
Postado originalmente por
ramiro_eli
Caro Erlon,
O Samurai de fato apresenta ótimas qualidades, principalmente no uso fora de estrada. Os dois modelos por voce questionados apresentam singularidades específicas, com seus benefícios e malefícios de cada projeto.
Os Japoneses não são seres burros ou idiotas, por tanto, como era de se esperar, o Samurai 97 conta com diversas melhorias sobre o 95.
Tais como:
Suspensão.
Esta é totalmente nova e recalibrada. Mudou do feixe de mola p/ mola helicoidal(semelhante a utilizada no jipe da moda, o Ecosport)
Esta concepção de suspensão permite uma articulação maior e mais macia nas trilhas. É verdade que uma alteração para utilização de pneus maiores de fato é mais onerosa, porém seus problemas acabaram!
O eng. Mec. Nucl. Dr. Fabill projetou e desnvolveu um kit destinado a este veículo (
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=22195 )
Com este kit poder-se-a utilizar pneus com medidas entre 27,3' e 37,2', dependendo da mola escolhida no ato da compra do Kit Fabill.
T-case:
Certamente voce irá ouvir por ai no mundo off-road que a caixa de tranferência do 97 é mais frágil que a do 95 somente pro que é acionada por correntes. Não dê ouvidos! Dizem isso por conservadorismo e medo do desconhecido. Diversos veículos de grande nome, sobrenome e até apelido no mercado 4x4 contam com esta tecnologia avançadíssima, tais como Wrangler, Cherokee, Pajero, Besta, X5, Touareg e Cayenne.
Uma T-case por correntes é melhor pois faz menos ruido, tem um engate mais macio e é muito mais fácil de reduzir, bastando remover(ou adicionar, caso queira deixá-la mais longa) elos da corrente em questão.
O único inconveniente é que o óleo a ser utilizado é mais caro, o Dextron XIX.
Conforto:
Está anos luz a frente do modelo anterior!
Este possui volante de 3 raios anatômico, bancos desenvolvidos em parceria com a Recaro, painel reformulado para uma leitura mais agradável(inclusive de jornais), porta luvas ampliado, ar condicionado com gás que não afeta a camada de ozônio, tecido dos bancos em nova padronagem e mais macio, banco traseiro interiço bi-partido e sistema de escapamento 9% mais silencioso.
Desempenho:
O sistema de freio foi otimizado. Não possui ABS, mas é tão bom que é como se o sistema estivesse lá.
O diferncial dianteiro é todo novo. Funciona mais macio e engata melhor que o anterior. A borboleta da roda livre foi totalmente remodelada e ficou mais anatômica, otimizando o desempenho principalmente na lama.
O motor teve o comando de válvulas trocado pelo até então inédito ZP113G(o anterior era o famigerado ZH 92F) este sendo utilizado até nas motos Suzuki. O motor deste modelo tambem conta com uma injeção eletronica com novo mapeamento setorial, que alem de trocar automaticamente o horário de verão reconhece o local no qual está sendo utilizado o veículo e altera sua programação de a cordo com a nescessidade. Isto representa mais torque na estrada e estacionamentos e mais potência e economia nas trilhas.
Os farois tb mudaram! Este modelo poui o rele de 7 pinos, que subtitui o de 4 pinos da versão anterior. Isto proporciona muito mais foco e contraste durante o dia.
Compre o modelo 97 e seja feliz!
Qualquer dúvida fale com o Pitão ou com o Fabill, que são propietários desta fortaleza 4x4.