas é um carro todo legalizado vendido assim pela concessionária.
    Sem uma fonte oficial de informação o policial não pode autuar um carro por estar "fora" do padrão original, se ele não tem como comprovar o que estaria "dentro" do padrão.

    Sei que no fim das contas tudo depende do bom senso do policial, mas oficialmente a lei não tem recursos o suficiente para multar e apreender o carro.
    Pois é Rafael... a questão é contar com o bom senso... a resolução não apareceu esse ano, e de repente agora começou esses trem de prender jipe.... vai entender. Outra coisa, o Jimny por exemplo, pode sair da Css com pneus 215, já maiores que os originais 205, e isso não se restringe aos 4sport, porém na ficha técnica, apenas o 4sport tem essa opção de pneu.... é complicado. Os DDS já vinham com suspensão alterada e pneu 16 (não sei a medida).... mas alegar isso na hora da abordagem não é fácil. Na verdade se os caras quiserem, sempre vão achar algo num jipe... seja pneus, suspensão, parachoque de ferro com guincho e por aí vai.... hoje em dia tem mais cisma do parachoque de ferro do que com os pneus, já que os meus nem são tão grandes (235), mas o parachoque de ferro acho que chama muita atenção e sinceramente, nem sei se são permitidos.. tenho a impressão que eles são mais perigosos que pneus maiores viu...

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #18
    Usuário Avatar de WOT
    Entrada
    30/05/2005
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    38
    Posts
    411
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Pois é Rafael... a questão é contar com o bom senso... a resolução não apareceu esse ano, e de repente agora começou esses trem de prender jipe.... vai entender. Outra coisa, o Jimny por exemplo, pode sair da Css com pneus 215, já maiores que os originais 205, e isso não se restringe aos 4sport, porém na ficha técnica, apenas o 4sport tem essa opção de pneu.... é complicado. Os DDS já vinham com suspensão alterada e pneu 16 (não sei a medida).... mas alegar isso na hora da abordagem não é fácil. Na verdade se os caras quiserem, sempre vão achar algo num jipe... seja pneus, suspensão, parachoque de ferro com guincho e por aí vai.... hoje em dia tem mais cisma do parachoque de ferro do que com os pneus, já que os meus nem são tão grandes (235), mas o parachoque de ferro acho que chama muita atenção e sinceramente, nem sei se são permitidos.. tenho a impressão que eles são mais perigosos que pneus maiores viu...

    abs!
    Jorge, já teve mais alguém que citou aqui que os policiais teimaram com os para-choques de ferro.
    Alguém sabe se existe lei que fale sobre isso? Que são bem mais perigosos que os de plástico (para os pedestres principalmente), isso não tem dúvida. Mas daí a ser proibido, teria que conhecer melhor o assunto.

    De maneira geral a lei quer prevenir justamente a falta de bom senso do pessoal quando modifica um carro.
    Usar um pneu maior implica em alteração no centro de gravidade do carro, comportamento em acelerações e frenagens, assim como em curvas. O offset das rodas pode implicar em alteração do comportamento dinâmico também.
    Levantar a suspensão deixa o carro mais instável, além de alterar a geometria de suspensão às vezes causando efeitos colaterais bem perigosos com instabilidade na direção (conhecido como shimmy ou death woble).

    Portanto o ideal é sempre estudar e ter conhecimento pleno do que vc está alterando na dinâmica do carro com cada modificação e planejar um conjunto de alterações que compensem umas às outras.

    Aumentou (consideravelmente) os pneus? Tem que mexer na relação de diferencial, melhorar os freios e reforçar a direção.
    Levantou o carro? Verifique se os amortecedores precisam ser redimensionados, geometria de direção e suspensão (caster e cambagem para citar os mais simples) e assim por diante.

    A questão é que pouquíssima gente vai por esse caminho, muitos optam pelo mais barato, desde que ainda "funcione" minimamente bem.

    É aquela velha história, se todos tivessem bom senso, não precisaria ter lei. Mas esse não é o caso.
    Rafael Maurici

  • #19
    Usuário
    Entrada
    04/07/2008
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    55
    Posts
    31
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por WOT Ver Post
    Portanto o ideal é sempre estudar e ter conhecimento pleno do que vc está alterando na dinâmica do carro com cada modificação e planejar um conjunto de alterações que compensem umas às outras.

    Aumentou (consideravelmente) os pneus? Tem que mexer na relação de diferencial, melhorar os freios e reforçar a direção.
    Levantou o carro? Verifique se os amortecedores precisam ser redimensionados, geometria de direção e suspensão (caster e cambagem para citar os mais simples) e assim por diante.

    A questão é que pouquíssima gente vai por esse caminho, muitos optam pelo mais barato, desde que ainda "funcione" minimamente bem.

    É aquela velha história, se todos tivessem bom senso, não precisaria ter lei. Mas esse não é o caso.
    Concordo. Alem da questão legal me preocupei bastante com a questão técnica e possiveis consequencias ja que estou alterando o carro que uso para viajar com a familia. Uma das coisas mais interessantes que encontrei na minha pesquisa é o arquivo anexo, que é um artigo sobre as consequencias do plus sizing. O artigo é voltado para desempenho em asfalto mas tem muitas informações iteressantes: tabelas de talas adequadas, formulas para calculo de pressao e outras. Mostra ainda que aumentar muito o tamanho das rodas pode ate tornar o carro instavel até mesmo em retas por causa da alteração do scrub radius.
    Duvida sobre pneus maiores Arquivos Anexos

  • #20
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por WOT Ver Post
    Jorge, já teve mais alguém que citou aqui que os policiais teimaram com os para-choques de ferro.
    Alguém sabe se existe lei que fale sobre isso? Que são bem mais perigosos que os de plástico (para os pedestres principalmente), isso não tem dúvida. Mas daí a ser proibido, teria que conhecer melhor o assunto.

    De maneira geral a lei quer prevenir justamente a falta de bom senso do pessoal quando modifica um carro.
    Usar um pneu maior implica em alteração no centro de gravidade do carro, comportamento em acelerações e frenagens, assim como em curvas. O offset das rodas pode implicar em alteração do comportamento dinâmico também.
    Levantar a suspensão deixa o carro mais instável, além de alterar a geometria de suspensão às vezes causando efeitos colaterais bem perigosos com instabilidade na direção (conhecido como shimmy ou death woble).

    Portanto o ideal é sempre estudar e ter conhecimento pleno do que vc está alterando na dinâmica do carro com cada modificação e planejar um conjunto de alterações que compensem umas às outras.

    Aumentou (consideravelmente) os pneus? Tem que mexer na relação de diferencial, melhorar os freios e reforçar a direção.
    Levantou o carro? Verifique se os amortecedores precisam ser redimensionados, geometria de direção e suspensão (caster e cambagem para citar os mais simples) e assim por diante.

    A questão é que pouquíssima gente vai por esse caminho, muitos optam pelo mais barato, desde que ainda "funcione" minimamente bem.

    É aquela velha história, se todos tivessem bom senso, não precisaria ter lei. Mas esse não é o caso.
    Rafael, mais uma vez concordo com você!!
    já tive outros jipes e todos tiveram algum tipo de alteração na suspensão / pneus.... mas nunca nada exagerado... o máximo que tive foi uma Pajero V6 com pneus 33, que para o porte do carro não é nada demais e não necessita de muitas alterações, ela tinha apenas calços de cabine...
    o Jimny eu peguei original e com tempo fui mexendo.. mas nada exagerado... sempre pensando no uso diário que faço do carro e também em viagens... a suspensão tem 2" que é o limite sem ter que mexer muito em outras coisas... foram trocados as molas e os amortecedores, não tem calço e nos amortecedores traseiros tem aqueles prolongadores (sempre confiro a situação da peça e seu aperto, fico num lugar de fácil visualização) aí coloquei as buchas de correções de cáster... os pneus são 235 com rodas de ferro de Vitara (as rodas ajudaram a melhorar o shimmy que existia antes)... tenho até vontade de aumentar mais os pneus e a suspensão, já que o povo tá usando pneus muito grandes nas trilhas e de 235 a gente sofre demais com os facões... mas penso que aí já mexe demais no carro e acaba não compensando tanto... preferia partir para um Troller se fosse o caso, não que não dê para mexer ainda mais no Jimny, tem vários aí rodando com configurações "maiores" e rodando bem. Mas aí é de cada um... ainda mais agora com essa fiscalização mais pesada.. aí que penso em deixar o jipinho como está mesmo. Nunca achei nada muito conclusivo sobre o parachoque, mas me sinto um pouco mal com ele... sei desse perigo para os pedestres / motoqueiros / ciclistas... mas não achei uma outra forma de colocar o guincho no modelo do meu Jimny...
    enfim, o tópico não é sobre Jimny, mas o assunto rendeu para essa questão da fiscalização e das alterações... espero não estar atrapalhando a discussão...

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #21
    Usuário
    Entrada
    27/12/2008
    Local
    Macaé/RJ
    Idade
    40
    Posts
    153
    Agradecimentos: 6
    Galera, acredito que parachoque de ferro não seja proibido, pois o Troller tem como opcional de fábrica.
    Duvida sobre pneus maiores-para-choque-off-road-dianteiro.jpg

    Quanto as demais modificações, também penso que as mais exageradas estão sendo visadas, a tracker por exemplo sem lift parece que está rebaixada, quando faz lift nem chama atenção.

    Gostaria que fosse possível fazer qualquer modificação, mesmo tendo que passar por vistoria do Inmetro para regularização. Até mesmo no caso de um sinistro o seguro pode encrespar com as modificações.

    Att
    Tracker do Surf - Lift 1", pneus 235/70R16 BF Goodrich All Terrain KO2
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...50#post2372750

  • #22
    Usuário
    Entrada
    27/12/2008
    Local
    Macaé/RJ
    Idade
    40
    Posts
    153
    Agradecimentos: 6
    Vi esta postagem em um grupo do zap, será que procede?
    Duvida sobre pneus maiores-img-20170527-wa0000.jpgDuvida sobre pneus maiores-img-20170527-wa0001.jpg
    Tracker do Surf - Lift 1", pneus 235/70R16 BF Goodrich All Terrain KO2
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...50#post2372750

  • #23
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por weco Ver Post
    Vi esta postagem em um grupo do zap, será que procede?
    Duvida sobre pneus maiores-img-20170527-wa0000.jpgDuvida sobre pneus maiores-img-20170527-wa0001.jpg
    Não sei hein. Lá no passado um amigo comprou uma parati 83 no doc, mas ela era 93 na aparência, com motor de Santana, turbo e tudo mais que não era permitido, o doc está com as alterações, mas quando ele foi transferir para o nome dele foi bloqueado, porque? Simplesmente porque algum funcionário do Detran fez o doc sem qualquer tipo de laudo, com a senha do superior, o cara já tinha sido exonerado do Detran e estava respondendo processo Civil e criminal. Ou seja, conseguir o doc pagando o despachante até da, tem cara que some com pontos, tira sinistro do doc etc. Mas e depois? Sei lá, talvez passe um ano, mas a regra está ai uma hora ou outra da problema.

    Meu amigo entrou com uma ação contra o Detran e perdeu, teve que desmanchar o carro.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #24
    Usuário
    Entrada
    04/09/2016
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    183
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Não sei hein. Lá no passado um amigo comprou uma parati 83 no doc, mas ela era 93 na aparência, com motor de Santana, turbo e tudo mais que não era permitido, o doc está com as alterações, mas quando ele foi transferir para o nome dele foi bloqueado, porque? Simplesmente porque algum funcionário do Detran fez o doc sem qualquer tipo de laudo, com a senha do superior, o cara já tinha sido exonerado do Detran e estava respondendo processo Civil e criminal. Ou seja, conseguir o doc pagando o despachante até da, tem cara que some com pontos, tira sinistro do doc etc. Mas e depois? Sei lá, talvez passe um ano, mas a regra está ai uma hora ou outra da problema.

    Meu amigo entrou com uma ação contra o Detran e perdeu, teve que desmanchar o carro.

    Reparei que diz pneu largo e suspensão mais alta. Nada dito sobre aumento de diâmetro do pneu. A lei é específica proibindo algumas coisas, mas não fala da largura do pneu, só do diâmetro.

    Abs.
    Marlon

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Duvida sobre medida de pneus
      Por Jhonatan Jho Jho no fórum Jeep Willys
      Respostas: 7
      Última resposta: 19/08/2011, 14:56
    2. Dúvida sobre pneus
      Por robsonpsantos no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 1
      Última resposta: 14/03/2011, 23:44
    3. Duvida sobre rodas e pneus
      Por MaGao no fórum Suzuki
      Respostas: 20
      Última resposta: 12/10/2008, 14:09

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade